thoga31 Posted May 21, 2011 at 08:15 PM Report #389757 Posted May 21, 2011 at 08:15 PM Olá pessoal. Normalmente ando aqui a tirar dúvidas neste quadro. Mas, desta vez, surgiu-me uma situação à qual não consigo dar a volta. Decidi passar um array por valor para uma função. Contudo, o programa foi-me abaixo. // a função: function maior(lista : array of integer) : integer; // chamar a função: maior([1..n]); Decidi então testar a função mais a fundo, e descobri que o erro ocorre ainda na passagem, no programa principal, e não na função. O erro é o famoso Access Violation. O que se pode estar a passar? Já experimentei substituir o n (um Integer) por uma constante, como 10 ou 50, e o erro mantém-se. Cumprimentos, thoga31 Knowledge is free!
nunopicado Posted May 21, 2011 at 09:25 PM Report #389776 Posted May 21, 2011 at 09:25 PM Oi Thoga... Experimenta o seguinte: Na rotina onde chamas a função, declara um array, mete-lhe os valores, e só por fim é que chamas a função, passando o array por parametro à função. Exemplo: function Maior(lista:array of integer):integer; var i:integer; begin Result:=-65535; // Para o valor inicial do resultado ser o mínimo possível, neste caso do integer tradicional for i := 1 to 5 do if lista[i]>Result then Result:=lista[i]; end; procedure MostraMaior; var ListaNumeros:array[1..5] of integer; i:integer; begin for i:=1 to 5 do // Treta de código para ListaNumeros[i]:=i*i-(-i); // preencher o array com qualquer coisa heheheheh Writeln('O maior numero da lista é ',maior(ListaNumeros),'.'); // Chamada da função end; begin ClrScr; MostraMaior; Readln; end. Dá para o que queres? "A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!" > Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.
thoga31 Posted May 21, 2011 at 10:09 PM Author Report #389788 Posted May 21, 2011 at 10:09 PM Pois. Dessa forma funciona. Mas eu queria mesmo era evitar a pré-criação de um array. Ou seja, o utilizador dizia a dimensão N e passava por parâmetro. Isto é, explicando bem: Em vez de ter um primeiro array do tipo lista[1..100], por exemplo, queria que o array fosse como que criado na altura em que era necessário, tendo a dimensão [1..N]. Digamos que era uma maneira de poupar recursos de memória. O array era criado para o fim, e depois "desaparecia". Não sei se me fiz entender. No teu caso, criaste um array[1..5], e eu quero que seja o utilizador a decidir a dimensão. Ok, podia criar um array[1..100] e pedir um limite de inserção de valores de 1 a 100, mas isto implicaria sempre várias coisas, entre elas ter de reiniciar o array todo para nova utilização, ter 100 elementos "preparados" em memória durante o programa todo, etc. E se o utilizador precisa mais do que 100? Meto 1000. Mas e se só precisa de 10? Tenho 90 elementos "a encher sacos de batatas". Por isso é que eu experimentei passar directamente daquela forma. Obrigado pela dica. 😉 Cumprimentos. Knowledge is free!
nunopicado Posted May 21, 2011 at 10:13 PM Report #389789 Posted May 21, 2011 at 10:13 PM Compreendo, eu também prefiro os arrays dinamicos. Mas sei que há compiladores que não os conseguem fazer. Estás a usar qual? "A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!" > Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.
thoga31 Posted May 21, 2011 at 10:16 PM Author Report #389792 Posted May 21, 2011 at 10:16 PM Compreendo, eu também prefiro os arrays dinamicos. Mas sei que há compiladores que não os conseguem fazer. Estás a usar qual? Utilizo o Dev-Pascal 1.9.2 recorrendo ao compilador Free Pascal. Vou experimentar com recurso ao GNU Pascal. Knowledge is free!
pwseo Posted July 15, 2011 at 01:02 AM Report #402644 Posted July 15, 2011 at 01:02 AM O freepascal suporta arrays dinâmicos. Quanto ao código que escreveste, eu nem sabia que podias passar algo como 1..n a uma função. Isso não é uma array (pelo menos em freepascal e no Delphi 7, que eu usava), mas sim uma definição de um intervalo. De qualquer modo, numa situação real nunca passarias isso como parâmetro a função nenhuma, mas sim uma array pré-criada, fosse ela fixa ou dinâmica. program arraytest; function maior(list : array of integer): integer; var i: integer; begin maior := list[0]; for i := 0 to length(list) - 1 do if list[i] > maior then maior := list[i]; end; var a: array of integer; n, i: integer; begin write('Quantos elementos? '); readln(n); setlength(a, n); for i := 1 to n do begin write('#', i, ': '); readln(a[i - 1]); end; writeln('Maior elemento: ', maior(a)); end. $ ./arraytest Quantos elementos? 3 #1: -7 #2: 2 #3: 42 Maior elemento: 42 Nota: se estiveres a usar algo diferente de freepascal, substitui todas as ocorrências de maior no código da função maior por result.
thoga31 Posted July 15, 2011 at 06:14 PM Author Report #402777 Posted July 15, 2011 at 06:14 PM Não fazia ideia dos arrays dinâmicos. Muito obrigado, pedro-kun. O meu problema está-se a resolver, por fim. 👍 Knowledge is free!
pwseo Posted July 16, 2011 at 11:59 AM Report #402905 Posted July 16, 2011 at 11:59 AM Arrays dinâmicos, apontadores (pointers/pointeiros, whatever), e Classes/objectos são aquelas coisas que pouca gente fala mas que são muito úteis em pascal. Estou a ver se escrevo qualquer coisita sobre um desses 3 temas 🙂
Recommended Posts