ReiDOSfrangoS Posted September 26, 2005 at 04:08 PM Report #5486 Posted September 26, 2005 at 04:08 PM Boas! Pois é, entrei em eng. inf. na univ de coimbra, e de programação não sei nada, a unica coisa que programei na vida foi a calculadora grafica lol 😄 formulas resolventes e afins. Já me assustaram ao dizer que sem bases de programação dificilmente iria passar na cadeira de "programação e algoritmos" :cry: Agora venho aqui pedir a vossa ajuda, que me indicassem algum bom tutorial para o que eu preciso, ja vi aqui alguns mas não sei no que é que ei-de pegar, que linguagens devo conhecer etc... Va la ajudem aqui o caloiro que tem muita vontade de aprender 😄 ObRigado.
David Pintassilgo Posted September 26, 2005 at 04:24 PM Report #5488 Posted September 26, 2005 at 04:24 PM Antes de mais bem vindo! Axo que vies-te bater á porta certa. O que pretendes para já? Talvez algo sobre algoritmia? ou algo já ligado á programação mesmo propriamente dito? cool stuffs to check. http://blog.zxcoders.com//
ReiDOSfrangoS Posted September 26, 2005 at 04:35 PM Author Report #5489 Posted September 26, 2005 at 04:35 PM pois... eu nem sei o que quero 😄 quero iniciar me neste mundo de modo a nao ir para o curso "a seco" se é que me faço entender. Achas que me devo atirar de cabeça para o PASCAL?
David Pintassilgo Posted September 26, 2005 at 04:39 PM Report #5490 Posted September 26, 2005 at 04:39 PM eu axo que é sempre melhor dar uam vista d'olhos por algoritmia só para ter uam ideia das coisas, é fixe! E depois é pascal prá frente! 😄 (minha opinião) cool stuffs to check. http://blog.zxcoders.com//
ReiDOSfrangoS Posted September 26, 2005 at 04:43 PM Author Report #5491 Posted September 26, 2005 at 04:43 PM :shock: ALGORITMIA :shock: xiça esse nome até assusta 😄 ké isso ? Já tive a ver o tutorial de PASCAL pelo deathseeker25 e vou meditar naquilo 🙂
deathseeker25 Posted September 26, 2005 at 05:33 PM Report #5493 Posted September 26, 2005 at 05:33 PM :shock: ALGORITMIA :shock: xiça esse nome até assusta 😄ké isso ? Já tive a ver o tutorial de PASCAL pelo deathseeker25 e vou meditar naquilo 🙂 Boas, Algoritmia? Hmmm....algoritmia não assusta em nada. Para cada programa que tenhas de fazer vais ter de elaborar um algortimo, mesmo que esse algoritmo resida apenas nas tuas ideias. Vou dar um exemplo para ver se compreendes já o que um algoritmo é: Imagina que queres abrir uma porta. Em primeir lugar, verificas se a porta já está aberta; se estiver, terminas a acção (programa); se não estiver: diriges-te a porta; colocas a mão no puxador da porta; rodas o puxador na direcção correcta; empurras a porta e finalmente abres e terminas a acção. Ou seja, um algoritmo é o conjunto de passos que tens de seguir para efectuares uma acção. Cada movimento que fazes na vida real, é precedido de um algortimo criado automaticamente. Ora, nos programas é igualzinho. Elaboras um conjunto de passos de modo a resolveres os vários problemas que te vão aparecer durante a escrita do código. Em programas com funções minimas, claro que não vais precisar de algortimos signifcativos, muitas vezes nem te lembras de os fazer, visto que são programas mesmo fáceis de elaborar. Mas imagina que programas algo mais complexo, como uma base de dados de discos, ou um editor de texto, ou até mesmo um sistema operativo. Aí sim vais precisar de um conjunto de ideias estruturado de modo a não te esqueceres de nada, nem te perderes pelo caminho. Acho que assim já vais conseguir perceber. Quanto a tutoriais, começa pelo meu, mas digo-te que não está acabado. Se precisares de alguma ajuda, tens o forum para isso mesmo. Aqui o pessoal fica sempre contente por ajudar 😛 ! Um abraço, parabens pela entrada na universidade e boa sorte !
ReiDOSfrangoS Posted September 26, 2005 at 05:43 PM Author Report #5494 Posted September 26, 2005 at 05:43 PM Desde já obrigado pelas vossas respostas 😄 Deixa ver se percebi, um algoritmo muito resumidamente é uma esquematização de um problema de modo a alcançar um determinado objectivo. ok... parece que vou ter de estudar 8)
deathseeker25 Posted September 26, 2005 at 05:45 PM Report #5495 Posted September 26, 2005 at 05:45 PM Desde já obrigado pelas vossas respostas 😄Deixa ver se percebi, um algoritmo muito resumidamente é uma esquematização de um problema de modo a alcançar um determinado objectivo. ok... parece que vou ter de estudar 8) É isso mesmo. Parece que a minha explicação teve sucesso. Cumps
neon_prannock Posted September 26, 2005 at 06:46 PM Report #5502 Posted September 26, 2005 at 06:46 PM Estás na Universidade de Coimbra! Eu quero ir aí para o ano, quando acabar o secundário. Sobre programação penso que irás começar a dar logo C no curso, mas podes sempre começar pelo Pascal que é bastante simples. http://sergiosantos.info http://ideias3.com http://takeoff.ideias3.com
vbmaster Posted September 26, 2005 at 07:20 PM Report #5504 Posted September 26, 2005 at 07:20 PM Se tens bases matemáticas, os teus colegas com bases de programação é que se têm de pôr a pau, pois a matemática é o essencial de pelo menos o 1º ano do curso. Falo de alunos com bases de programação, mas que por exemplo vieram de cursos com matemáticas simplificadas, as famosas versões B das disciplinas. Fica bem;)😄 ;) P.S.: bah...pascal sucks 🙂
Grettir Posted September 26, 2005 at 10:36 PM Report #5516 Posted September 26, 2005 at 10:36 PM Heyas, penso que nao teras nada com que te assustar. O Mundo Universitario é outra loiça, mas se tiveres atençao durante as aulas, e se aproveitares os horarios de atendimento dos docentes, entao estas em condiçoes de aprender tudo o que te irão ensinar. Tal como ja te disseram por aqui, mais dificil serao as cadeiras de matematica que iras encontrar nos 2 primeiros anos (se estas em engenharia, entao prepara-te tambem para as fisicas). Aconselho-te a aguardares pela linguagem que te irão ensinar ja no 1ºsemestre, e depois começa a praticar que nem um "geek". Estuda bastante, mas diverte-te tambem, pq vida como a Vida Universitaria nao existe NUNCA MAIS. (que saudades que eu tenho). Fica bem Ricardo Castelhano ----------------------- FullStack Developer Technical Manager Trainer
Bruno Posted September 26, 2005 at 11:03 PM Report #5517 Posted September 26, 2005 at 11:03 PM Sugiro o livro de C do Luís Damas visto que foi o que me sugeriram (e bem) no primeiro ano do curso! 😄
Dabubble Posted September 27, 2005 at 10:01 AM Report #5520 Posted September 27, 2005 at 10:01 AM Se entraste em Coimbra, começa a estudar JAVA, que e a linguagem que vais aprender nas cadeiras de PA1 e PA2. Mais tarde no 2º ano e que se introduzem outras linguagens LISP, C etc... O resto do ppl tem razão... muuuuuita matemática. PS: Aconselho o eclipse IDE como ambiente de programação para JAVA, não sei se eles nas aulas ainda recomendam o Kawa mas e francamente mau!
saramgsilva Posted September 27, 2005 at 07:01 PM Report #5530 Posted September 27, 2005 at 07:01 PM ola caloiro!! Somos os dois da FCTUC!!! 😄🙂 pois vieste parar a uma boa universidade, nao sei se é só de nome...se é mesmo, ainda nao tirei 1 conclusao coerente sobre isso...1 coisa eu sei!!Isto ca em coimbra não é facil, os prof sao muito exigentes, e nas aulas e tipo...façam..mas nao te assuste!!não te podes assustar! porque senao nao fazes mto.... :roll: O ppl gosta mto de falar....bla bla bla...nao ouças!!a serio...vai por ti, vai as aulas, e tu proprio é k tens que ver akilo que tens a frente!!Vou te dar 1 exemplo, aqui em matematica as analises sao cadeiroes...primeiro que o ppl as faças...uiui...eu nao fiz logo a primeira porque ouvi o ppl: "as analises, fogo nem ponho la os pes akilo é horrivel..." bla bla...so tangas!! eu nao as fiz a 1º...mas a 2 X fiz!e adorei...analise 1 nao estudei mto e fiz so c 10(pq as analises aindam eram 1 monstro pra mim...)....qdo peguei nas outras a serio, fiz e tive analise2=17, analise3=13analise4=15, simplesmente requerem mto estudo....foi o k fiz!!as pessoas criam monstos ondem eles nao existem...por isso a matematica tem ma imagem em Portugal e estamos como estamos.... Pois é...mas nao é so estudar!!o DD é mto fixe, via latina tb...os convivios...tens tempo pra tudo, é so organizareste...e em breve vais saber que linguagem de programacao vais ter....tem calma...aproveitas estas 1º semanas...k é só boa vida e depois força... www.saramgsilva.com As minhas apps no WP7 Marketplace Youtube : Galinho - Windows Phone 7.5
Recommended Posts