Jump to content
Andrepereira9

Criar um Windows Service

Recommended Posts

Andrepereira9

Boas

Para poder criar um Windows Service como este, tenho que ter a versão Profissional / Ultimate do VB.Net? é que eu tenho a versão Express, e não me aparece "Windows Service” quando é para criar o projecto

VB.NET: Windows Service + FileSystemWatcher

A informática chegou para resolver problemas que antes não existiam

Quem ri por último é porque está conectado a 52 Kbs.

Super Oliks

Tudo se da um jeito :D ', só que da mais trabalho.....

http://www.dotheweb.net/2009/11/creating-services-with-vb-express/

http://michaelellerbeck.com/2009/01/12/creating-a-service-for-visual-basic-2008-express/

Dá um olhada nos links ai em cima, eu estava tentando fazer um pra lhe dizer se os tutoriais tem erros ou não, mas fiquei sem paciência :$, case eles estejam corretos, avise aqui, hehe :) ''

Andrepereira9

Boas

Baseando-me neste Site

Consegui por o Service a funcionar NewService1.rar

Na class New Service1,

Alterei uma parte. Em vez de criar um log, cria um ficheiro em C:\A.txt

Na class ProjectInstaller,

Me.ServiceInstaller1.ServiceName = "NewService1″" 'É o nome que vais dar ao Serviço

'Inicia o serviço quando o computador inicia

Me.ServiceInstaller1.StartType = System.ServiceProcess.ServiceStartMode.Automatic

Depois para instalar, abres a linha de comados  em C:\Windows\Microsoft.Net\framework\v3.0

Escreves Installutil.exe "Localização do Ficheiro.exe"

Par a desinstalar o mesmo que para instalar, mas acrescentas /U no fim

Installutil.exe "Localização do Ficheiro.exe" /U

Amanha testo melhor as funcionalidades

Andrepereira9

Já tinha dado uma vista de olhos, mas o teu artigo é para a Versão Profissional. Eu tenho a Expresss

Só mais uma pergunta:

Não dá para o service, mandar executar um outro programa, mas que seja visível ao utilizador?? Tipo o Antí-virus??

Já tentei adicionar ao registo do windows, mas depois se for ao msconfig -> Arranque, dá para desactivar o arranque. E eu não pretendia isso

Super Oliks

Só mais uma pergunta:

Não dá para o service, mandar executar um outro programa, mas que seja visível ao utilizador?? Tipo o Antí-virus??

Sim dá, você o pode fazer usando um processo comum para tal, como: Shell("cmd.exe /c " & "C:\localaondeoarquivoesta.exe") (acredito que isso seja viável) 🤔

Já tentei adicionar ao registo do windows, mas depois se for ao msconfig -> Arranque, dá para desactivar o arranque. E eu não pretendia isso

Mas para desativar o arranque tens que ser manual pois não? Aqui pra mim só vejo vantagens em poder ter a opção de desativar o arranque.

Andrepereira9
Mas para desativar o arranque tens que ser manual pois não? Aqui pra mim só vejo vantagens em poder ter a opção de desativar o arranque.

Tens vantagens, mas se o programa tiver mesmo que correr no arranque, o utilizador pode desactiva-lo por engano, e depois fica 'aflito' peorque ele não arranca  :D:)