Jump to content
SteamEngine

Onde posso aprender defesa de sistemas?

Recommended Posts

SteamEngine

Bom dia/tarde/noite.

Gostaria de saber onde posso aprender sobre a segurança de sistemas e redes (e claro como atacar para saber defender).tanto faz que seja ao vivo (faculdade) ou a ler livros e fazer hack do sistema "amigável"(aquele que não vai reclamar por ter sido hackado, normalmente é a torre ao lado) e tapar as falhas.

Desde ja peço desculpa se postei no sitio errado.

apocsantos

Boa noite,

Existem muitos bons livros sobre segurança de sistemas de informação. Eu pessoalmente tenho alguns e sou fã de uma colecção em concreto: Hacking Exposed.

Existem bons outros livros na net, nada que uma boa pesquisa não resolva. Partindo do principio que estejas a ver as coisas do ponto de vista de alguém que quer saber como "atacar" para testar os seus próprios sistemas, detectar falhas e corrigi-las.

Existem bons sites sobre segurança, e alguns e-zines interessantes, podes pesquisar que não falta o que ler.

Resta-me dizer que efectuar tentativas de intrusão em sistemas que não sejam teus é ilegal, por isso mesmo cuidado com o uso da informação. Com o conhecimento vem a responsabilidade de o usar de forma sábia.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

Super Oliks

O simples google :) ''

Desculpa se isto parece piada, mas é que a informação estás a um click de distância. E não estou a perceber suas reais intenções :) ', pretende trabalhar na área? Ou apenas hackear sistemas "amigáveis"? Mas em fim conteúdo é o que não falta para quem estás interessado como é o seu caso (espero).  :D

http://pdaexpert.net/livros-recomendados/redes-wireless/seguranca-em-redes-sem-fio/ 

http://www.americanas.com.br/produto/5935232/livros/informatica/redes/livro-seguranca-de-redes-em-ambientes-cooperativos

http://www.americanas.com.br/produto/5477485/livros/informatica/redes/livro-seguranca-de-redes

O livro a se ler depende muito do que queres como objetivo, como podes ver acima existem tipos diferentes de segmentos para segurança em rede. O livro do segundo link, ja li e recomendo. Segurança .....sem fio, eu tenho um parecido mas confesso que nao li ainda :) ''....ja o terceiro é básico  :) , mas eu não o li.

apocsantos

Boa noite,

Existe um livro "conjunto" de livros interessantes em que um é estudo e o outro é "livro de exercícios" em que basicamente lês e podes montar o sistema de testes e testar a falha que estudas-te sem stress.

Isto a meu ver ajuda a criar ambientes de teste "amigáveis" para se entenderem os conceitos, que depois podem ser aplicados em testes dos nossos sistemas / Aplicações.

Claro que parto do principio que queiras aprender para saber como defender o "teu sistema", mas como já te disse anteriormente, conhecimento traz responsabilidade, e deve ser usado com sabedoria.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

P.S.: Não esperes aprender tudo da noite para o dia! A preserverança é o primeiro passo.

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

SteamEngine

Existem bons outros livros na net, nada que uma boa pesquisa não resolva. Partindo do principio que estejas a ver as coisas do ponto de vista de alguém que quer saber como "atacar" para testar os seus próprios sistemas, detectar falhas e corrigi-las.

O simples google :D ''

Desculpa se isto parece piada, mas é que a informação estás a um click de distância.

True, mas para procurar no Google, Tenho que apontar, mas não sabia bem para onde. na grande maioria só encontro palha

pretende trabalhar na área?

sim, é esse o objetivo. Quebrar sistemas "amigaveis" é para treinar.

P.S.: Não esperes aprender tudo da noite para o dia! A preserverança é o primeiro passo.

planeava aprender o tema (ate ao nível de UberMaster não, mas capaz de fazer algo de jeito) aproximadamente em 3-5 anos. O tema exige muita pratica e estudo dos métodos já existentes.

Obrigado pelas dicas.

apocsantos

Boa tarde,

Podes começar por aprender sistemas operativos a "fundo" a parte "interna" deles, como funcionam, como são construidos, componentes, etc...

Existia e julgo ainda existir um bom livro chamado "Guide to ectical hacking", é um bom ponto de partida. A isso acrescento uma dica a revista hacking9 que existe em versão electrónica. Trás sempre bons exemplos e bons artigos.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos.

P.S.: Tentar aceder a um sistema mesmo que seja amigável sem permissão do respectivo dono / responsável, não é propriamente licito.