Jump to content
_FOCUS_

Problema a abrir userform

Recommended Posts

_FOCUS_

EDIT: Tópico dividido

ja estava a funcionar na perfeição mas agora surgiu um erro e dá erro quando executa a marco erro 424.

Estive a ver e o erro ocorre quando tem de executar o meu Userform  (formMapFer.show) não entendo porque razão isto de uma hora para outra começa a dar este erro, alguem me pode ajudar por favor..

Andrepereira9

O Form 'formMapFer.show' existe?

Se sim, o nome está bem escrito??

A informática chegou para resolver problemas que antes não existiam

Quem ri por último é porque está conectado a 52 Kbs.

_FOCUS_

Sim andre esta bem escrito é o unico form que tenho, nao consigo perceber qual o motivo do erro, a unica coisa que fiz foi alinhar algumas textbox que estevam desalinhadas, nao faz sentido a macro dar erro com esse codigo porque o form existe e esta bem escrito ;) .

Quando pensava estar tudo lindamente... que porcaria

_FOCUS_

Bom parece que descubri o erro, mas não faço ideia de como resolver, quando abro o meu UserForm ("formMapFer") ela vai actualizar uma serie de texbox, então o meu codigo começa assim:

"Private Sub UserForm_Initialize()

TextBox1.Text = Sheets("Ago").Range("B4")

..."

Parece que deixou de reconhecer o UserForm, se nessa instrução substituir o UserForm por formMapFer ele ja corre a macro, mas não actualiza as textbox  😡 😡

Assim que pergunto: como é que de uma hora para outra deixa de reconhecer esse codigo?? o que posso fazer???

Nota: Tinha dois UserForm mas um tinha sido criado por engano e não tinha qualquer codigo associado, quando estava a terminar o ficheiro  apaguei esse Form, será esta a razão deste erro???

_FOCUS_

Viva Pessoal,

Desculpem estar a chatear com o tema mas estou bastante desesperado  :wallbash:

Bom depois de 500 mil testes, chego a conclusão que algo de errado se passa com o codigo de actualizar as textbox,  basicamente quando gravo o ficheiro fica tudo bem mas quando tento abrir novamente ja não acontece nada. reparem na estrutura:

1slj6u.jpg

Se o codigo começar dessa forma, não da erro, mas tambem não actualizar as textbox, era suposto que ao click isso acontecesse mas não acontece. o codigo que tinha antes era "Private Sub UserForm_Initialize()", seguido dos codigos das textbox, este apenas funciona a 1ª vez e actualiza as texbox correctamente, mas quando gravo e volto abrir ja não arranca, o Excel dá uma mensagem que encontrou um erro e que tem de fechar.

O que posso fazer ???

_FOCUS_

Bom, após muitas horas de volta disto, e após escrever o código umas poucas de vezes cheguei a seguinte conclusão.

O Ficheiro começa a dar erro após clicar no botão sair que contem o seguinte codigo:

ThisWorkbook.Save
Application.DisplayAlerts = False
Application.DisplayFullScreen = False 'Sai do Modo de Leitura
ActiveWindow.DisplayHeadings = True 'Mostra o Cabeçalho
Application.DisplayFormulaBar = True 'Mostra a barra de Formulas
ActiveWindow.DisplayHorizontalScrollBar = True 'Mostra a barra de descolação Horizontal
ActiveWindow.DisplayVerticalScrollBar = True 'Mostra a barra de descolação Vertival
ActiveWindow.DisplayWorkbookTabs = True 'Mostra as Tabs para mudar de Folha
Application.DisplayStatusBar = True 'Mostra a barra do Status
ActiveWorkbook.Close

2i7yw4.jpg

A conclusão que chego é que quando se usa o botão de sair e gravar, ficam gravados os valores das textbox e quando voltar a abrir o excel encontra um erro e não abre.

Assim que vos pergunto se existe algum codigo me permita limpar todas as textbox para incluir no botão de sair.

Va la pessoal ajudem-me por favor...

jpaulino

Acabo por não entender o que queres fazer e porque colocas o Excel em modo de leitura (desabilitando essas visualizações todas). Explica lá melhor isso ... porque não tem lógica nenhuma.

PS: Entendes porque se deve criar sempre um novo tópico por cada questão? Pensava que já estava resolvido à muito :P

_FOCUS_

Ola Jorge,

Antes de mais obrigado pela ajuda, não abri outro topico porque como não percebo de programação  😡 pensei tratar-se de um simples erro e que facilmente me resolveriam isso sorry  :wallbash:

desculpa a minha ignorância, infelizmente pouco ou nada percebo de programação, porque dizes que coloco o Excel em modo de leitura???.

Para te fazer um ponto da situação o que se passa é o seguinte, tenho um ficheiro excel que quando aberto permite visualizar e marcar férias, na pagina inicial aparece o Userform contendo uma especie de resumo de todos os funcionarios, tudo funciona bem a primeira vez  🤔, quando volto a abrir o ficheiro o excel diz que encontrou um erro e será encerrado.

Por aquilo que estou a ver acontece quando ao começa a ler os valores das TextBox, se apagar o código que actualiza os valores das mesmas o erro desaparece.

Assim que a titulo de desespero, queria colocar um código a incluir no botão de sair, que não apagasse as textbox, mas sim os valores contidos, a ver se dessa forma resolvia.   

jpaulino

Então não podes mostrar um exemplo do ficheiro? Apaga dados confidencias (caso existam) :D

_FOCUS_

Jorge Obrigado pelo interesse, mas fiz aquilo que tinha em mente e parece resultar, até agora não deu qualquer erro.

o que fiz foi incluir no botão de saida o codigo para cada umas das textboxs

TextBox1.Text = ClearContents

que limpa os valores de todas elas. até ver tudo perfeito  :cheesygrin:  :D:)

_FOCUS_

Agora deixaste-me curioso  :cheesygrin:, para ti qual seria a solução correcta?? se quiseres envio-te o ficheiro por e-mail para analisares.

Fica bem

jpaulino

Agora deixaste-me curioso  :cheesygrin:, para ti qual seria a solução correcta?? se quiseres envio-te o ficheiro por e-mail para analisares.

Fica bem

Se não quiseres colocar aqui (que era o ideial) podes enviar-me (vbtuga at gmail ponto com)

_FOCUS_

Boa Noite pessoal,

Pedia encarecidamente a alguem que por favor me tentasse verificar o que esta errado na minha folha, não consigo de forma alguma perceber o que se passa, quando se abre a folha esta tudo a funcionar correctamente, faz-se sair pelo botão destinado para o efeito e nunca mais se consegue abrir a não sei bloqueando as macros.

Segue o ficheiro:

http://www.filefactory.com/file/cf02a29/n/Ferias.xlsm