Jump to content
cavaco

zeos - ponto flutuante

Recommended Posts

cavaco

Uma vez que não sei mais o que fazer pedia mais aos colegas para me darem algumas ideias, porque efetivamente não sei o que mais o que fazer.

Em algumas conversões que fazia (resultado de querys) dava-me erro de conversão (ponto flutuante), descobri que se coloca-se o seguinte

ThousandSeparator := ',';

DecimalSeparator := '.'

a coisa funciona

mas agora nos campos Float através dbedit não escreve sequer o .

Se tento introduzir a , já aceita mas vai dar erro.

Assim estou aqui bloqueado com uma espécie de pescadinha de rabo na boca

isto acontece com varias versões de (ubuntu- sqlite - zeos).

Os meus agradecimentos a todos

Cavaco

nunopicado

Não tenho a certeza, mas parece-me que estás a ser enganado pelo Zeos/Base de dados...

Ao definires o decimalseparator estás a faze-lo para dentro do delphi, mas o motor da base de dados continua a ter o seu predefinido.

Se não baterem os dois certo, nada feito...

Em vez de forçar a usar o . como separador decimal, porque não usar o que estiver predefinido, indicando ao utilizador qual é, se for preciso?

Mesmo porque se o utilizador estiver habituado a uma determinada noutros programas, vai-lhe fazer confusão se o teu for diferente.

A alternativa é configurar também a base de dados para usar o .

Não testei isto, mas penso que seja a origem do teu problema... Experimenta e diz algo depois! :)

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

cavaco

Obrigado Nuno pela dica.

Com base na tua dica fiz uma pesquisa e descobri http://www.bolzan.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=30&Itemid=2 assim parece que o problema não é só meu.

Não sei muito de programação aprendi pascal em delphi e fiz uns programas mas quase para uso próprio, mas lembra-me que se podia configurar o BDE facilmente. O que não acontece com o Lazarus / Sqlite

Este exemplo (e já fiz variadas versões) só funciona se o separador decimal for um .

se for uma , dá o erro ( "81.8606" is an invalid float.)

ZQSoma.Close;

ZQSoma.SQL.Clear;

ZQSoma.SQL.Add('Select Sum(Quantidade*Preco) As VTotalC From Custos');

ZQSoma.Open ;

TotalC:=ZQSoma.FieldByName('VTotalC').AsCurrency;

Label1.Caption:=Format('%.2f',[TotalC])+' €';     

O link dá uma ideia de como resolver, não me parece muito pratico, mas na falta de melhor solução vou tentar aplicar

os meus agradecimentos