QuickFire Posted August 25, 2006 at 09:45 PM Report Share #46525 Posted August 25, 2006 at 09:45 PM Pois é meus amigos, alguém sabe a sensação de ter de deixar o computador ligado à noite quando este está no quarto? Cheguei mesmo à conclusão que tinha mesmo era de pôr WaterCooling! Como não tenho tempo (leia-se €€) decidi aproveitar um velho portatil que tinha cá para casa (Pentium III, 192Mb de RAM) que até é pequenino e silencioso e decidi fazer um server linux daquilo 🙂 Para isso usei ClarkConnect, uma distro que tinha ouvido falar à uns tempos numa grande thread da Techzone, e fiquei com uma excelente ideia daquilo 🙂 A distro tem várias versões entre elas algumas pagas por isso nota-se que tem uma qualidade já profissional 🙂 Fiz o download da version free que é a Home e lá fui eu para a aventura e instalei aquilo 🙂 A instalação correu sem problemas nenhuns e nem sei se os drivers estão todos... aquilo é um server só precisa de porta ethernet e pouco mais 😛 Agora vem o ponto forte desta distro... como distro de server que se tenha a honra desse nome esta não foge à regra de não ter sistema gráfico e é ai que o ClarkConnect sai uma agradavel surpresa 😛 É totalmente configuravel pela net ou seja quando inicias o server já tens uma página pronta para configurares a distro 🙂 Aqui vai um SS da minha 🙂 http://img407.imageshack.us/img407/7515/ssxg4.th.jpg Podem ver tem várias tabs e dentro de cada tab tem possibilidades geniais de configuração 🙂 Com tudo isto a funcionar meti também o Apache com PHP e MySQL (foi tudo feito automaticamente, bastou seleccionar na instalação 🙂 mais uma vez 5 estrelas neste aspecto também), meti uma partilha de Windows para poder partilhar as músicas com o resto da casa, e instalei o mldonkey, um programa com emule e torrents integrados que também funciona em web portanto ideal para isto 🙂 Optimo para deixar a fazer download de distros de Linux 😄 Recomendo isto a todos e principalmente para aqueles que querem estar seguros 🙂 Podem ter duas placas de rede e com isto fazer de firewall que na minha opinião (não testei contra nada ainda) é excelente, filtragem de conteudos menos próprios e etc... Resumindo porque esta thread já vai longa, adorei a distro e recomendo para quem quiser montar um servidor caseiro com muito potêncial 😄 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Triton Posted August 25, 2006 at 09:54 PM Report Share #46528 Posted August 25, 2006 at 09:54 PM Parece muito porreira, sou capaz de testar essa distro! 😁 <3 life Link to comment Share on other sites More sharing options...
skin Posted August 26, 2006 at 09:50 AM Report Share #46582 Posted August 26, 2006 at 09:50 AM Ya eu também vou sacar para instalar no meu que está todo desmontado Pentium III 500mhz 😛 128ram, disco de 8gb. . .ta ali a um canto todo desmontado por mim agora falta montar, que grande seca 😛 Podem sacar o ficheiro aqui: http://superdownloads.uol.com.br/linux/distribuicoes/distro83.html Our lives begin to end the day we become silent about things that matter - Martin Luther King Link to comment Share on other sites More sharing options...
QuickFire Posted August 26, 2006 at 10:18 AM Author Report Share #46586 Posted August 26, 2006 at 10:18 AM Ah! Convém dizer que para o que faz a distro é bastante pequenita e não precisamos de teclado para nada 😛 Eu para instalar pus um teclado USB no portatil, porque este tinha um problema no teclado "principal" que foi removido 😛 Ele nem precisava de ecrã mas não me apetece desmontar aquilo tudo 🙂 Para configurar podemos aceder à consola apartir de SSH ou pelo Webmin 🙂 Link to comment Share on other sites More sharing options...
skin Posted August 26, 2006 at 10:27 AM Report Share #46587 Posted August 26, 2006 at 10:27 AM Tenho umas dúvidas. Eu instalo tudo no meu computador antigo. Configuro tudinho. Depois é possível aceder a esse computador e alterar as cenas através deste (o meu pc normal) computador, que tem windows? A firewall vem integrada na distro?Se não qual aconselham a instalar? Anti-vírus, qual aconselham a instalar? E que outros programas podem dar jeito lá ter? Estou aberto a sugestões! Our lives begin to end the day we become silent about things that matter - Martin Luther King Link to comment Share on other sites More sharing options...
HecKel Posted August 26, 2006 at 10:33 AM Report Share #46590 Posted August 26, 2006 at 10:33 AM Tenho umas dúvidas. Eu instalo tudo no meu computador antigo. Configuro tudinho. Depois é possível aceder a esse computador e alterar as cenas através deste (o meu pc normal) computador, que tem windows? O acesso é via browser, como tal não existe "limitação" de Sistema operativo A firewall vem integrada na distro?Se não qual aconselham a instalar? Anti-vírus, qual aconselham a instalar?E que outros programas podem dar jeito lá ter? Estou aberto a sugestões! Firewall, é o IPTables muito provavelmente..., pelo browser deves conseguir configurar isso tudo sem problemas, no entanto se perferires instalar logo uma firewall, o firestarter é muito bacano, no entanto não sei como funciona com o CC, aliás, até suponho que o CC tenha já algo configurável pelo browser... Sobre o Anti-virus..., eu usava-o no pc e não no servidor, se tiveres mais computadores ligados ao servidor este teria de fazer o parse de todos os ficheiros que por lá passam o que iria tornar mais lento..., para o pc: avast 😛 abraços, HecKel Look Left Blog Link to comment Share on other sites More sharing options...
QuickFire Posted August 26, 2006 at 10:56 AM Author Report Share #46591 Posted August 26, 2006 at 10:56 AM O HecKel respondeu a quase tudo mas não precisas de instalar nenhuma firewall 🙂 Já vem uma instalada 😛 O firestarter que o HecKel referiu é apenas para "configurar" o IPTables e não correr no CC porque este não tem modo gráfico 😛 Podes configurar a tua firewall pelo browser na secção Network 😄 Para configurares é simples acedes a este endereço pelo teu computador: https://IP_DO_SERVER:81 🙂 Mais qualquer coisinha diz 😄 Link to comment Share on other sites More sharing options...
skin Posted August 26, 2006 at 11:05 AM Report Share #46592 Posted August 26, 2006 at 11:05 AM Estou agora a acabar de montar o computador vamos lá ver se está tudo direito 😛 dou mais feedback daqui a um bocado. EDIT O PC ficou montado direito à primeira 😛 depois instalei o ClarkConnect 3.2 Home Edition. Como o meu PC onde estou a montar o server é antigo tive de lhe instalar a net por USB e desta forma usei a única porta USB do meu novo modem Aolynk, que veio com o kit ADSL Clix 20mb. Agora estou com problemas, quero ligar-me ao servidor e nunca consigo lá entrar. Gostava que me pudessem explicar melhor como configurar o servidor de forma a conseguir entrar lá. Com os melhores comprimentos, Skin Our lives begin to end the day we become silent about things that matter - Martin Luther King Link to comment Share on other sites More sharing options...
Triton Posted August 26, 2006 at 06:21 PM Report Share #46637 Posted August 26, 2006 at 06:21 PM QuickFire, sabes como é que essa distro se compara com o IPCop? <3 life Link to comment Share on other sites More sharing options...
QuickFire Posted August 26, 2006 at 07:11 PM Author Report Share #46648 Posted August 26, 2006 at 07:11 PM Triton, não sei comparar as duas porque é mesmo a primeira vez que estou a ouvir falar dessa distro (desculpa a ignorância) 😛 Num futuro não muito proximo quando precisar de uma distro para servidor testo 🙂 Tive à procura de uma possivel comparação entre os dois no google mas não encontrei grande coisa 😛 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Triton Posted August 26, 2006 at 08:09 PM Report Share #46657 Posted August 26, 2006 at 08:09 PM OK, pensei que conhecesses porque a IPCop é muito famosa. Talvez teste num PC que tenho aqui. 😛 <3 life Link to comment Share on other sites More sharing options...
Guest id194 Posted August 26, 2006 at 08:12 PM Report Share #46661 Posted August 26, 2006 at 08:12 PM tabs as cores? ai que paneleirice... Link to comment Share on other sites More sharing options...
QuickFire Posted August 27, 2006 at 02:06 AM Author Report Share #46695 Posted August 27, 2006 at 02:06 AM tabs as cores? ai que paneleirice... Isto é que chamo um comment com qualidade no meio e com todo o sentido nesta thread... senti-me bem mais inteligente... ? As tabs têm cores e qual é o mal? Os recursos sou eu quem os gasta e guess what? São um meio excelente de separar as coisas mais eficazmente... Algum comentário pessoal faz por PM, não vale a pena fazer isso na thread 😛 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Guest id194 Posted August 27, 2006 at 03:44 AM Report Share #46700 Posted August 27, 2006 at 03:44 AM hey... acalma a passarinha fds... um gajo já não pode brincar... n precisas de levar mal. só tava no gozo contigo. Link to comment Share on other sites More sharing options...
skin Posted September 5, 2006 at 11:15 AM Report Share #48362 Posted September 5, 2006 at 11:15 AM Já tenho o meu sistema a bombar 😛 :P 😛😄 :D Agora vou comprar mais uma ram, uma fan de 80mm e uma fan de 120mm 😄 :D 😄 Thks QuickFire Mas agora tenho uma dúvida. Como é que meto lá os meus ficheiros? e como acedo remotamente a partir de um pc fora da rede? Our lives begin to end the day we become silent about things that matter - Martin Luther King Link to comment Share on other sites More sharing options...
pebat Posted September 29, 2006 at 12:31 PM Report Share #53679 Posted September 29, 2006 at 12:31 PM Em relaçao a meteres la o ficheiros deves ter que configurar o ftp ou melhor o server ftp que vem com a distribuiçao via o Browser ou via ssh pelo o que precebi... para ires vira ssh saca um programinha que o putty facilmente encontrado no google. metes o ip dessa makina que ele vai pedir-te o user e a password... Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts