Jump to content
XsTeAl

numero de colunas e linhas

Recommended Posts

XsTeAl

Boas, tou a inicial em JavaScript e queria saber como posso fazer ao abrir uma pagina ter 2 prompt, uma a perguntar o numero de linhas e outra o numero de colunas, e no final aparecer como eu queria.. ja tenho este codigo mas aparece 5 linhas e 5 colunas, o erro sei onde esta mas nao tou a ver como o contornar

try{
	var x=prompt("Quantas linhas?", 5);
	var y=prompt("Quantas colunas?", 5);

document.write("<table border=\"1\">");

for(x=1;x<=5;x++){
		document.write("<tr>");
			for(y=1;y<=5;y++){
				document.write("<td> </td>");
				}
					document.write("</tr>");
				}
				document.write("</table>");
				}
				catch(err){
					alert(err);
					}

brunoais

Bom... é melhor começar por outro lado.

O document.write (e o writeln) devem ser evitados ao máximo. É algo que já se chegou à conclusão que afinal não é tão boa ideia.

É melhor usar o sistema de nodes.

Para criar um node: https://developer.mozilla.org/en/DOM/document.createElement

Para meter um node num outro node (por exemplo, meter um <td> dentro de um <tr> ou meter um <tr> dentro de um <table>): https://developer.mozilla.org/En/DOM/Node.appendChild

Para escrever dentro de um node podes usar a lógica:

HTMLnode.firstChild.data. Por exemplo:

tdNode.firstChild.data = ' ';

Outra coisa, com essa identação é muito complicado ler esse código. Vê se consegues corrigir isso.

Já agora:

Qual é o erro que ele indica?

"[Os jovens da actual geração]não lêem porque não envolve um telecomando que dê para mirar e atirar, não falam porque a trapalhice é rainha e o calão é rei" autor: thoga31

Life is a genetically transmitted disease, induced by sex, with death rate of 100%.

XsTeAl

Bom... é melhor começar por outro lado.

O document.write (e o writeln) devem ser evitados ao máximo. É algo que já se chegou à conclusão que afinal não é tão boa ideia.

É melhor usar o sistema de nodes.

Para criar um node: https://developer.mozilla.org/en/DOM/document.createElement

Para meter um node num outro node (por exemplo, meter um <td> dentro de um <tr> ou meter um <tr> dentro de um <table>): https://developer.mozilla.org/En/DOM/Node.appendChild

Para escrever dentro de um node podes usar a lógica:

HTMLnode.firstChild.data. Por exemplo:

tdNode.firstChild.data = ' ';

Outra coisa, com essa identação é muito complicado ler esse código. Vê se consegues corrigir isso.

Já agora:

Qual é o erro que ele indica?

como disse ainda estou na iniciacao, vou ler melhor sobre o que escreveste, simplesmente nao da erro, eu a testar meto por exemplo 2 linhas e 3 colunas e aparece sempre 5 linhas e 5 colunas, seja qual for o valor que meta, aparece sempre 5/5

useware

O problema está em usares as mesmas variáveis no ciclo for.

Experimenta:

try{
	var maxX=prompt("Quantas linhas?", 5); <-- corrigido
	var maxY=prompt("Quantas colunas?", 5); <-- corrigido

for(x=1;x<=maxX;x++){ <-- corrigido
		document.write("<tr>");
			for(y=1;y<=maxY;y++){ \\ <-- corrigido
				}
					document.write("</tr>");
				}
				}
				catch(err){
					alert(err);
					}

brunoais

Esse código ainda tem erros:

try{
	var maxX=prompt("Quantas linhas?", 5); <-- corrigido
	var maxY=prompt("Quantas colunas?", 5); <-- corrigido

for(var x=1;x<=maxX;x++){ //warning, x is not defined
		document.write("<tr>");
			for(var y=1;y<=maxY;y++){ // warning, y is not defined
				}
					document.write("</tr>");
				}
				}
				catch(err){
					alert(err);
					}

E tenta sustituir aqueles document.write por algo melhor. O javascript é uma linguagem direcionada a objetos e de cada vez mais está a ser dependente disso tratando cada tag como um objeto a que se podem aplicar muitas ações. Na realidade acho que só mantiveram o método write (e o writeln) por motivos de retro-compatibilidade. O mesmo digo em relação a variáveis não definidas. É uma má prática que o javascript permitia (e que agora já lança warning). Em códigos só um pouco mais complexos já são um problema enorme para saber se, num bloco, está-se a declarar uma variável nova ou a usar uma variável do exterior do bloco. Usando o var essa dúvida desaparece.

"[Os jovens da actual geração]não lêem porque não envolve um telecomando que dê para mirar e atirar, não falam porque a trapalhice é rainha e o calão é rei" autor: thoga31

Life is a genetically transmitted disease, induced by sex, with death rate of 100%.