Jump to content

Recommended Posts

Posted

Olá pessoal.

Normalmente ando aqui a tirar dúvidas neste quadro. Mas, desta vez, surgiu-me uma situação à qual não consigo dar a volta.

Decidi passar um array por valor para uma função. Contudo, o programa foi-me abaixo.

// a função:
function maior(lista : array of integer) : integer;

// chamar a função:
maior([1..n]);

Decidi então testar a função mais a fundo, e descobri que o erro ocorre ainda na passagem, no programa principal, e não na função. O erro é o famoso Access Violation.

O que se pode estar a passar? Já experimentei substituir o n (um Integer) por uma constante, como 10 ou 50, e o erro mantém-se.

Cumprimentos,

thoga31

Knowledge is free!

Posted

Oi Thoga...

Experimenta o seguinte:

Na rotina onde chamas a função, declara um array, mete-lhe os valores, e só por fim é que chamas a função, passando o array por parametro à função.

Exemplo:

function Maior(lista:array of integer):integer;
var
   i:integer;
begin
     Result:=-65535;   // Para o valor inicial do resultado ser o mínimo possível, neste caso do integer tradicional
     for i := 1 to 5 do
         if lista[i]>Result then Result:=lista[i];
end;

procedure MostraMaior;
var
   ListaNumeros:array[1..5] of integer;
   i:integer;
begin
   for i:=1 to 5 do                 // Treta de código para
      ListaNumeros[i]:=i*i-(-i);   // preencher o array com qualquer coisa heheheheh
   Writeln('O maior numero da lista é ',maior(ListaNumeros),'.');   // Chamada da função
end;

begin
   ClrScr;
   MostraMaior;
   Readln;
end.

Dá para o que queres?

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

Posted

Pois. Dessa forma funciona. Mas eu queria mesmo era evitar a pré-criação de um array. Ou seja, o utilizador dizia a dimensão N e passava por parâmetro.

Isto é, explicando bem:

Em vez de ter um primeiro array do tipo lista[1..100], por exemplo, queria que o array fosse como que criado na altura em que era necessário, tendo a dimensão [1..N]. Digamos que era uma maneira de poupar recursos de memória. O array era criado para o fim, e depois "desaparecia".

Não sei se me fiz entender. No teu caso, criaste um array[1..5], e eu quero que seja o utilizador a decidir a dimensão.

Ok, podia criar um array[1..100] e pedir um limite de inserção de valores de 1 a 100, mas isto implicaria sempre várias coisas, entre elas ter de reiniciar o array todo para nova utilização, ter 100 elementos "preparados" em memória durante o programa todo, etc. E se o utilizador precisa mais do que 100? Meto 1000. Mas e se só precisa de 10? Tenho 90 elementos "a encher sacos de batatas".

Por isso é que eu experimentei passar directamente daquela forma.

Obrigado pela dica. 😉

Cumprimentos.

Knowledge is free!

Posted

Compreendo, eu também prefiro os arrays dinamicos.

Mas sei que há compiladores que não os conseguem fazer. Estás a usar qual?

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

Posted

Compreendo, eu também prefiro os arrays dinamicos.

Mas sei que há compiladores que não os conseguem fazer. Estás a usar qual?

Utilizo o Dev-Pascal 1.9.2 recorrendo ao compilador Free Pascal.

Vou experimentar com recurso ao GNU Pascal.

Knowledge is free!

• 1 month later...
Posted

O freepascal suporta arrays dinâmicos.

Quanto ao código que escreveste, eu nem sabia que podias passar algo como 1..n a uma função. Isso não é uma array (pelo menos em freepascal e no Delphi 7, que eu usava), mas sim uma definição de um intervalo.

De qualquer modo, numa situação real nunca passarias isso como parâmetro a função nenhuma, mas sim uma array pré-criada, fosse ela fixa ou dinâmica.

program arraytest;

function maior(list : array of integer): integer;
var
  i: integer;
begin
  maior := list[0];
  for i := 0 to length(list) - 1 do
    if list[i] > maior then
      maior := list[i];
end;

var
  a: array of integer;
  n, i: integer;
begin
  write('Quantos elementos? ');
  readln(n);
  setlength(a, n);
  for i := 1 to n do
  begin
    write('#', i, ': ');
    readln(a[i - 1]);
  end;
  writeln('Maior elemento: ', maior(a));
end.

$ ./arraytest
Quantos elementos? 3
#1: -7
#2: 2
#3: 42
Maior elemento: 42

Nota: se estiveres a usar algo diferente de freepascal, substitui todas as ocorrências de maior no código da função maior por result.

Posted

Arrays dinâmicos, apontadores (pointers/pointeiros, whatever), e Classes/objectos são aquelas coisas que pouca gente fala mas que são muito úteis em pascal.

Estou a ver se escrevo qualquer coisita sobre um desses 3 temas 🙂