Jump to content
groove_25

ajuda em login

Recommended Posts

groove_25

Boas tardes pessoal,

é assim preciso de uma ajuda para construir uma página: estou com dificuldades para verificar se o login está correcto, e se estiver redireccionar para uma página onde apresenta os dados do utilizador.

Por exemplo: o utilizador introduz o username e a password e clica OK, de seguida é apresentada uma página onde diz "Olá username".

Espero ter-me explicado bem...

Obrigado desde já

TheAkaBroken

Tens aqui o meu:

/

/Cria seu objeto de conexão
SqlConnection conn = new SqlConnection(suaStringDeConexao);

//Define sua consulta Sql que será executada na Base de Dados
SqlCommand comm = new SqlCommand("Select count(*) From SuaTabela Where utilizador= @utilizador And senha = @senha", conn);

//Troca o valor daquele parametro que esta la no seu SqlCommand pelo valor que você esta atribuindo, neste caso o parametro é o @Utilizador
comm.Parameters.Add("@utilizador", SqlDbType.TipoDoCampo).Value = seuTextBoxNomeUsuario.Text;

//Troca o valor daquele parametro que esta la no seu SqlCommand pelo valor que você esta atribuindo, neste caso o parametro é o @senha
comm.Parameters.Add("@senha", SqlDbType.TipoDoCampo).Value = seuTextBoxSenha.Text;

//Abre conexão com a base de dados
conn.Open();

//Executa o seu select na base de dados, neste exemplo é um Select COUNT o recomendável para nível de performance é utilizar o método ExecuteScalar. Pesquisa também sobre os métodos ExecuteNonQuery e ExecuteReader.
int i = (int) comm.ExecuteScalar();

// Se i for maior que zero é porque achou o Utilizador/senha, senao não acho
if (i < 0)
MessageBox.Show("Ok");
else
MessageBox.Show("Utilizador ou Senha incorretos");

//Fecha a conexão
conn.Close();