Jump to content
Sign in to follow this  
werter

me ajudem a escrever melhor

Recommended Posts

werter

olá a todos, meu nome é Allan werter sou brasileiro estudante de programação.

como muito de vocês irmaos portugueses sabem,o brasil esta passando por um momento muito dificil, que é a questão  politica e cutural.

o brasil passa por uma Revolução cultural a muitos anos, hoje no brasil não existe mais alta cultura, todo ano existe no brasil uma reforma ortografica, pouca gente sabe que isso so tem uma função, tornar inlegivel textos publicados anteriormente a reforma. muito brasileiros (inclusive eu ) escrevem mau. por isso pesso a ajuda de vocês. se vocês podem me indicar livros bons de gramatica portuguesa de preferencia antigo. e queria saber quando ocorreu a ultima revorma ortografica em portugal. para vocês terem uma ideia no brasil nenhum universitario consegue ler as obras de Camilo Castelo Branco.

pesso humildemente a ajuda de vocês. abraços a todos e muito sucesso

thoga31

De facto, os últimos dias têm sido ricos em "insólitos". ;)

Primeiro, um que nos pede para "destruirmos" um site que presumivelmente nos rouba dados pessoais e outros. Agora, umas aulas de português.

Ok, @werter... Em Portugal estamos a passar agora mesmo por uma reforma na nossa língua exactamente para aproximar o nosso português do vosso - foi um acordo bilateral feito há anos.

Nós escrevemos (ou escrevíamos, nem sei já o que é correcto) facto (realidade) e fato (roupa). Agora ambas são como no português do Brasil: fato.

Afinal não somos os únicos. Também podia pedir para me ensinarem a escrever melhor. Pelos vistos, eu vou passar de um dos melhores da escola a escrever para um dos piores, e outros que só "comiam" letras vão ser os kings da escrita. Isto só visto, que contado ninguém acredita...

Duvido que aqui te vão ensinar a escrever português, isto porque além de estarmos num fórum de programação (e apesar de esta secção ser a das Dúvidas Gerais, que nem é bem a secção correcta), aqui temos as duas culturas: a de Portugal e a do Brasil. Ou seja, um diz "escreve-se" e o outro diz "se escreve".

Bons livros de gramática... Vai a uma livraria e pergunta, que eu não conheço nenhum, muito menos no Brasil, pois eu sou de Portugal, como já deves ter reparado pelo meu discurso.

Felicidades (e, já agora, uma muito boa sorte) com o português (do Brasil).

Cumprimentos,

thoga31

Knowledge is free!

thoga31

Ah, já agora. Antes de uma gramática, um dicionário.

E a acentuação facilita muito a leitura... Entre outras coisas.

Considera esta correcção um início de bons hábitos e não uma crítica destrutiva, ok? ;)

olá a todos, meu nome é Allan werter, sou brasileiro e sou estudante de programação.

como muitomuitos de vocês irmaosirmãos portugueses sabem,o brasil estaestá passando por um momento muito dificildifícil, que é a questão politicapolítica e cuturalcultural.

o brasil passa por uma Revolução cultural a muitos anos, hoje no brasil não existe mais alta cultura, todo anotodos os anos existe no brasil uma reforma ortograficaortográfica, pouca gente sabe que isso sosó tem uma função, tornar inlegivelilegível textos publicados anteriormente aà reforma. muito brasileiros (inclusive eu ) escrevem maumal. por isso pessopeço a ajuda de vocês. se vocês podem me indicar livros bons de gramaticagramática portuguesa de preferenciapreferência antigoantiga. e queria saber quando ocorreu a ultimaúltima revormareforma ortograficaortográfica em portugal. para vocês terem uma ideia, no brasil nenhum universitariouniversitário consegue ler as obras de Camilo Castelo Branco.

pessopeço humildemente a ajuda de vocês. abraços a todos e muito sucesso

Knowledge is free!

KTachyon

Isso, mais a capitalização das letras que marcam o início de uma frase ;)

“There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.”

-- Tony Hoare

thoga31

Isso, mais a capitalização das letras que marcam o início de uma frase ;)

Não quis ir tão longe. Mas sim, o início de cada frase deve ser em capital, bem como o nome dos países. Nenhum acordo desfaz este facto: o nome de um país é nome próprio, logo, com inicial capital.

Knowledge is free!

KTachyon

Por acaso só há algumas coisas que deixaram de ser capitalizadas. Como, dias da semana, meses e estações do ano. Especialmente, no caso dos meses, vai custar-me um pouco a habituar-me ;)

Mas, coisas como fato e direto... soam tão mal escritas desta forma.

“There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.”

-- Tony Hoare

thoga31

Por acaso só há algumas coisas que deixaram de ser capitalizadas. Como, dias da semana, meses e estações do ano. Especialmente, no caso dos meses, vai custar-me um pouco a habituar-me :)

Mas, coisas como fato e direto... soam tão mal escritas desta forma.

Pois, eu sou um acérrimo defensor do não ao novo acordo. Nunca irei deixar de escrever com capitais. E quando os programas assumirem isso, como Word, desligo todos os automatismos do Corrector - que se lixem. ;)

Pois, essas palavras também não me soam. Eu estava a ler \dirêto\ e não \diréto\, pareceu-me à priori que faltava um "i" e não um "c", como se fosse "direito" à "matarruano" do norte, carago... :P

Knowledge is free!

werter

Muito obrigado @thoga31

Queria mesmo, sugestoes de livros de gramatica escrito por portugueses e não brasileiros, vou comprar pela internet.

Podem me dar algumas sugestoes de livros ?

Realmente se continuar assim no brasil, logo logo conversaremos como animais