Jump to content
thoga31

FAQ - Quero contribuir! Como o faço?

Recommended Posts

thoga31

Wiki P@P

FAQ

Consulta o Guia da Wiki P@P ;)

A WikiP@P é um recurso do Portugal-a-Programar® cujo objectivo é criar uma Wiki portuguesa de programação com conteúdo fiável e de qualidade em português. É um recurso que depende da boa-vontade da comunidade em contribuir.

Infelizmente, são poucos os que se interessam pela Wiki, e mesmo aqueles que se esquecem de a consultar para esclarecer as suas dúvidas. Há aqueles que a não conhecem.

É importante a comunidade contribuir para a Wiki! A comunidade não pode esperar ver as coisas aparecerem, esquecendo que há trabalho e empenho por detrás de cada documento.

O Staff da Wiki trata de garantir a sua boa saúde. Contudo, sozinha não pode garantir conteúdo - o conteúdo deve ser criado por todos.

Para quem deseja ajudar a Wiki e não sabe como o fazer, segue-se um FAQ.

1. Como está estruturada a Wiki?

A Wiki está organizada por namespaces. A actual estrutura geral segue o mais próxima possível a estrutura do fórum, e é a seguinte:

• algoritmos - documentos sobre Lógica e Algoritmia.
  • dev_geral - organizado por linguagens, tais como Java, Pascal, Python e Assembly.
  • dev_net - para linguagens de desenvolvimento na Plataforma .NET, como VB.NET e ASP.NET.
  • dev_web - para linguagens de Desenvolvimento Web
  • extra-programação - assuntos tais como Automação Industrial, Segurança e OpenGL.
  • revistaprogramar_arquivo - zona com artigos da Revista PROGRAMAR, organizados por edições.
  • sistemas_operativos - área para documentos relacionados com SOs.

Existe ainda a namespace Wiki, onde estão alguns documentos relevantes, entre eles a To Do List, bem como a namespace playground (recreio), onde se podem realizar diversos testes, ou seja, é uma área só com documentos de teste.

2. Quero ajudar a melhorar o que já existe. Por onde começo?

Existe uma To Do List da Wiki. Consulta-a e ajuda no que puderes!

3. Tenho um código ou um documento e quero colocá-lo na Wiki. Como crio o documento?

Os documentos são criados partindo de URLs que não existem. O URL de um documento segue a estrutura das namespaces, ou seja, indica a posição do documento. Por exemplo, a To Do List está na namespace wiki, logo o seu URL é wiki:todo, sendo todo um nome dado pelo criador do documento, neste caso derivado de To Do.

Imagine-se a criação de um snippet (código) na área de VB.NET com um pequeno programa. Este programa determina o maior e o menor número introduzido pelo utilizador num total de N. O título do documento será "Maior e Menor". Um URL aconselhável será maior_menor.

Aceda-se então ao URL wiki.portugal-a-programar.pt/dev_net:vb.net:snippet:maior_menor.

Vai aparecer o seguinte:

wiki:faq_newdoc_docinex.jpg

No canto superior esquerdo desta janela, está a opção "Criar página". É aqui que se vai criar o documento.

width=750 height=384http://wiki.portugal-a-programar.pt/_media/wiki:faq_newdoc_makingof.jpg[/img]

Existe uma barra de formatação, com as opções de negrito, itálico, etc. Utiliza antes estes botões, a formatação da Wiki é diferente da do fórum!

Como pode ser visto, um título é ladeado de seis "iguais" ( = ). Não te esqueças de o colocar!

Por fim, podes ir prevendo o documento antes de ser publicado. O Sumário da Edição diz por defeito "Criação deste novo documento". Podes deixar estar, ou eliminar. NÃO cheques a opção "Alterações Menores", para que o novo documento possa aparecer na Home Page nas Alterações Recentes.

Para guardar, faz "Gravar". Irá ver o novo documento.

4. Quero colocar tags no meu documento, mas não sei como.

As tags são etiquetas que listam documentos que abordam o tema dessa tag. Por exemplo, a tag vbnet lista os documentos que abordam VB.NET. A lista está na Home Page, como Categorias.

Uma tag é acrescentada com a seguinte estrutura, no fim do documento:

{{tag>categoria1 categoria2 ...}}

Por exemplo, um documento que esteja relacionado com VB.NET e MySQL terá as tags vbnet e mysql:

{{tag>vbnet mysql}}

5. Quais as regras de formatação da Wiki P@P?

Na Wiki, estão disponíveis os documentos necessários ao conhecimento das regras e da síntaxe da Wiki.

Se tiverem mais questões, coloquem-nas para que este FAQ seja actualizado com novas questões pertinentes. ;)

Principal Staff da Wiki

Administrador da WikiP@P: anolsi

Wiki Team:

Ajuda a Wiki a crescer! Participa! :)

Knowledge is free!

thoga31

Quais são as regras de formatação do P@P?

Existe mais que um documento na namespace "wiki" com essa informação. Em breve, actualizo o FAQ com essa questão.

EDIT: Actualizado. Em breve, será actualizado na Wiki.

Knowledge is free!

thoga31

Foi feito o Guia da Wiki P@P.

Este guia vai estar em actualização constante de modo a tornar-se mais completo e detalhado.

E não se esqueçam! Contribuam para a Wiki P@P! ;)

Knowledge is free!