Jump to content
M6

Cartão do Cidadão: Assinaturas digitais podem ser falsificadas

Recommended Posts

M6

Especialistas em segurança informática da Universidade de Coimbra afirmam que existem falhas de segurança ao nível do software associado ao Cartão de Cidadão (CC) que permitem desbloquear assinaturas digitais e falsificá-las.

[Continua...]

In Diário de Notícias, 24 de Maio de 2011.


10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

 

Share this post


Link to post
Share on other sites
Baderous
(...)

Segundo a Lusa, já na semana passada, num fórum da Internet especializado em tecnologia, um programador informático também assinalou uma falha de segurança "no mecanismo de emissão de assinaturas" digitais, associada à utilização do cartão em sistemas operativos Linux. Ricardo Mendes disse à Lusa que a falha foi identificada há cerca de dois meses e sublinha tê-la "reportado de imediato" aos serviços do Cartão de Cidadão, "mas ainda hoje continua por resolver".

E refere também outros "elos fracos" no software, apontando a forma como é pedido ao utilizador que insira a chave de acesso. O sistema "ao invés de usar teclados virtuais como nos serviços bancários online, usa uma janela com uma caixa de texto. Este mecanismo é bastante

inseguro pois caso exista [no computador] algum keylogger [programa malicioso que regista secretamente tudo o que é introduzido pelo teclado] o pin poderá facilmente ficar comprometido", explicou.

(...)

Fonte: http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=486385

Zwame - Falha de segurança no software do cartão do cidadão

Share this post


Link to post
Share on other sites
thoga31

Adorei um comentário lá no ZWAME. Resumindo, como tudo no governo português, o Cartão de Cidadão também tinha de ter buracos.

Isto é buracos financeiros, buracos de corrupção, buracos judiciais, buracos Independentes, buracos informáticos... Há de tudo, é só escolher. ;)


Knowledge is free!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site you accept our Terms of Use and Privacy Policy. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.