Jump to content
Sign in to follow this  
Sir Pereira

J2ME

Recommended Posts

Sir Pereira

Bom, comecei há 1 aula a dar J2ME numa disciplina, no entanto, apenas demos os básicos, só que eu como sou muito curioso, lá vim para casa explorar a linguagem, é então que me surgem algumas dúvidas.

1. Como é feita a utilização de bases de dados e qual recomendam?

2. Imaginando que quero fazer um questionário com perguntas aleatórias (com ChoiceGroups definidos para cada pergunta), como é que o posso fazer? O que estou a fazer agora é criar um formulário para cada pergunta e respetivo choicegroup.

Sugestões?

pedrotuga

A linguagem é java, no que diz respeito à linguagem no sentido mais restrito, é rigorosamente a mesma que podes usar sa standard edition. Até a implementação é a mesma.

Posto isto, a diferença está no arsenal que é posto à tua disposição. Claro que podes pegar num jar e inclui-lo no teu programa, é uma questão de teres recursos para ele no dispositivo ou não.

1.

Aqui há unas anos, havia umas poucas bases de dados que podias incluir na tua aplicação (aka 'embeber', 'embutir'):

javadb, derbie, hsqldb, berkley db. Não faço ideia quais é que ainda por aí andam, todas I guess :)

Ou seja, o queres é uma base de dados que resida num ficheiro e através de um socket.

Assim basta-te incluires um jar e especificar um ficheiro onde os teus dados vão residir.

Para fazeres isso tens que ter acesso a um sistema de ficheiros.

google -> embeddable database java

2.Não. Basta-te, carrega as perguntas dinamicamente.

Sugestão:

J2ME, na minha opinião é uma coisa já do passado. Até o symbian que supostamente era para telemoveis de gama mais alta já está ultrapassado.

Sinceramente, android, está bem melhor documentado e abre muitas mais possibilidades.

Sir Pereira

Hmmm, talvez venha a ver essa opção do Android, mas já que tenho que dar o módulo de J2ME, já agora exploro-o ao máximo. :D Obrigado pela dica :)

1. Mas chegaste a utilizar alguma? E diferenças notórias entre elas, existem?

2. Dinamicamente? Como assim?

Se souberes mostra-me mesmo o exemplo de algum código que eu vou lá explorando. :D

Abraço e obrigado :)

Hipnoted

Já usei J2ME durante alguns meses há 2/3 anos e digo-te que é bastante limitado.

Em relação aos questionários tens componentes gráficos para isso, tens é de perceber a lógica de interação daquilo porque é bastante diferente dos questionários normais para PC.

Sobre as BDs, lembro-me que na altura aquilo só suportava record sets, que basicamente são ficheiros onde colocas lá a informação. BD não suportava, penso que só na versão 9.5 do Symbian é que passou a suportar SQLite, mas isso sem certeza...

Não consegues fazer muita em tempo útil com Symbian, ou pelo menos não conseguias. Acho estranho estarem a insistir no Symbian quando toda a gente sabe que actualmente o iOS e o Android estão aí com toda a força.

Boa sorte.

"Nunca discutas com um idiota. Eles arrastam-te até ao seu nível e depois ganham-te em experiência"

Sir Pereira

Já usei J2ME durante alguns meses há 2/3 anos e digo-te que é bastante limitado.

Em relação aos questionários tens componentes gráficos para isso, tens é de perceber a lógica de interação daquilo porque é bastante diferente dos questionários normais para PC.

Sobre as BDs, lembro-me que na altura aquilo só suportava record sets, que basicamente são ficheiros onde colocas lá a informação. BD não suportava, penso que só na versão 9.5 do Symbian é que passou a suportar SQLite, mas isso sem certeza...

Não consegues fazer muita em tempo útil com Symbian, ou pelo menos não conseguias. Acho estranho estarem a insistir no Symbian quando toda a gente sabe que actualmente o iOS e o Android estão aí com toda a força.

Boa sorte.

Boas,

acredito, mas realmente seguindo as limitações a nível de módulos que sou obrigado a dá-lo, lá terei que me preparar nesta matéria agora. ;)

Talvez quando acabar o módulo até goste da programação para telemóveis e faça umas coisas para Android (não tenho é nenhum para testar depois :D )

Anw, o que me dizes acerca de gerar as perguntas dinamicamente bem como as respostas?

Abraço e obrigado!

Paulo Cabral

Bem pelo que compreendi queres ligar uma aplicação que desenvolvas a uma BD. Certo?

Se tiveres  por exemplo o mysql no teu pc podes fazer isso!

criar uma classe para gerir a BD e faz o import da biblioteca java.sql.*;

espero ter ajudado!  :D

Paulo Cabral

Mas dá para incorporar phpmyadmin no J2ME?

incoporar como assim?