Jump to content
apocsantos

Pin-out de Cabo Serie para GPS

Recommended Posts

apocsantos

Boa noite,

Já à algum tempo que ando a pesquisar sobre este assunto, uma vez que tenho uma unidade de GPS e não encontro disponivel comercialmente cabo para ela.

Nas pesquisas que fiz fui parar a um site com o pin-out http://www.iamnota.net/hw:gpsmart, o cabo tem uma ponta tipo USB Mini-B mas na realidade é um cabo série (RS232), na outra ponta seria uma DB9 normal.

As minhas dificuldades prendem-se em saber a que cores corresponde cada um dos fios do cabo USB que tem a ficha Mini-B, para saber qual o pino correspondente a que devo soldar na ficha DB9.

Qualquer ajuda neste momento é bem vinda. O Cabo usb que estou a usar é um velho cabo USB A - Mini(:cheesygrin:normal.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

apocsantos

Boa noite,

Já tentei, mas infelizmente a porta mini-b é demasiado pequena para conseguir tocar "pino a pino", e usar um clip não resultou. :cheesygrin:Em alternativa pensei em comprar ficha mini-b mas não encontrei comercialmente disponível.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

bubulindo

Eu tenho ideia que essa ficha é a mesma de alguns discos duros e também da Canon/Nikon... Pelo que se encontrares um cabo USB, podes adaptá-lo. Por outro lado, isso não vai funcionar directamente na porta USB do PC.

Aqui tem uma descrição dos pinos do ligador Mini-B (http://en.wikipedia.org/wiki/Universal_Serial_Bus#Physical_appearance) com cores... pode ser que ajude. Não percebi se é a placa que recebe os sinais do GPS que fornece os 5V, ou se o GPS fornece 5V, mas se for esse o caso, podes pelo menos chegar à conclusão de qual é um dos pinos. Com um osciloscópio, seria possível chegar a outros dois com mais certeza. :\

include <ai se te avio>

Mãe () {

}

apocsantos

Boa tarde,

A decifrar as cores ajudou agora a questão que me está a "empatar" é como fazer a ligação na ponta mini-b entre o pino 4 e o pino 2, uma vez que o pino 4 nas mini-b está "inutilizado" nem sequer tem o fio. :cheesygrin:

Os 5V aparentemente será o PC a fornecer ao GPS pois o GPS não tem corrente nesse pino :) Agora falta ainda descobrir as correspondências para a DB9 (serie), para o pc.

Obrigado pela ajuda.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

joven

dá a entender o o gps tem os sinais em ttl e tens duas opções.

1) utilizas um conversor ttl-USB (cabo ftdi)

2) utilizas um max232 para converter de ttl para rs232 e depois ligas a porta COM, provavelmente vais precisar alimentar externamente

bubulindo

Depois de ler este post e outro sobre um GPS, lembrei-me... apocsantos, não disseste em tempos que tinhas um Arduino lá por casa?

Assim de repente, se for o Arduino com o chip metido num socket que permite tirá-lo da placa, podes ligar os fios que saem do GPS à placa do Arduino, alimentar o GPS com 5V directamente da placa e ver os dados no computador.

Fazes assim:

- Tiras o chip do socket.

- Ligas o RX da placa ao TX do GPS

- Ligas o TX da placa ao RX do GPS (se ele receber dados do utilizador pela porta série)

- Ligas os 5V e GND ao GPS através das ligações do lado da placa.

Abres a porta série e voilá... deve funceminar.

Uma chamada de atenção que vi há dias no hackaday.com, a biblioteca de comunicação série de Java tem um "delay(2000);" metido no programa que torna a comunicação contínua extremamente lenta. Logo, ou abres a biblioteca, reduzes o.... Bah... certamente que sabes como fazer um programa para usar a porta série sem nada desses problemas.

include <ai se te avio>

Mãe () {

}