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i307

Ordenamento de vectores multidimensionais

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Eu tenho esta função :




void troca (int **vect, int linhas , int colunas)
{
        int temp, k;
        int l;


        for (l=0;l<linhas;l++) {
                        for (k = 0; k < colunas; k++) {             /* bubble sort */
                                if (vect[l][k] > vect[l][k+1]) {
                                        temp = vect[l][k];
                                        vect[l][k] = vect[l][k+1];
                                        vect[l][k+1] = temp;

                                }

                        }

                }

}


E isto não está a ordenar a ultima linha. Aliás , ordena mas o segundo valor é um valor da memória ("108430" or something).

Que estou a fazer mal?

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KTachyon

Quando k == colunas - 1, k+1 == colunas, que está fora do array.


“There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.”

-- Tony Hoare

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i307

Quando k == colunas - 1, k+1 == colunas, que está fora do array.

Problema resolvido , obrigado  ;)

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i307

Tentei aplicar o exemplo anterior , mas agora é preciso por as colunas por ordem descrecente. Se for uma matriz 3x2 não ordena as 2 primeiras  , e para muitas colunas dá segmentation fault  :wallbash:


void colunas (int **vect , int linhas, int colunas)

{
        int temp, k;
        int l;


                for (l=0;l<colunas;l++) {
                        for (k = 0; k < linhas-1; k++) {             /* bubble sort */
                                if (vect[l][k] < vect[l+1][k]) {
                                        temp = vect[l][k];
                                        vect[l][k] = vect[l+1][k];
                                        vect[l+1][k] = temp;

                                }

                        }

                }


}

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KTachyon

Pela mesma razão. Tens que trocar a variável dos ciclos ;)


“There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.”

-- Tony Hoare

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Pela mesma razão. Tens que trocar a variável dos ciclos ;)

Mas desta vez já lá está o -1

E já tinha tentado trocar as variaveis dos vectores e deu na mesma.

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KTachyon

Sim, mas tens as variáveis trocadas. O l é menor que colunas, e o k menor que linhas - 1.


“There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.”

-- Tony Hoare

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i307

Sim, mas tens as variáveis trocadas. O l é menor que colunas, e o k menor que linhas - 1.

Acho que nao estás a perceber. Eu tenho de ordenar as colunas por ordem decrescente.

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KTachyon

Sim, mas observa. Tens o array:

v[X][Y]

ou seja, X tem que ser menor que o número de linhas, certo? Se reparares, o teu X é um L (minúsculo), e estás a controlar o L com:

l < colunas

Ou seja, tudo bem, trocaste a variáveis que definem o máximo nos ciclos, mas esqueceste-te de as trocares no acesso ao array:

if (vect[k][l] < vect[k+1][l]) {
    temp = vect[k][l];
    vect[k][l] = vect[k+1][l];
    vect[k+1][l] = temp;
}

Ou então trocas as variáveis dos ciclos:

for (k=0;k<colunas;k++) {
    for (l = 0; l < linhas-1; l++) { 


“There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.”

-- Tony Hoare

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i307

Sim, mas observa. Tens o array:

v[X][Y]

ou seja, X tem que ser menor que o número de linhas, certo? Se reparares, o teu X é um L (minúsculo), e estás a controlar o L com:

l < colunas

Ou seja, tudo bem, trocaste a variáveis que definem o máximo nos ciclos, mas esqueceste-te de as trocares no acesso ao array:

if (vect[k][l] < vect[k+1][l]) {
    temp = vect[k][l];
    vect[k][l] = vect[k+1][l];
    vect[k+1][l] = temp;
}

Ou então trocas as variáveis dos ciclos:

for (k=0;k<colunas;k++) {
    for (l = 0; l < linhas-1; l++) { 

Troquei , e segmentation fault. Antes de trocar a única cena é que que só fazia uma alteração ....

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KTachyon

Podes mostrar como ficou o código depois destas alterações?


“There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.”

-- Tony Hoare

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Podes mostrar como ficou o código depois destas alterações?

void colunas (int **vect , int linhas, int colunas)

{
        int temp, k;
        int l;


                for (k=0;k<linhas;k++) {
                        for (l = 0; l < colunas-1; l++) {             /* bubble sort */
                                if (vect[k][l] < vect[k+1][l]) {
                                temp = vect[k][l];
                                vect[k][l] = vect[k+1][l];
                                vect[k+1][l] = temp;
                                    }

                                }

                        }




}

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KTachyon

Lol. Era fazer uma ou outra, não era as duas. Para além disso, voltaste ao das colunas. Basicamente é isto:

void colunas (int **vect , int linhas, int colunas)

{
        int temp, k;
        int l;


                for (k=0;k<colunas;k++) {
                        for (l = 0; l < linhas-1; l++) {             /* bubble sort */
                                if (vect[l][k] < vect[l+1][k]) {
                                        temp = vect[l][k];
                                        vect[l][k] = vect[l+1][k];
                                        vect[l+1][k] = temp;

                                }

                        }

                }


}


“There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.”

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