Jump to content
espsousa

Abrir apresentação PowerPoint dentro de um Webbrowser - VB.NET

Recommended Posts

espsousa

Meus caros amigos do P@P, muito boa tarde. É a minha primeira vez aqui, mas já venho aqui à um anito mais ao menos para esclarecer algumas dúvidas, pelo qual agradeço imenso :)

Então é o seguinte, estou na parte final de um curso EFA, a estagiar numa empresa, onde o meu desafio é desenvolver uma aplicação para a casa. Até agora tenho-me safo, graças ao nosso amigo "Google" e claro, ao P@P. Mas agora estou mesmo a acabar a app, e preciso mesmo de ajuda.

O código que tenho é o seguinte:

Public Sub Apresenta()

TabControl1.SelectedIndex = 0

Dim apresentacao As String = ("F:\O meu mundo.ppsx")

WebBrowser1.Navigate(apresentacao)

End Sub

O objectivo seria meter uma apresentação em PowerPoint a correr dentro do webbrowser. Esta rotina é depois chamada pelo Load_form para arrancar logo, e o que acontece é que, realmente aparece a caixa de diálogo a pedir se quero guardar ou abrir o ficheiro, ou seja, detecta o ficheiro, e quando clico em Abrir, abre-o, mas fora da form, e no webbrowser aparece a msg: "A navegação para a página Web foi cancelada" :S

Não sei mais o que fazer, já tentei de tudo o que encontrei na net, mas a minha experiência também ainda não é muita, pois estava habituado a programar (qualquer coisita) em c/c++ e java, e nunca tinha tido um projecto destes em mãos. A questão é que eu gosto mesmo muito de programar e quero aprender sempre mais, e preciso mesmo que me corra bem este estágio, por favor, se me puderem ajudar, ficarei-vos eternamente grato.

Resta-me referir que estou a utilizar o microsoft visual studio 2010, e o office também é 2010, S.O - Windows 7 64bits

Desde já, um muito obrigado. Sem mais de momento, aguardo resposta.

Abraços, Ricardo Sousa

espsousa

Boa tarde Andrepereira, muito obrigado pela resposta rápida.

Esse já foi um dos métodos que utilizei, e o resultado foi o mesmo  :wallbash:

useware

Do artigo acima citado:

Por predefinição, os programas do Office de 2007 não abrem documentos do Office no browser. Este comportamento também afecta o controlo WebBrowser . Recomendamos que utilize um contentor de documento ActiveX personalizado em vez do controlo WebBrowser quando desenvolver aplicações que abra documentos do Office 2007. Para obter mais informações sobre contentores de documento ActiveX personalizados, clique no número de artigo que se segue para visualizar o artigo na Microsoft Knowledge Base

Para aplicações existentes que necessitem de retro-compatibilidade com o controlo WebBrowser , pode modificar o registo para configurar o Internet Explorer. Pode utilizar este método para configurar o Internet Explorer para abrir documentos do Office 2007 no Web browser. Para obter mais informações, clique no número de artigo que se segue para visualizar o artigo na Microsoft Knowledge Base

espsousa

Caro useware, obrigado pela resposta também, mas o link da primeira citação não encontra nada, e o segundo link, já fiz tudo o que lá diz, mas continua igual :P

Por favor, eu só quero abrir uma apresentação PowerPoint inserida num Webbrowser, com o VB.net do visual studio 2010 e com o Office 2010, será que não há mesmo forma? Ninguém me pode ajudar?

Ricardo Sousa

espsousa

Nada? Ninguém?  :P

Pode não ser dentro de um Webbrowser, o que interessa é conseguir inserir a apresentação dentro de um form...

Ricardo Sousa

Caça

Eu já tentei integrar as ferramentas do office(Word, Excel, Outlook) numa aplicação, mas sem sucesso. De certeza que dá, que eu já via aplicações da microsoft a fazerem isso, mas como fazer-lo não sei.

Pedro Martins

Não respondo a duvidas por PM

useware

Caro useware, obrigado pela resposta também, mas o link da primeira citação não encontra nada, e o segundo link, já fiz tudo o que lá diz, mas continua igual :P

Parece que o artigo já não está disponível porque a Microsoft já não recomenda essa solução. Além disso parece que também não funciona para o Office 2010.

http://stackoverflow.com/questions/1439168/ms-kb311765-and-dsoframer-are-missing-from-ms-site

http://stackoverflow.com/questions/5028598/hosting-external-app-in-wpf-window

Se já tentaste o que diz no segundo artigo (kb da ms) e também não resultou, e pelo que vejo nos fóruns, então parece-me que não vais conseguir fazer isso.

Para contornar o problema deixo-te duas sugestões:

• Usar o skydrive (a desvantagem é que tens de fazer o upload do ficheiro para os servidores do windows live)
  • Converter o powerpoint para outro formato (e.g. flash, tipo o slideshare)

Powerpoint viewer do skydrive:

http://blogs.office.com/b/office_blog/archive/2010/09/24/say-more-in-your-blog-with-embedded-powerpoint-and-excel-files.aspx

espsousa

Caro useware, mais uma vez, muito obrigado pela resposta.

Vou estudar as duas sugestões que me deixaste, pois realmente a conclusão a que já estava a chegar depois de quase 4 dias a bater com a cabeça, a pesquisar forums, no msdn, a experimentar códigos e pedaços de códigos, é mesmo essa. Ainda me restava uma opção, que era usar um software que se chama Powerpoint Viewer Activex, pareceu-me ser bastante bom, mas não é freeware :P E a versão demo só faz crescer água na boca, quando carregas no F5 todo entusiasmado, manda-te para um sitio, pois falta a license key :D

Mais uma vez, muito obrigado a todos, vou estudar qual dessas a melhor opção e depois deixo aqui um feedbackzinho.

Abraço,

Ricardo Sousa

espsousa

Boa tarde caros amigos.

Venho aqui só agradecer mais uma vez a todos os que mostraram algum interesse em ajudar.

Caro useware, optei por converter o powerpoint, foi uma excelente ideia e sem dúvida que resolveu os meus problemas :D Tanto em flash como em .wmv fica bem, agora só tenho que optar por um dos dois :)

Muito obrigado, mesmo :P

Até uma próxima,

Ricardo Sousa