Jump to content
knoker

Aplicação Web jQuery Multilinguas

Recommended Posts

knoker

Boas,

Estou agora a começar um projecto em que me é pedido uma aplicação web, tipo ambiente de tabalho com (sub)aplicações, o qual estava a pensar fazer completamente dinamicamente baseada em jQuery/ajax.

A questão é a seguinte, foi me pedido que essa mesma aplicação suportasse Multi-línguas.

a minha ideia passa pelo seguinte:

O texto a ser traduzido seria referenciado na pagina (algo deste género)

<div>LANG_TEXTO_A_SUBSTITUIR</div>

e depois seria corrido um script que o substituía pelo equivalente na língua desejada....

A questão é que isto é capaz de começar a ficar um bocado pesado sendo que esse script teria de ser corrido sempre que é feita alguma alteração no conteúdo da pagina(tipo abrir uma janela)

Mantendo as linguagens js(jQuery) no browser e php no server, acham que seria viável, conhecem melhores soluções?

Ideias são bem vindas.

Desde já mt obrigado.

Abç,

KnoKer

bruno1234

Não acho que javascript seja a melhor solução para suporte a várias linguagens, nem que seja pela facilidade em desactiva-lo.

O que aconselho é teres um ficheiro (ou vários) com os textos que apresentas na página para cada linguagem que o teu site suportar. (ver qual a melhor solução para a linguagem server side que estás a utilizar, no caso do .net existem uns ficheiros xml próprios para essa funcionalidade).

Matraquilhos para Android.

Gratuito na Play Store.

https://play.google.com/store/apps/details?id=pt.bca.matraquilhos

knoker

A linguagem server-side é php.

Quanto ao do java script ser facilmente desactivavel, não penso que isso seja um problema para a parte de multi-linguas pk o site vai ser todo construído em js e sendo assim nada vai trabalhar no site para alem duma mensagem a mostrar onde sacar o firefox 4 (assumindo que é o browser que não suporta e não o user que está a brincar).

Por outro lado ja pensei em ao selecionar a lingua carregar um Json com as strings e ao criar os elementos fazer logo algo do genero.

$("#klker_coisa").html("<div>"+LangObj.LANG_UMA_DETERMIDADA_STRING+"</div>");