Jump to content
Sign in to follow this  
Bruno Guerreiro

Ajuda microcontrolador

Recommended Posts

Bruno Guerreiro

Boas,

Preciso de ajuda na criação de um projecto de forma a iniciar-me nesta area. A ideia é esta, criar algo que consiga retirar informação GPS e enviar através de um modem com um cartao de uma operadora e ligação APN para um servidor.

Obrigado desde já

asena

Iniciar nesta área com um projecto desses?

Aconselho o Bê-á-bá primeiro. E daqui a uns meses talvez consiga fazer o q pretende!

Pode saber de software, mas a parte de hardware há q aprender...

Ou então vai para os Arduinos... aí não tem q saber nada e faz tudo ! :P para os hobbistas é óptimo...

Bruno Guerreiro

Pode dar-me umas dicas do "Bê-á-Bê"? Eu sou técnico de Electrónica nivel III, são as luzes que tenho. Na formação que tive não tenho nada de que me ajude a desenvolver o projecto. Apenas programei automatos....

asena

circuitos digitais, electrónica para alimentação... é do que vai precisar. Além de conhecimentos de programação, pelo menos em C que é mais simples do que ir pelo Assembly.

Os niveis 3 costumam ser uma boa bagagem para quem andou com atenção nas aulas, se as aulas foram bem dadas :P

bubulindo

Como o asena referiu, se fores para o Arduino, é apenas uma questão de investimento em hardware e existe já software pronto a utilizar para realizar o que pretendes. E depois de teres o hardware na mão, é coisa de algumas horas para teres o projecto em andamento e próximo do fim.

Se realmente quiseres usar C (que muito provavelmente é difícil para quem só programou autómatos), podes fazê-lo no computador primeiro e depois passar para um compilador C para AVR e usar o hardware do Arduino.

Ou então vai para os Arduinos... aí não tem q saber nada e faz tudo ! :P para os hobbistas é óptimo...

Eu percebo até certo ponto esta ideia de inferioridade sobre o Arduino, eu próprio já a tive e até certo ponto acredito que é perigoso ensinar colocar as pessoas a correr sem explicar como o fazer correctamente e com que calçado o fazer. Mas a realidade, mesmo para não hobbyistas, é que o Arduino veio facilitar um pouco o desenvolvimento, ou pelo menos baixar custos.

Não fosse o Arduino e os shields, ainda hoje não seria possível de forma simples utilizar alguns dos chips que se vêm por aí. Isto porque o package deles não é simples de ser soldado ou porque, necessita mesmo de ser soldado para poder ser utilizado. Logo, seria um investimento proibitivo para um hobbyista ou até para pequenas empresas. Convém também lembrar que o Arduino criou outro mercado, que é esse das plaquinhas de expansão ou até de sistemas prontos a serem utilizados.

Eu não gosto da linguagem usada (é extremamente limitante usar algo feito por outros sem documentação), mas admito que em termos de disponibilidade de hardware, o Arduino abriu portas muito interessantes.

Se acho que as pessoas estão a tirar valor aos engenheiros com isto do Arduino? Não... a maior parte delas não sabe o que é um LED ou porque é que o programa pára quando estão a enviar dados para o PC.

include <ai se te avio>

Mãe () {

}