Jump to content
Suspect99

Programa emissão orçamentos

Recommended Posts

Suspect99

Boas,

confesso que em termos de programação são um leigo, mas algum dia tem que ser o primeiro...

Preciso de fazer um programa que possibilite emitir orçamentos de forma automática, com alguns requisitos...

- Imprimir em A4 (com aspecto cuidado, tipo uma factura;

- Contagem sequencial (Orçamento nº1, 2, etc...)

- Permita colocar logo e dados da empresa que vai emitir orçamento

- Permita Colocar dados da empresa à qual foi emitido o orçamento (nome, morada, contacto, nif)

- Que não use códigos para artigo (tipo 1 - Grade metálica... querem algo em que possa ser inserido o texto livremente)

- Que descrimine preço subtotal (sem IVA), total de IVA, e total com IVA

- Que grave os orçamentos numa pasta ou algo parecido... num formato tipo pdf ou outro...

- Que abra sempre o orçamento em branco

Alguém me diz por onde começar? 😲

Obrigado.

Daniel Alves

Boas.

Antes demais é importante saber se estas familiarizado com alguma linguagem de programação ou se nunca programas-te...

O que queres fazer parece-me simples no meu ponto de vista. Se for só mesmo isso de que falas.

A parte da impressão será o teu ultimo e talvez menor problema.

Se queres guardar orçamentos, obrigatoriamente terás que elaborar uma base de dados com todos os campos que terás no teu orçamento.

O Logótipo tambem não é importante para já.

No teu lugar, eu começava a ver quais sao os campos que iria precisar e começava a elaborar a base de dados.

Suspect99

Boas,

sendo sincero mexi em basic ha uns tempos atras pelo que ja nao m lembro de nadinha... Ja perdi o contacto com a linguagem ja faz muito, por assim dizer...

Que aconselhas? Uma base de dados em access? Ou outro...

Obrigado!

Suspect99

Bem a base de dados esta feita...

O que me deixa a questão... E agora???

Aknak

Boas,

Se a base de dados está feita, agora é começar a introduzir dados, fazer querys e relatórios de impressão, e aprender VBA para fazeres todos os cálculos necessários para calcular o orçamento, IVA etc.

Estas bases de dados não são muito dificeis de executar, se não quiseres muita sofisticação. Mas, há sempre um mas, tens de aprender um pouco de Access e um pouco de VBA para Access.

Se procurares na web encontrarás tutoriais para aprender Access e VBA. E com sorte até encontrarás alguma base de dados que siva para alterares de acordo com o que queres.

Não estarias à espera que te fizessem isso aqui. Aqui tiram-se dúvidas. 😎

Cumprimentos,

Ak,

Andrepereira9

Boas

1º que tudo. Queres fazer em que linguagem? É em VBA, VB.Net ou VB6,... ?

A informática chegou para resolver problemas que antes não existiam

Quem ri por último é porque está conectado a 52 Kbs.