Jump to content
MostWanted12345

Ubuntu Server - Como criar TAR de todo o sistema.

Recommended Posts

MostWanted12345

Boas =)

Chamo-me André Silva e estou cá pela segunda vez ;)

Obrigado pela ajuda que me deram no tópico http://www.portugal-a-programar.pt/index.php?showtopic=43090, mas estou com algumas duvidas em relação ao TAR..

Eu gostava de fazer um ficheiro TAR de todo o sistema servidor , e depois move-lo, com o rsync para o disco de rede, de modo a ter um backup de todo o sistema..

O unico problema, é:

  • nao sei como fazer o ficheiro TAR de todo o sistema, e se isso é possivel, (pq no windows, se fizermos copy&paste de todo o sistema vai dar erros em algumas pastas, nao sei se isso é possivel no ubunto)
  • e depois de restaurar o ficheiro TAR no sistema em caso de avaria (se depois de ter o ficheiro guardado no servidor, como o restaurava, se substituia tudo ou se copiava..)

Obrigado =)

Share this post


Link to post
Share on other sites
Rui Carlos

No Linux penso que dependerá do utilizador que usares para executar o comando tar. Não sei até que ponto se justifica estar constantemente a fazer clone completo do disco. Penso que uma política melhor seria usar o dd para copiar o disco todo uma vez, e depois usar o tar (ou o dd) para backup regular de pasta que são modificadas (pasta do servidor, e assim).

Share this post


Link to post
Share on other sites
apocsantos

    Boa tarde,

    Já pensas-te em usar o DRDB em vez de usar o tar ? O DD cria-te uma imagem do disco, questões colocam-se em caso de avaria teres de substituir o servidor por hardware que não seja totalmente igual, as coisas podem não correr "muito bem" logo à primeira tentativa. Ainda assim é melhor opção que o "tar".

    Em alternativa podes usar uma maquina secundária, com boa capacidade de disco e usar o DRDB para manteres um "mirror" do servidor em tempo real, via rede. O DRDB foi pensado para clusters mas com ajustes de configuração faz o que tu queres sem problemas.

Aqui fica o link:

http://www.drbd.org/

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos


"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

Share this post


Link to post
Share on other sites
MostWanted12345

Boas..

desculpem lá depois não ter dito mais nada, mas a apresentação da minha PAP foi em Junho, e, com a vossa ajuda, consegui ter um 20 =)

muito obrigado a todos por me terem ajudado com todas as minhas dificuldades no ubuntu =D..

obrigado e boas férias..

(podem fechar o tópico se já não for necessário :) )

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site you accept our Terms of Use and Privacy Policy. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.