Jump to content
nelgaio

Desactivar o botão de fechar aplicação?

Recommended Posts

nelgaio

Eu sei que é possível desactivar o botão (X), para fechar a aplicação. Pesquisei no google, mas não era bem o que queria.

Tentei de uma maneira e o botão estava activo, mas quando carregava não dava e depois nem com um Button dentro do form fechava a aplicação.

Andrepereira9

No evento Form.closing podes cancelar a acção de fechar

Assim cancela o fecho

Private Sub Form1_FormClosing(ByVal sender As Object, ByVal e As System.Windows.Forms.FormClosingEventArgs) Handles Me.FormClosing
      e.Cancel = True
End Sub

Assim apresenta uma mensagem a perguntar se quer fechar ou não

Se a resposta for não, cancela o fecho

Private Sub Form1_FormClosing(ByVal sender As Object, ByVal e As System.Windows.Forms.FormClosingEventArgs) Handles Me.FormClosing
      If MsgBox("Tem a certeza de que deseja sair da aplicação?", MsgBoxStyle.YesNo, "Fechar Aplicação") = MsgBoxResult.No Then
          e.Cancel = True
      End If
End Sub

A informática chegou para resolver problemas que antes não existiam

Quem ri por último é porque está conectado a 52 Kbs.

ribeiro55

Podes esconder completamente a "controlbox", passando a propriedade ControlBox do form para False.

Se queres mesmo desactivar o botão, não há forma de o fazer sem contornar a própria criação do controlo.

Acrescenta o seguinte bloco de código ao form onde queres desactivar o botão de fecho:

Protected Overrides ReadOnly Property CreateParams() As CreateParams
        Get
            Dim CreatP As System.Windows.Forms.CreateParams = MyBase.CreateParams
            CreatP.ClassStyle =  &H200
            Return CreatP
        End Get
    End Property 

http://msdn.microsoft.com/en-us/library/system.windows.forms.control.createparams(v=VS.90).aspx

Sérgio Ribeiro

"Great coders aren't born. They're compiled and released"
"Expert coders do not need a keyboard. They just throw magnets at the RAM chips"

nelgaio

Podes esconder completamente a "controlbox", passando a propriedade ControlBox do form para False.

Se queres mesmo desactivar o botão, não há forma de o fazer sem contornar a própria criação do controlo.

Acrescenta o seguinte bloco de código ao form onde queres desactivar o botão de fecho:

Protected Overrides ReadOnly Property CreateParams() As CreateParams
        Get
            Dim CreatP As System.Windows.Forms.CreateParams = MyBase.CreateParams
            CreatP.ClassStyle =  &H200
            Return CreatP
        End Get
    End Property 

http://msdn.microsoft.com/en-us/library/system.windows.forms.control.createparams(v=VS.90).aspx

Era isso que eu queria :cheesygrin:

Obrigado :P