Jump to content

Simbologia Electrónica

Blue_Acid

Recommended Posts

Caros amigo, visto que esta é a secção é sobre electronica, e muita gente gostava de começar a perceber um pouco mais sobre electronica.

Mas existe um problema, é bonito ver os esquemas e assim, mas alguem me explica o significado dos simbolos que se veem nos esquemas de electronica??

Acho que um Tut desses tema era engraçado, ou alguem que arranje um E-Book para começar a entender o k é e como funcionam os componentes básicos, e quais os seu simbolos.

Um Abraço.  😛

SIGNIFICADOS: WWW: Wait,wait,wait... HTML: Hoje Ta Mais Lento.KEYBOARD: Dispositivo usado para entrada de erros no Computador.

Ok, eu já uma vez usei o Visio, mas tipo se alguem tivesse documentação sobre os simbolos, e principalmente comos os utilizar isso era fixe.

Pk eu tirei um software que dá para fazer esquemas e testar as ligações, problema eu ñ conheço os simbolos nem como interagir com os componente.

Por isso pedi para se alguem tive, colocar esse tipo de info.

SIGNIFICADOS: WWW: Wait,wait,wait... HTML: Hoje Ta Mais Lento.KEYBOARD: Dispositivo usado para entrada de erros no Computador.

Introdução aos circuitos electricos e electrónicos - Fundação Calouste Gulbenkian (Se fores à fundação pagas 10€ pelo livro, se comprares numa papelaria comum pagas cerca de 17€). É um livro pequeno mas muito util, têm os simbolos e definições e propriedades em dadas situações como calcular, tem problemas, etc. Para quem é de lisboa e gosta de electrónica por 10€ fica bem servido 😛

Cumps 8)

Como prometido aqui esta. É claro que não se devem guiar apenas por o que vou postar aqui porque não esta completo. Há muitos mais termos e muito mais simbolos do que os que eu aqui vou postar. Tentei apenas colocar o mais basico e o mais usual, o que não quer dizer que nao me tenha escaado qualquer coisa.

Já agora, istu faz parte de uma mini iniciação á electrónica que eu estou a começar a fazer. Se quiserem ir seguido, Visitem  😛

Ora aqui vai(Se encontrarem erros da minha parte avisem):

Definições

Circuito Eléctrico:

É o percurso efectuado pelos electróes atravez dos condutores e outros dispositivos intercalares.

Condutores:

São os materiais que canalizam a corrente eléctrica aos varios pontos do circuito.

Gerador:

Dispositivo capas de fornecer energia a um circuito e de lhe dar um sentido.

Corrente:

É o movimento dos electrões dentro dos circuitos.

Receptor:

São dispositivos que recebem energia eléctrica e a transformão num tipo diferente de energia.

Aparelhos de Manobra:

São dispositivos que comandão a corrente eléctrica num circuito. Ex: interruptores, comutadores, dijuntores, inversores, etc...

Carga Eléctrica

Maior ou menor quantidade de electrões que um corpo tem.

Fusivel:

Dispositivo de segurança que interrompe a circulação da corrente eléctrica quando a intencidade desta ultrapassa o valor para que esta calibrado.

Soubrecarga:

Acontece quando aos terminais de um gerador é colocado um dispositivo que consome mais intesidade de corente do que aquela que o gerador pode fornecer.

Curtocircuito:

É uma ligação(shunt) que é feita aos terminais de um dispositivo com um material de baixa resistividade, levando aos aumento isagerado da corrente.

Diferencial:

Detecta a diferença de potencia(tensão - V) entre a fase e o neutro e, dependendo do valor para o qual está calibrado irá disparar.

Disjuntor:

Dispara sempre que houver curtocircuito ou soubrecarga(tambem depende do valor para o qual está calibrado).

Intensidade da Corrente Eléctrica:

É a quantidade de electrões que passa numa determinada secção tranversal de um condutor na unidade de tempo.

Mede-se em Amperes(A)

Resistividade(de um material):

É a resistencia de um fio desse material com um metro de comprimento e um mm²/secção. Mede-se em Ω . mm²/m

Formula para calcular a resistividade -> P = (R.S) / L

P - Resistividade

R - Resistencia

S - Secção

L - Comprimento

Resistencia:

É a maior ou menor oposição que um material oferece á passagem da corrente eléctrica(continua). Mede-se em Ohm(Ω).

Potencial Eléctrico:

É o nivel mais ou menos elevado de eléctrização ou carga de um corpo.

Diferença de Potencial(Tensão):

É a diferença dos niveis de eléctrização entre dois corpos. Mede-se em Volts(V)

A Simbologia encontra-se em anexo

Cumps

Muito fixe

Melhor que isto, era um PDF para download 😛

Spread há alguma livraria on-line que venda esse livro??? Ou era gajo para comprares o livro e dp mandares por correio??

Um Abraço, NuGuN boa continuação

Spread há alguma livraria on-line que venda esse livro??? Ou era gajo para comprares o livro e dp mandares por correio??

Não sei 😉

Sei que na livraria da minha faculdade há, quando começar o ano lectivo se eles tiverem em stock e ainda estiveres interessado falamos e combinamos o envio 😉

Cumps 8)