Jump to content
ReactionN

Erro ao inserir dados na BD Access

Recommended Posts

ReactionN

Boas pessoal

Tenho aqui um probleminha com o access no VB 2008.

Eu tenho um formulário onde o cliente insere os seus dados ( codcli,nome, morada, telefone, codigo postal, email, utilizador e password) e não sei porque, está sempre a dar este erro "Não foi fornecido nenhum valor para um ou mais parâmetros necessários.", sendo que o codcli está em numeração automatica

Tenho também um problema com o sistema de login, que também não sei porque, ensiste em não funcionar.

Junto envio o código para poderem avaliar onde está mal.

Login:

Dim ole As String = "SELECT count(*) From login where utilizador = ? and password = ?;"
        Dim myConnectionString As String = _
        "Provider=Microsoft.ACE.OLEDB.12.0; Data Source=" & Application.StartupPath & "\base de dados.accdb"
        Dim connection As New OleDbConnection(myConnectionString)
        Dim command As New OleDbCommand(ole, connection)
        command.Parameters.Add("@utilizador", OleDbType.VarChar).Value = txt_utilizador.Text
        command.Parameters.Add("@password", OleDbType.VarChar).Value = txt_password.Text

connection.Open()

Dim x As Object
        x = command.ExecuteScalar

If Integer.Parse(x.ToString) = 1 Then
            MsgBox("Login efectuado com sucesso!", MsgBoxStyle.Information, "Login")
            Me.Hide()
            Menu_Principal.Show()
        Else
            MsgBox("Login mal sucedido", MsgBoxStyle.Information, "Login")
        End If
        connection.Close()
        connection = Nothing
        command = Nothing
    End Sub

Registar:

Dim ConnectionString As New OleDbConnection("Provider=Microsoft.ACE.OLEDB.12.0; Data Source=" & Application.StartupPath & "base de dados.accdb")
        Dim query As String = "INSERT INTO Clientes([utilizador], [Password], [E-mail], [Nome], [Morada], [Código_Postal], [Telefone]) VALUES (@Utilizador, @Password, @E-mail, @Nome, @Morada, @Código_Postal, @Telefone)"

Dim command As New OleDbCommand(query, ConnectionString)

command.Parameters.Add("@Utilizador", OleDbType.LongVarChar).Value = UtilizadorTextBox.Text
        command.Parameters.Add("@Password", OleDbType.LongVarChar).Value = PasswordTextBox.Text
        command.Parameters.Add("@E-mail", OleDbType.LongVarChar).Value = EmailTextBox.Text
        command.Parameters.Add("@Nome", OleDbType.LongVarChar).Value = NomeTextBox.Text
        command.Parameters.Add("@Morada", OleDbType.LongVarChar).Value = MoradaTextBox.Text
        command.Parameters.Add("@Código_Postal", OleDbType.WChar).Value = Código_PostalTextBox.Text
        command.Parameters.Add("@Telefone", OleDbType.LongVarChar).Value = TelefoneTextBox.Text

ConnectionString.Open()

Dim x As Integer = command.ExecuteNonQuery()

If x < 1 Then
            MessageBox.Show("Erro ao inserir", My.Application.Info.Title, MessageBoxButtons.OK, MessageBoxIcon.Error)
        Else
            MessageBox.Show("Registo inserido com sucesso!", My.Application.Info.Title, MessageBoxButtons.OK, MessageBoxIcon.Information)
        End If

ConnectionString.Close()
        command = Nothing

Um obrigado pela vossa atenção, qualquer coisa digam  :)

ReactionN

Vai de mal a pior, para ler os dados que foram inseridos directamente no Access ele lê, mas quando é para inserir diz que não consegue encontrar o ficheiro

jpaulino

Verifica se o nome dos campos que estás a utilizar estão correctos.

ReactionN

Eu agora já consegui ultrapassar a fasse do registar, voltei a ligar a BD e está a registar tudo,

O que eu queria agora era tratar do login, em que esse eu não consigo mesmo fazer, se me puderes ajudar agradecia imenso  :)

Queria também saber se existe a possibilidade de sermos nós a controlar o nº do cliente, porque em cima diz que é o registo nº4, na textbox aparece -1 mas na base de dados é o 5.

jpaulino

O que se passa com o login? E qual é o problema com o número do cliente?

ReactionN

O que se passa com o login é que eu quando tento adaptar dá sempre algum erro, mas se o esse código tiver certo, posso ser eu que estou a fazer mal.

Em relação ao nº de cliente é que quando abro o form Registar ( onde crio os novos utilizadores ) no nº de cliente aparece -1, e eu quero que apareca o nº do novo registo, coisa que também n consigo fazer porque quando carrego no botão +, na barra que é inserida quando metemos uma coluna em detail no formulário, o código não aparece, porque a ideia é quando abro o formulário, aparecer tudo em branco excepto o nº de cliente que deve ter o valor do novo registo.

ps: O código que tens no teu blog funciona com o Access?

Obrigado desde já Jpaulino

Andrepereira9

Boas

Em relação ao código de login, não vejo nenhum erro, e estive a testar e funcionou a 100%.

Mas se dizes que te dá erro, quando tentas adaptar, é porque estás a fazer algo mal

Para saber o valor do nº cliente ao abrir a form Registar, podes fazer isto no evento .Load do Form

Ou seja, vai buscar o valor mais alto ao campo Id, e incrementa mais um valor, para criar um  código de registo sequencial

Private Sub Form1_Load(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles MyBase.Load
        Dim ole As String = "SELECT Max(id) from Login;" ' Seleciona o valor mais alto do campo ID
        Dim myConnectionString As String = _
        "Provider=Microsoft.ACE.OLEDB.12.0; Data Source=C:\Documents and Settings\Administrador\Ambiente de trabalho\BD.accdb"
        Dim connection As New OleDbConnection(myConnectionString)
        Dim command As New OleDbCommand(ole, connection)

connection.Open()

Dim x As Integer
        x = command.ExecuteScalar
        x += 1 ' Incrementa um valor ao ultimo registo inserido na BD
        MsgBox(x.ToString)

connection.Close()
        connection = Nothing
        command = Nothing
End Sub

A informática chegou para resolver problemas que antes não existiam

Quem ri por último é porque está conectado a 52 Kbs.

ReactionN

André, obrigado desde já

vou testar agora e já digo alguma coisa

jpaulino

O que se passa com o login é que eu quando tento adaptar dá sempre algum erro, mas se o esse código tiver certo, posso ser eu que estou a fazer mal.

Em relação ao nº de cliente é que quando abro o form Registar ( onde crio os novos utilizadores ) no nº de cliente aparece -1, e eu quero que apareca o nº do novo registo, coisa que também n consigo fazer porque quando carrego no botão +, na barra que é inserida quando metemos uma coluna em detail no formulário, o código não aparece, porque a ideia é quando abro o formulário, aparecer tudo em branco excepto o nº de cliente que deve ter o valor do novo registo.

ps: O código que tens no teu blog funciona com o Access?

Obrigado desde já Jpaulino

Mas que erro? Parece estar certo.

Em relação ao nº de cliente usa o autonumber e não te ponhas a inventar.

Sim, o código funciona com o Access :)

ReactionN

É isso que já tava feito, só que quando o form Registar aparece, no nº de cliente aparece lá -1 , mas depois aquilo volta ao normal.

Manda-me só o link sff que eu tinha isso aqui numa janela e fecheia sem querer sff.

Eu quando referi se funcionava é em relação aquele post que tu tens no teu site acerca do SQL.

Sendo assim, resta-me apenas por o programa a ir procurar o utilizador e passowrd á base de dados consoante aquilo que o utilizador põe nas text box.

ReactionN

Eu já estive na wiki do portugal a programar e vi essa informação, mas para pesquisar não sei que tipo de select usar, se aquele que encontra os resultados todos ou aquele que encontra só um.

Outra duvida, quando ligamos a BD ao nosso programa em VB, se metermos a BD na pasta BIN\Debug o programa encontra, só que apesar de ter a BD nessa pasta, eu quando criei a ligação fiz com a que estava no ambiente de trabalho, será que tenho de criar uma nova ligação?

É que depois tenho medo que quando voltar a por os campos no form registar, que aquilo deixe de funcionar.

Caça

Depende da maneira de como crias-te a ligação. Quando a crias-te ele fez-te essa pergunta...

Pedro Martins

Não respondo a duvidas por PM

ReactionN

certo caça, mas a minha professora disse que quando criamos a ligação, tinhamos de escolher a opção não porque só assim é que ele gravava na BD.

Qual é a tua opinião, devo escolher o sim ou continuo com o não?

Caça

Eu recomendaria não(mesmo que a bd esteja na pasta do programa), mas tu é que sabes.

Pedro Martins

ReactionN

É que hoje exprimentei noutro pc que não este, e deu erro, dizia que a BD n estava no caminho que pus aqui, é "pensares" que isto é um trabalho para ser apresentado num computador que não este.

O não a stora disse que assim, o pograma guardava tudo na BD e com o SI ele não guardava.

Continuo sem saber muito bem qual escolher

Caça

O não a stora disse que assim, o pograma guardava tudo na BD e com o SI ele não guardava.

Dai eu te ter sugerido o não.

Pedro Martins

ReactionN

Mas depois como é que contorno o facto de não funcionar em outros computadores?

Caça

Tens de alterar a connectionstring

Pedro Martins