Jump to content
Sign in to follow this  
Guest miguelfreitas

Erro na origem do controlo ...

Recommended Posts

Guest miguelfreitas

Boas,

Tabela 1: Ref, desig, stock

Tabela 2: Ref, desig, quantidade_vendida

Tenho 1 formulário com um ListBox com todas as referências da tabela 1. Ao fazer doubleclick abre um outro formulário onde aparece a referencia na qual cliquei, e  depois tem um textbox para inserir a quantidade vendida dessa referencia, e também tenho outro textbox, onde deveria aparecer automaticamente a designação da referencia que cliquei.

Ou seja, caso real:

no formulário da ListBox tenho :

1 - produto 1 - 20

2 - produto 2 - 15

3 - produto 3 - 18

4 - produto 4 - 16

vamos supor carrego na referencia 1, então, aparecia :

21118328.jpg

Mas ali na designação deveria de aparecer "produto 1", ou seja o erro está na origem de controlo, deveria ser algo do género, ao abrir o formulário, o campo "desig=tabela1.desig where ref=ref"...

Depois o botão de guardar deveria ser assim :

"INSERT INTO [tabela2] (ref,desig,quantidade_vendida) VALUES ('" & ref & "'," & desig & "," & quantidade_vendida & ")"

certo ?

Desde já agradeço, Miguel Freitas.

FreiNando

#Nome?  Tem a ver com a propriedade  Origem de Dados (Rowsource).

No modo de estrutura vê como  a tens definida, e em modo de execução analiza como ela é alterada.

Se não queres a textbox ligada a uma tabela ou consulta, deixa em branco esta propriedade e usa a propriedade Valor (Value), o que em modo de estrutura irá aprecer qualquer coisa como 'Independente'.

O caminho mais curto para conseguir fazer muitas coisas é fazer uma de cada vez. Samuel Smiles

Guest miguelfreitas

Sim, deixar o campo "Origem do controlo" branco passa a estar "Independente".

Mas a minha dúvida não é essa, talvez seja melhor estar assim o campo desig sem origem.

Mas provavelmente, deve ser utilizado o evento form_open, ao abrir o segundo formulário o campo desig vai à referencia que foi escolhida e automaticamente atribui a designação dessa referencia ao campo desig desse segundo form..

Faço-me entender ? Obrigado.

FreiNando

Faço-me entender ? Obrigado.

Não!

Eu não percebo o que queres dizer com:

... o campo desig vai à referencia que foi escolhida e automaticamente atribui a designação dessa referencia ao campo desig desse segundo form..

Campos são 'colunas' de uma tabela ou consulta da base de dados.

Registos são 'linhas' de uma tabela ou consulta da base de dados.

Controlos são objectos que podem ser colocados nos formulários: Textbox, Listbox, Combobox, Label, Button, etc...

Aos formulários atribuem-se tabelas ou consultas. Estes podem mostrar um ou mais registos de cada vez.

Alguns controlos podem ligar-se à tabela ou consulta do formulario para mostrarem o valor de um ou mais campos pertencentes a um registo, usando a propriedade Rowsource.

Isto pode ser feito na estrutura ou em tempo de execução atraves de instruções em VBA.

Como é dito muitas vezes: Descreve melhor o teu problema e quando possivel mostra como estás fazendo.

O caminho mais curto para conseguir fazer muitas coisas é fazer uma de cada vez. Samuel Smiles

Guest miguelfreitas

Esqueçe, optei por outra via.. mas muito obrigado à mesma FreiNando