Jump to content
AprendizZ

Inserir caracter em qualquer posição de um array!

Recommended Posts

AprendizZ

Estou tentando criar uma função que insere cada letra do alfabeto em cada posição de um array, de forma consecutiva.

Por exemplo:

rui

arui

brui

crui

drui

...

raui

rbui

rcui

...

ruiv

ruix

ruiz

Só que não estou a conseguir fazer com que ela insira a letra na última posição, terminando na string com z na penúltima posição.

Eis a base da função:

char *funcao_inserir (char *a, int na, char l, int p)
{
int i;
for (i = na ;i >= p ;i--)
	a[i+1] = a[i];
a[p] = l;
return a;
}

toda a ajudinha é agradecida.

Localhost

Não precisas de retornar o valor da variável a pois esta já foi passada por referência.

Quanto ao problema, tens que fazer um ciclo de 0 até ao final da string (até encontrar o '\0') e chamar a função nesse ciclo.

here since 2009

AprendizZ

Basicamente o que preciso é de uma função que me coloque uma nova letra, numa determinada posição, fazendo-me aumentar o array em 1.

O problema é que se o array tiver 4 de tamanho, a nova letra é inserida na posição mas o array não aumenta, e caso eu aumente o valor do tamanho no ciclo aparece-me lixo no final da cada array (quando impresso no ecrã).

Acho que o problema reside na situação da posição em que coincide com o tamanho do array.

Sinceramente já estou baralhado.  :wallbash:

Localhost

Assim é diferente. Repara que no código que deste não postaste a parte em que declaras a string. Para fazeres o que queres tens que utilizar memória dinâmica, ou então declarar uma grande string (a primeira hipótese é melhor). Recebes a string e depois utilizas a função realloc para a aumentar em uma unidade (1 byte).

here since 2009

AprendizZ

Como aprendiz, posso pedir-te que sejas um pouco mais explicito, obrigado. ;)

Localhost

Sabes utilizar memória dinâmica? Primeiro declaravas um ponteiro do tipo char* que ia receber o retorno da função malloc que é um endereço para o início da string (alocavas N bytes onde N é o tamanho da string que vais receber). Em seguida chamavas a função e alocavas (com a função realloc) mais um byte para inserires sempre um novo caracter. Óbvio que podias alocar logo N + 1 bytes com a malloc.

char *my_string = NULL;

my_string = (char *) malloc ((sizeof (char) * N) + 1);

here since 2009