Jump to content
nneves

Envio de Mail via PHP

Recommended Posts

nneves

Estou a fazer um site e preciso de fazer um formulário de envio de mail’s automático para um endereço de mail pré definido.

O form é o seguinte:

<form  method="post" action="contacto.php">
            <table width="100" border="0">
               <tr>
                 <td><tx>Nome:</tx></td>
                 <td><input type="text" name="nome" /></td>
               </tr>
               <tr>
                 <td><tx>E-Mail:</tx></td>
                 <td><input type="text" name="mail" /></td>
               </tr>
               <tr>
                 <td><tx>Contacto:</tx></td>
                 <td><input type="text" name="contacto" /></td>
               </tr>
               <tr>
                 <td><tx>Cargo:</tx></td>
                 <td><input type="text" name="cargo" /></td>
               </tr>
               <tr>
                 <td><tx>Curriculo:</tx></td>
                 <td><input type="file" name="curriculo" /></td>
               </tr>
               <tr>
                 <td colspan="2"><center><input type="submit" value="Enviar"/></center></td>
               </tr>
            </table>
          </form>

que depois envia para a página em php que tratava de enviar o mail. Mas eu não estou muito familiarizado com PHP podiam me ajudar?

o actual código que tenho é:

<?php $to = "nuno.avr@gmail.com"; $subject = "Envio de curriculo"; $email = $_REQUEST['email'] ; $message = $_REQUEST['message'] ; $headers = "From: $email"; $sent = mail($to, $subject, $message, $headers) ; if($sent) {print "Enviado com sucesso"; } else {print "Erro"; }
echo "<META HTTP-EQUIV='Refresh' CONTENT='0;URL=emprego.html'>";

?> 

Grato pela atenção

Lfscoutinho

Boas,

Qual o problema que dá? Se estiveres a testar isso num ambiente windows é provável que não funcione, visto que é preciso ter um servidor de e-mail instalado. Se for isso, não te preocupes ao fazeres upload para o servidor (linux), vai funcionar. Caso contrário, diz qual é o erro.

Se estiveres a aceitar sugestões, eu aconselho-te o uso da classe PHPMailer ;)

Também é melhor utilizares a função header() para redireccionares, em vez de uma meta.

(És de que zona de Aveiro? :P )

nneves

Erro:

Warning: mail() [function.mail]: Failed to connect to mailserver at "localhost" port 25, verify your "SMTP" and "smtp_port" setting in php.ini or use ini_set() in C:\xampp\htdocs\aulasphp\site\pt\contacto.php on line 1

We encountered an error sending your mail

eu não entendo muito de php (quase zero) depois de alojar o site na web (suporta php) tenho que instalar alguma coisa?

Sou de Angeja ;)

brunoais

Sim. Tens que instalar um servidor de envio de e-mails e associa-lo ao PHP.

Acho q o XAMPP tem isso.

"[Os jovens da actual geração]não lêem porque não envolve um telecomando que dê para mirar e atirar, não falam porque a trapalhice é rainha e o calão é rei" autor: thoga31

Life is a genetically transmitted disease, induced by sex, with death rate of 100%.

Lfscoutinho

Boas,

Depois de alojar o site num servidor web isso vai funcionar, não vais precisar de instalar nada.

Mas para testares localmente (ou seja, no teu pc), tens que fazer o que o @brunoais disse.

(Não és de longe, sou de Cacia ;))

brunoais

suponho que sim. Mas escrito daquela maneira é muito difícil de ler

"[Os jovens da actual geração]não lêem porque não envolve um telecomando que dê para mirar e atirar, não falam porque a trapalhice é rainha e o calão é rei" autor: thoga31

Life is a genetically transmitted disease, induced by sex, with death rate of 100%.

brunoais

Outra alternativa será usar a classe PHPMailer (ver aqui: http://phpmailer.worxware.com/).

É bastante bom e pode-se configurar para enviar os emails com Autenticação SMTP.

Inclusivamente o Wordpress usa esta classe para enviar os emails  ;)

Para falar verdade eu não gosto dessas classes. São demasiado lentas.

Quando programo php quero algo fácil (de usar) e simples (de processar) que é o que a função mail() oferece.

O PHPMailer oferece uma coisa fácil (de usar) e complicada (de processar).

Se agora fores juntar a outras coisas irás perceber como isto complica muito e torna uma aplicação muito mais lenta.

mAiN_iNfEcTiOn

Para falar verdade eu não gosto dessas classes. São demasiado lentas.

Quando programo php quero algo fácil (de usar) e simples (de processar) que é o que a função mail() oferece.

O PHPMailer oferece uma coisa fácil (de usar) e complicada (de processar).

Se agora fores juntar a outras coisas irás perceber como isto complica muito e torna uma aplicação muito mais lenta.

Primeiro, respeito a tua opção ;) É uma função nativa e como tal está lá para ser usada.

No entanto não partilho da mesma opinião... Primeiro, a classe PHPmailer permite-te enviar em 3 maneiras:

[*]Via função mail()

[*]Via sendmail()

[*]Via SMTP

Caso um dia removam a configuração e/ou funcionalidade mail() para começarem a suportar acesso directo por SMTP (com autenticação e etc), no PHPmailer é só mudar umas linhas de código, no mail()... bem, tinhas que mudar o código ;)

Além disso, contrariamente à função mail(), o PHPmailer valida várias coisas, permite-te definir um modo de debug, com ou sem autenticação, não te obriga a saberes os headers do protocolo de envio de e-mail, etc....

... No caso do mail(), é o contrário.

Mas é só a minha opinião claro :) Quem não precisa, para quê usar ?

tmjramalho

Primeiro, respeito a tua opção :) É uma função nativa e como tal está lá para ser usada.

No entanto não partilho da mesma opinião... Primeiro, a classe PHPmailer permite-te enviar em 3 maneiras:

[*]Via função mail()

[*]Via sendmail()

[*]Via SMTP

Caso um dia removam a configuração e/ou funcionalidade mail() para começarem a suportar acesso directo por SMTP (com autenticação e etc), no PHPmailer é só mudar umas linhas de código, no mail()... bem, tinhas que mudar o código :)

Além disso, contrariamente à função mail(), o PHPmailer valida várias coisas, permite-te definir um modo de debug, com ou sem autenticação, não te obriga a saberes os headers do protocolo de envio de e-mail, etc....

... No caso do mail(), é o contrário.

Mas é só a minha opinião claro :) Quem não precisa, para quê usar ?

Estou de acordo, pode-se usar por questões de preferência ou por necessidade  :cheesygrin:

Existe outra razão para ter indicado esta classe, pois já tive problemas em alguns servidores ao enviar emails com as funções mail() e sendmail().

Ou porque o email simplesmente não era enviado ou porque ficava retido pelas definições de spam do servidor.

No meu caso resolvi simplesmente configurando o PHPMailer para enviar com Autenticação SMTP.

http://interessespessoais.com/hobbies e assuntos profissionais