Jump to content
D3POD

Dúvida - Programa

Recommended Posts

D3POD

Boas Pessoal, sou novo aqui fórum e em parte registei-me de propósito para resolver esta questão, mas como já tinha ouvido falar deste fórum por amigos meus registei-me para ficar e claro que vou aprender bastante, pois existe aqui muita informação.

Bem, não sei se estou a colocar a questão no sitio certo, mas caso não esteja por favor peço ao moderador que o movam...

Para saberem o que pretendo vou explicar o que quero criar... ora passa por um simples programa, com login, que tem uma ligação a uma base de dados, onde este vai armazenar lá conteúdos. A ideia é ter um site, onde está uma lista de produtos, que por sua vez vai recolher a informação a uma base de dados que é actualizada por este programa.

Mas as dúvida começaram logo no inicio... como sou iniciante nestas andanças e ainda ando a estudar Visual Basic (através de um livro) e como até hoje apenas fiz pequenas experiências, resolvi ver uns tutoriais no youtube para ter uma ideia e lancei-me na experiência.

Instalei o mysql.data.msi, configurei uma base de dados num site (não sei se posso dizer o nome, mas se for preciso e for possível coloco aqui) e comecei o programa...

Este é o código do login... não quero a funcionalidade de criar registo daí não estar presente:

Imports MySql.Data.MySqlClient
Public Class Form1
    Public conn As MySqlConnection
    Private Sub Form1_Load(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles MyBase.Load

End Sub

Private Sub Button1_Click(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles Button1.Click
        conn = New MySqlConnection("server=db4free.net;Port=3306; user id=cidralautologin; password=xxxxxxxxx; database=cidralauto1")
        Try
            conn.Open()
            Dim sqlquery As String = "SELECT * FROM NewTable WHERE Username = '" & TextBox1.Text & "';"
            Dim data As MySqlDataReader
            Dim adapter As New MySqlDataAdapter
            Dim command As New MySqlCommand
            command.CommandText = sqlquery
            command.Connection = conn
            adapter.SelectCommand = command
            data = command.ExecuteReader
            While data.Read()
                If data.HasRows() = True Then
                    If data(2).ToString = TextBox2.Text Then
                        MsgBox("Sessão Iniciada com Sucesso")
                    Else
                        MsgBox("Falha na Autenticação")

End If
                Else
                    MsgBox("Inicio de Sessão Falhou")
                End If
            End While

Catch ex As Exception

End Try
    End Sub

Private Sub TextBox1_TextChanged(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles TextBox1.TextChanged

End Sub
End Class

Quando faço debugging ele umas vezes dá-me um erro na nesta linha:

conn = New MySqlConnection("server=db4free.net;Port=3306; user id=cidralautologin; password=xxxxxxxx; database=cidralauto1")

Outras vezes fica como se nada acontece-se... ou seja como se eu não clica-se no botão.

Os dados do login estão correctos, já experimentei com outra bd que serviu como teste no tutorial que segui... e nada.

A minha dúvida é se o problema está no código ou se me falta algum patch ou assim...

Tenho o windows 7 ultimate 64, não sei se ajuda.

Agradeço a vossa ajuda :)

D3POD

Boas, já consegui resolver...

O problema era nesta linha:

Dim sqlquery As String = "SELECT * FROM TabelaLogin WHERE Username = '" & TextBox1.Text & "';"

mais propriamente na palavra a vermelho.

Como podem ver no primeiro post está diferente... o problema era o nome da tabela dentro da conta.

Peço desculpa pelo post desnecessário...

Cumprimentos :)

Ps: Se quiserem podem deixar este tópico aberto que vou colocando aqui as dúvidas sobre o desenvolvimento e vou colocando actualizações do que estou a fazer :)

Pode ser que alguém tenha as mesmas dúvidas.

thoga31

Ps: Se quiserem podem deixar este tópico aberto que vou colocando aqui as dúvidas sobre o desenvolvimento e vou colocando actualizações do que estou a fazer :)

Nenhum tópico de dúvida é bloqueado ou encerrado a não ser que viole as regras. :)

Knowledge is free!

D3POD

Aproveito e coloco já uma questão :)

Estou neste momento a criar as forms todas que vou precisar para ter ideia do trabalho que ainda vou ter  :)

Bem, uma das funcionalidades que pretendo colocar é a introdução de imagens, mas tenho uma dúvida, é possível colocar imagens numa base de dados?

Eu sei que não tem muito a ver com isto, mas pode vir a surgir dúvidas acerca disto e a interligação com o VB

Caça

Novas duvidas, novos tópicos ;)

Pedro Martins

Não respondo a duvidas por PM

Mrtjfvc

sim é possivel.

primeiro tens de criar a tabela onde inseres os dados , depois abres a vista de estrutura e colocas o campo foto ou fotografia( como preferires), no tiipo de dados colocas anexo.de seguida abres a vista de folha de dados e clicas no campo "foto " e vais procurar a foto que queres colocar.

peço desculpa de estar aqui a responder a este topico. mas pronto