Jump to content
MostWanted12345

Ubuntu Server - Como criar TAR de todo o sistema.

Recommended Posts

MostWanted12345

Boas =)

Chamo-me André Silva e estou cá pela segunda vez ;)

Obrigado pela ajuda que me deram no tópico http://www.portugal-a-programar.pt/index.php?showtopic=43090, mas estou com algumas duvidas em relação ao TAR..

Eu gostava de fazer um ficheiro TAR de todo o sistema servidor , e depois move-lo, com o rsync para o disco de rede, de modo a ter um backup de todo o sistema..

O unico problema, é:

• nao sei como fazer o ficheiro TAR de todo o sistema, e se isso é possivel, (pq no windows, se fizermos copy&paste de todo o sistema vai dar erros em algumas pastas, nao sei se isso é possivel no ubunto)
  • e depois de restaurar o ficheiro TAR no sistema em caso de avaria (se depois de ter o ficheiro guardado no servidor, como o restaurava, se substituia tudo ou se copiava..)

Obrigado =)

Rui Carlos

No Linux penso que dependerá do utilizador que usares para executar o comando tar. Não sei até que ponto se justifica estar constantemente a fazer clone completo do disco. Penso que uma política melhor seria usar o dd para copiar o disco todo uma vez, e depois usar o tar (ou o dd) para backup regular de pasta que são modificadas (pasta do servidor, e assim).

apocsantos

Boa tarde,

Já pensas-te em usar o DRDB em vez de usar o tar ? O DD cria-te uma imagem do disco, questões colocam-se em caso de avaria teres de substituir o servidor por hardware que não seja totalmente igual, as coisas podem não correr "muito bem" logo à primeira tentativa. Ainda assim é melhor opção que o "tar".

Em alternativa podes usar uma maquina secundária, com boa capacidade de disco e usar o DRDB para manteres um "mirror" do servidor em tempo real, via rede. O DRDB foi pensado para clusters mas com ajustes de configuração faz o que tu queres sem problemas.

Aqui fica o link:

http://www.drbd.org/

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

MostWanted12345

Boas..

desculpem lá depois não ter dito mais nada, mas a apresentação da minha PAP foi em Junho, e, com a vossa ajuda, consegui ter um 20 =)

muito obrigado a todos por me terem ajudado com todas as minhas dificuldades no ubuntu =D..

obrigado e boas férias..

(podem fechar o tópico se já não for necessário :) )