Jump to content
joaonovais

Iniciaçao no visual basic 2010-ajuda

Recommended Posts

joaonovais

Preciso de bases em como criar um jogo em vb2010. preciso de entregar um jogo de damas ate quarta feira e nao faco a minima como.

Sera que me podiam ajudar?

thoga31

Em que ambiente? Que bases? O que sabes? O que tens?

(vira o disco e toca o mesmo...)

Knowledge is free!

joaonovais

Eu tive aulas de visual basic. mas nao demos nada de graficos de imagens so vectores e matrizes, encontrar numeros primos, coisas desses. contas com matrizes e vectores! e strings, buscar ficheiros ao computador coisas dessas!. nao sei como fazer o jogo de damas. tenho ideia de fazer o tabuleiro uma matriz, mas nao sei como o fazer, como por as pecas, como faze-las mexer! preciso de entregar isso ate quarta e explicar o codigo!  :)

thoga31

Aprendeste tudo o que é essencial. De facto necessitas de uma matriz.

Mas agora dizes-me que não sabes fazer mexer uma peça? Então diz-me lá, quando moves a peça da casa A1 para a casa B2, o que acontece? A casa A1 fica vazia e a B2 passa a estar "cheia". E isso em código? É o que é suposto fazeres.

Não podes esperar que um professor te ensine a fazer um jogo de damas e depois te peça para fazer um. É nos desafios que se vêem os verdadeiros programadores, aqueles que desenvolveram raciocínio lógico e algorítmico. Também passei por lá, sei como as coisas funcionam. Todos ensinam essas coisinhas, e depois pedem um autêntico desafio para ver quem conseguiu adquirir a capacidade de encarar um problema e traçar um caminho para o resolver.

Knowledge is free!

joaonovais

Mas eu nao sei como e que vou pegar numa matriz e desenha-la na janela. e desenhar as pecas e po-las no sitio! nao faco a minima.

thoga31

Mau. Mas aprendeste matrizes ou faltaste às aulas? :nono1:

Ciclo For. Diz-te alguma coisa?

Uma matriz bidimensional é escrita muito facilmente no ecrã com esta função. Isto se for em Consola, coisa que ainda não consegui perceber, que é se é em Consola ou em GUI.

Knowledge is free!

joaonovais

eu sei trabalhar com matrizes com numeros, pelo ciclo for, e isso nao sei de que estas a falar. eu abro o vb e faco novo projecto. e trabalho sempre com butons. duplo clique no butao e comeco o codigo!

thoga31

Consola - ambiente DOS

GUI - ambiente gráfico (Graphical User Interface)

Estás a trabalhar com GUI.

Tenta pensar num modo de pedir ao utilizador para mover as peças. A não ser que o prof tenha pedido arrastamento de peças, que é mais difícil, podes pensar em pedir a peça a mover e pedir a nova posição. O maior "problema" é detectar situações em que tem de comer.

A matriz pode ser de Byte, tendo 3 valores possíveis: vazio, peça do jogador 1 e peça do jogador 2.

Para escrever, pode ser com DrawString com um FOR.

O que tu tens de pensar em como resolver é o jogo em si. Podes fazer o jogo rodar a partir de um só botão: "OK".

Knowledge is free!

thoga31

Ok, nunca aprendeste nenhum método da classe Graphics?

Knowledge is free!

joaonovais

nao! de graficos nao aprendi nada. ai e que esta. nao sei passar nada de matrizes e pecas para fora! sei mais ou menos como fazer um codigo a dizer que se encontrar uma peca a frente, desde que nao esteja outra a frente dessa, a peca desaparece e essa vai para o lugar da frente, mas nao sei passar nada disso para um tabuleiro.

thoga31

Muito estranho. Que tipos de output aprenderam?

Knowledge is free!

joaonovais

msgbox's e respostas em textbox's, as matrizes e os numeros dispostos em listbox's. e foi tudo acho. :)

joaonovais

estou na feup! A unica programacao que dou e esta no primeiro ano, as matrizes que dei e tipo as de algebra tas a ver, x linhas , y colunas, e mandar o utilizador por as coordenadas e isso aparece numa listbox!

thoga31

Antes de começar o jogo, convém carregá-lo (fazer o Load), e isso significa iniciar o tabuleiro e desenhá-lo, sim. Como queres começar o jogo antes sequer de o tabuleiro aparecer?

Knowledge is free!

joaonovais

como e que vou desenhar o tabuleiro com as pecas? como e que desenho isso?

thoga31

Bem, vais ter de estudar a classe Graphics, que é uma classe que permite desenhar na form com diversos métodos, tais como o DrawLine, o FillArc e o DrawString.

Agora, uma aula aqui não dou, pois são necessários muitos conceitos novos, entre Point a Size, passando por Pens e Brushes.

Knowledge is free!

joaonovais

nao me consegues arranar um codigo e desighn e epxlicas-me os passos que faco? eu preciso mesmo disso!