Jump to content
Sign in to follow this  
falcan

começo no PHP

Recommended Posts

falcan

ola ouvi dizer para trabalhar em PHP so presisa do bloco de nota .... mas acho que presisa de mais alguma coisa ... um programa para depois correr o nosso ficheiro PHP qual é???

e onde posso encontar tutorial para precipiantes ?

ruimcosta

Há muitos anos que o bloco de notas existe e nunca "ouvi falar" que ele programasse sozinho.... ;)

Para funcionar no teu próprio computador sem ligação à net, precisas de instalar o apache (não obrigatório, mas aconselhado!) e teres ou o firefox, IE, chrome, etc....

precipiantes não, principiantes... Se já ouviste falar no Google, podes começar por lá..

Quando tiveres mais dúvidas, anda cá "ca genti" ajuda-te.

Abraços e beijinhos,Rui Costa

falcan

lol obrigado ..... e uso o "google" mas nunca encontro um bom .... e quando encontro é em outros forum -.- e eu estou escrito neste por alguma coisa .....

ruimcosta

Biba,

Para iniciares php, instala o xampp.

Para começar abres o bloco de notas, escreves:

<?php
echo 'ola';
?>

gravas como ola.php dentro de c:\xampp\htdocs

Abres o internet explorer, e digitas: http://localhost/ola.php

Voilá.

falcan

Obrigado .... mas é mesmo presiso do xampe ... ufff existe portatil ? é que estou no estagio e cria aprender PHP...

Lfscoutinho

Boas,

Trabalhar com PHP, se estás a falar em relação a programar... sim só precisas do bloco de notas, mas diz isso quem tem a mania que sabe tudo e mais alguma coisa, mas enfim...

Como o @ruimcosta já referiu, deves instalar o xampp, wamp, easyphp, etc.. um desses.

Depois, instalares por exemplo o Notepad++ que é um editor de código fonte.

Para comentar o que foi dito em relação ao Google: Se não há no Google, não existe. Mas penso que o teu problema está em saber pesquisar, e aconselho-te a "aprender" a pesquisar, porque isso é um bem precioso para um programador.

Por fim, se te queres tornar num programador e não numa simples pessoa que sabe fazer uns echos, umas funções, etc... então: trabalho, dedicação e empenho, não podem faltar.

Umbus

Antes de mais, existe aqui um membro que responde a este post, como percebe pouco da linguagem deve ter medo que este rapaz o ultrapasse a nivel de programação dai respostas tipo, a do google ou a do programar sozinho....

Resumidamente mas com tudo o que é necessário aqui vai:

Bem muito rapidamente, podes usar bloco de notas, a maioria que diz isso tem mania no rabo e nao faz nada, mas a verdade é que o pessoal que programa em php so usa outros programas por causa das cores, nesse caso aconcelho-te o notepad ++ ;).

Para saberes funções e etc, usa o site php.net, para aprenderes usa o w3 school.

Para usares o php no teu computador tens 2 hipoteses (que eu conheço e gosto), mais simples que instalar tudo a unha, primeira e o xampp, que para mim e o melhor, e o easy php tambem é muito bom :P

De resto e perderes tempo e testares muito o teu codigo, de resto lembra-te que o php é uma linguagem dedicada a web (se não estiveres a falar de php cli que se usa na linha de comandos), se quizeres fazer programas aconcelho-te a programar em c++ ou java que são linguagens muito boas para esse fim :)

Eu sou eu e eu sou aquele que sou eu...

falcan

Finalmente um resposta boa ... ufff obrigado ....

;) muito obrigado ja estava a perder as esperanças ...

é que tipo so acho uma coisa mal neste forum não exite zona de Tutorial ou aulas .... tipo já estive num que tinha tudo bem posto.... e quando uma pessoa queria começar a aprender so metia no forum ... onde esta tall coisa e alguem enviava um link .... mas muitas vezes não era presiso porque tinham nomes claros .... e as aulas eram desde o 0 até a parte basica depois cabia a uma pessoa continuar a procura .... aqui ja fui a procura de N palavras para ver se encontrava um tutorial ou uma aula de PHP ou de C++ e não encontrei ... so coisas mais avançadas ....

;) mas pronto ... de resto é brutal ;)

Muito Obrigado outra vez

mAiN_iNfEcTiOn

Antes de mais, existe aqui um membro que responde a este post, como percebe pouco da linguagem deve ter medo que este rapaz o ultrapasse a nivel de programação dai respostas tipo, a do google ou a do programar sozinho....

Gostei desse comentário :thumbsup: Ainda bem que não tens medo disso... :cheesygrin:

Resumidamente mas com tudo o que é necessário aqui vai:

Bem muito rapidamente, podes usar bloco de notas, a maioria que diz isso tem mania no rabo e nao faz nada, mas a verdade é que o pessoal que programa em php so usa outros programas por causa das cores, nesse caso aconcelho-te o notepad ++ ;).

Verdade... Há malta que tem mesmo mania que o notepad chega... Mas da minha perspectiva, o notepad++ so lhe dá cores... :)

AconSelho-te - falcan - o netbeans (versão PHP, para não andares aí a configurar coisas)... Além das 'cores', tem suporte para variadíssimas coisas, INCLUINDO CODE COMPLETION (que é uma maravilha para quem está a começar).

Para saberes funções e etc, usa o site php.net, para aprenderes usa o w3 school.

Resumidamente, googla e tal :cheesygrin:

Para usares o php no teu computador tens 2 hipoteses (que eu conheço e gosto), mais simples que instalar tudo a unha, primeira e o xampp, que para mim e o melhor, e o easy php tambem é muito bom ;)

Eu normalmente recomendo instalações MESMO à unha :) Porque não é assim tão difícil e fica como tu queres... mas o mais fácil é efectivamente usar o XAMPP ou o Easy PHP.

De resto e perderes tempo e testares muito o teu codigo, de resto lembra-te que o php é uma linguagem dedicada a web (se não estiveres a falar de php cli que se usa na linha de comandos), se quizeres fazer programas aconcelho-te a programar em c++ ou java que são linguagens muito boas para esse fim ;)

Eiiii !!! Eu gosto bastante de php-cli !!!! O meu sistema de criação de projectos (directórios e configurações) é feito em PHP e usa o PHP-CLI :|

E se fizeres algo verdadeiramente nativo, num futuro em que percebas  um pouco mais da coisa, investiga Roadsend - o compilador de PHP (semelhante ao hip-hop do facebook).

Abraço

ruimcosta

Umbus:

ntes de mais, existe aqui um membro que responde a este post, como percebe pouco da linguagem deve ter medo que este rapaz o ultrapasse a nivel de programação dai respostas tipo, a do google ou a do programar sozinho....

Por acaso, somente agora li o teu comentário. Realmente, dou a mão á palmatória, descobriste que tenho medo que saibam mais que eu, visto que por cada "comentário" que aqui coloco, faz com que a minha conta bancária aumente desmesuradamente de ar...

Provavelmente seguiste o meu conselho de procurares no Google, pois fui agora mesmo ao Google e pesquisei por PHP:

http://www.google.pt/#hl=pt-PT&source=hp&biw=1280&bih=856&q=php&oq=php&aq=f&aqi=g10&aql=&gs_sm=e&gs_upl=1203l1370l0l3l2l0l0l0l0l550l550l5-1&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.&fp=3f2b3f4f55f234a9

E não é que, para meu espanto verifiquei que em 1º lugar apareceu o php.net e em 6º lugar o w3schools?

Para usares o php no teu computador tens 2 hipóteses (que eu conheço e gosto), mais simples que instalar tudo a unha, primeira e o xampp, que para mim e o melhor, e o easy php tambem é muito bom

Não sei se leste desde o início, mas sim eu já tinha aconselhado a instalar o XAMPP e até como sou um tipo que gosta de partilhar o pouco que sabe, até já lhe tinha dito como criava o 1º ficheiro php... Imagina lá tu!

...se quizeres fazer programas aconcelho-te...

Agora uma dica: "Quizeres" é com S, ou neste caso com s.

E se pesquisares um pouquinho no fórum, sou um tipo que partilha, como já referi, o pouco que sabe, faz perguntas e comete gafes!

Último ponto, se precisares de ajuda e se eu puder, eu ajudo. "No hard feelings"