Jump to content
bruno12

Novo em Linux

Recommended Posts

bruno12

Boas pessoal sou novo neste mundo de Linux e gostava de umas dicas em Linux por onde começar o que estudar para depois usar backtrack se alguém pudesse ajudar agradecia  :smoke:

Share this post


Link to post
Share on other sites
n3lThon

Para te iniciares aconselho uma distribuição como o Ubuntu, ires testando comandos, etc. Em relação ao backtrack existem carradas de tutoriais espalhados pela net, mas também é necessário alguns conhecimentos de redes. Começa por instalar o Ubuntu, nem que seja em Virtual Machine e vai evoluindo.  :P


dreams.each do |dream|

   dream.make_it_happen

end

Share this post


Link to post
Share on other sites
softklin

Se apenas pretendes fazer uma utilização esporádica (isot é, quando precisas) do Backtrack, então acho que podes começar mesmo por lá. O n3lThon já te deu a dica de pesquisares tutoriais, que não devem faltar.

Uma das componentes que te recomendo a aprender é a consola (bash). É importante, e sobretudo útil, saberes dominar a consola e perceber os programas com que interages. Grande parte dos programas do Backtrack são CLI (Command Line Interface, correm na consola).

Para ser sincero, eu não li nenhum livro, ou segui tutoriais para aprender a trabalhar na consola: foi tudo pelo uso, errar, tentar outra vez, ler a ajuda, etc. Acho que também és capaz de o fazer, desde que tenhas vontade, e dediques algum tempo à aprendizagem. Vou deixar umas dicas genéricas:

-> A maioria dos programas têm documentação associada, isto é, ajuda. Na consola, experimenta correr algum dos programas fornecidos, através do menu. Tipicamente, podes digitar help e ver os conteúdos da ajuda.

-> Saber alguns comandos básicos de consola é (no meu ponto de vista) essencial. Deves saber, pelo menos, copiar, eliminar e mover ficheiros. Explora os comandos cp, rm e mv, respectivamente.

-> Domina um editor de texto. No Backtrack vem o kWrite, que é gráfico e fácil de utilizar (algo como o Notepad++). Também existem editores que correm na consola, para edições rápidas, por exemplo, o vim (inicialmente complexo) e o nano (mais simples de utilizar)

-> Aproveita a necessidade de utilizares Linux e aprende o seu funcionamento, como combinar as diversas ferramentas para conseguires alcançar os teus objectivos. Primeiro estranha-se, depois entranha-se, como se costuma dizer.

Deixo também uns links:

http://tldp.org

www.cyberciti.biz

http://www.backtrack-linux.org/tutorials/

http://www.backtrack-linux.org/forums/

Boa sorte!


Nick antigo: softclean | Tens um projeto? | Wiki P@P

Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post.

Share this post


Link to post
Share on other sites
bruno12

obrigadao andre porque curtia muito aprender linux  :D entao posso começar pelo bactrack uma duvida ha 2 backtrack 5 ha um kde e um gnome qual e o mais facil trabalhar desculpem la mas mudei para linux ha uns dias

Share this post


Link to post
Share on other sites
n3lThon

O que muda é o ambiente gráfico, se não conheces o gnome nem o KDE vê os screenshots e escolhe aquele que parece agradar-te mais. Se tiveres tempo instala os dois em máquina virtual e depois escolhe um. :D

Por preferência pessoal gosto mais do Gnome.


dreams.each do |dream|

   dream.make_it_happen

end

Share this post


Link to post
Share on other sites
falco

Antes de mais deves aprender um conjunto de coisas básicas...

Linux é um kernel de sistema operativo...

Existem diversos sistemas operativos que usam o kernel Linux:

* GNU/Linux (o mais antigo);

* NetWare (opcional entre o kernel da Novell e o Linux);

* Android;

* Chromium OS/Chrome OS;

* WebOS;

* OpenZaurus;

* SkyOS;

* etc...

Para além de haverem diversos sistemas operativos com o kernel Linux, alguns deles têm diversas distribuições, como é o caso do GNU/Linux (Ubuntu, Debian, Fedora, Red Hat Enterprise Linux, Gentoo, etc...).

Por isso é adequado ser específico sobre qual o sistema operativo de que falas, quando falas de um sistema operativo, ou de uma distribuição. Assim evitam-se confusões...

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site you accept our Terms of Use and Privacy Policy. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.