Jump to content

ClarkConnect

QuickFire

Recommended Posts

Pois é meus amigos, alguém sabe a sensação de ter de deixar o computador ligado à noite quando este está no quarto? Cheguei mesmo à conclusão que tinha mesmo era de pôr WaterCooling!

Como não tenho tempo (leia-se €€) decidi aproveitar um velho portatil que tinha cá para casa (Pentium III, 192Mb de RAM) que até é pequenino e silencioso e decidi fazer um server linux daquilo 🙂

Para isso usei ClarkConnect, uma distro que tinha ouvido falar à uns tempos numa grande thread da Techzone, e fiquei com uma excelente ideia daquilo 🙂

A distro tem várias versões entre elas algumas pagas por isso nota-se que tem uma qualidade já profissional 🙂

Fiz o download da version free que é a Home e lá fui eu para a aventura e instalei aquilo 🙂

A instalação correu sem problemas nenhuns e nem sei se os drivers estão todos... aquilo é um server só precisa de porta ethernet e pouco mais 😛

Agora vem o ponto forte desta distro... como distro de server que se tenha a honra desse nome esta não foge à regra de não ter sistema gráfico e é ai que o ClarkConnect sai uma agradavel surpresa 😛

É totalmente configuravel pela net ou seja quando inicias o server já tens uma página pronta para configurares a distro 🙂 Aqui vai um SS da minha 🙂

http://img407.imageshack.us/img407/7515/ssxg4.th.jpg

Podem ver tem várias tabs e dentro de cada tab tem possibilidades geniais de configuração 🙂

Com tudo isto a funcionar meti também o Apache com PHP e MySQL (foi tudo feito automaticamente, bastou seleccionar na instalação 🙂 mais uma vez 5 estrelas neste aspecto também), meti uma partilha de Windows para poder partilhar as músicas com o resto da casa, e instalei o mldonkey, um programa com emule e torrents integrados que também funciona em web portanto ideal para isto 🙂 Optimo para deixar a fazer download de distros de Linux 😄

Recomendo isto a todos e principalmente para aqueles que querem estar seguros 🙂 Podem ter duas placas de rede e com isto fazer de firewall que na minha opinião (não testei contra nada ainda) é excelente, filtragem de conteudos menos próprios e etc...

Resumindo porque esta thread já vai longa, adorei a distro e recomendo para quem quiser montar um servidor caseiro com muito potêncial 😄

Ya eu também vou sacar para instalar no meu que está todo desmontado Pentium III 500mhz 😛 128ram, disco de 8gb. . .ta ali a um canto todo desmontado por mim agora falta montar, que grande seca 😛

Podem sacar o ficheiro aqui:

http://superdownloads.uol.com.br/linux/distribuicoes/distro83.html

Our lives begin to end the day we become silent about things that matter - Martin Luther King

Ah! Convém dizer que para o que faz a distro é bastante pequenita e não precisamos de teclado para nada 😛

Eu para instalar pus um teclado USB no portatil, porque este tinha um problema no teclado "principal" que foi removido 😛 Ele nem precisava de ecrã mas não me apetece desmontar aquilo tudo 🙂

Para configurar podemos aceder à consola apartir de SSH ou pelo Webmin 🙂

Tenho umas dúvidas.

Eu instalo tudo no meu computador antigo. Configuro tudinho.

Depois é possível aceder a esse computador e alterar as cenas através deste (o meu pc normal) computador, que tem windows?

A firewall vem integrada na distro?Se não qual aconselham a instalar? Anti-vírus, qual aconselham a instalar?

E que outros programas podem dar jeito lá ter?

Estou aberto a sugestões!

Our lives begin to end the day we become silent about things that matter - Martin Luther King

Tenho umas dúvidas.

Eu instalo tudo no meu computador antigo. Configuro tudinho.

Depois é possível aceder a esse computador e alterar as cenas através deste (o meu pc normal) computador, que tem windows?

O acesso é via browser, como tal não existe "limitação" de Sistema operativo

A firewall vem integrada na distro?Se não qual aconselham a instalar? Anti-vírus, qual aconselham a instalar?

E que outros programas podem dar jeito lá ter?

Estou aberto a sugestões!

Firewall, é o IPTables muito provavelmente..., pelo browser deves conseguir configurar isso tudo sem problemas, no entanto se perferires instalar logo uma firewall, o firestarter é muito bacano, no entanto não sei como funciona com o CC, aliás, até suponho que o CC tenha já algo configurável pelo browser...

Sobre o Anti-virus..., eu usava-o no pc e não no servidor, se tiveres mais computadores ligados ao servidor este teria de fazer o parse de todos os ficheiros que por lá passam o que iria tornar mais lento..., para o pc: avast 😛

abraços, HecKel

O HecKel respondeu a quase tudo mas não precisas de instalar nenhuma firewall 🙂 Já vem uma instalada 😛

O firestarter que o HecKel referiu é apenas para "configurar" o IPTables e não correr no CC porque este não tem modo gráfico 😛

Podes configurar a tua firewall pelo browser na secção Network 😄

Para configurares é simples acedes a este endereço pelo teu computador: https://IP_DO_SERVER:81 🙂

Mais qualquer coisinha diz 😄

Estou agora a acabar de montar o computador vamos lá ver se está tudo direito 😛 dou mais feedback daqui a um bocado.

EDIT

O PC ficou montado direito à primeira  😛 depois instalei o ClarkConnect 3.2 Home Edition.

Como o meu PC onde estou a montar o server é antigo tive de lhe instalar a net por USB e desta forma usei a única porta USB do meu novo modem Aolynk, que veio com o kit ADSL Clix 20mb.

Agora estou com problemas, quero ligar-me ao servidor e nunca consigo lá entrar. Gostava que me pudessem explicar melhor como configurar o servidor de forma a conseguir entrar lá.

Com os melhores comprimentos,

Skin

Triton, não sei comparar as duas porque é mesmo a primeira vez que estou a ouvir falar dessa distro (desculpa a ignorância) 😛

Num futuro não muito proximo quando precisar de uma distro para servidor testo 🙂

Tive à procura de uma possivel comparação entre os dois no google mas não encontrei grande coisa 😛

tabs as cores? ai que paneleirice...

Isto é que chamo um comment com qualidade no meio e com todo o sentido nesta thread... senti-me bem mais inteligente...  ?

As tabs têm cores e qual é o mal? Os recursos sou eu quem os gasta e guess what? São um meio excelente de separar as coisas mais eficazmente...

Algum comentário pessoal faz por PM, não vale a pena fazer isso na thread 😛

• 2 weeks later...

Já tenho o meu sistema a bombar 😛 :P 😛😄 :D

Agora vou comprar mais uma ram, uma fan de 80mm e uma fan de 120mm 😄 :D 😄

Thks QuickFire

Mas agora tenho uma dúvida. Como é que meto lá os meus ficheiros? e como acedo remotamente a partir de um pc fora da rede?

• 4 weeks later...