Jump to content
Sign in to follow this  
Moneybag

Desenvolvimento Apps Iphone

Recommended Posts

Moneybag

Boas alguem aqui do forum já fez ou faz aplicações para iphone, ipad e ipod touch?

KTachyon

Sim.

“There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.”

-- Tony Hoare

Moneybag

O que me aconselhas para me introduzir na programação de apps para iphone?

Já tenho mac, agora tenho de instalar o xcode certo? já agora, o xcode vem logo com o simulador?

KTachyon

Sim. Se fores a http://developer.apple.com e te registares podes sacar de lá a versão mais recente do XCode 3 (ou se tiveres conta de developer iOS - paga - podes sacar o XCode 4 gratuitamente). Ambos vêm com o simulador.

“There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.”

-- Tony Hoare

Moneybag

ok, quanto a programação, a minha principal linguagem de programação é C#, qual é a linguamgem que devo aprender para programar na plataforma xcode?

KTachyon

A linguagem de base é o Objective-C, e essa vais sempre necessitar nem que seja só para implementares os controladores. De resto, também podes utilizar C e C++.

-- Tony Hoare

ricardo202020

A linguagem de base é o Objective-C, e essa vais sempre necessitar nem que seja só para implementares os controladores. De resto, também podes utilizar C e C++.

boas estive a dar uma vista de olhos nas tuas indicações, reparei que dizes que se pode utilizar o C ou C++, sinto-me à vontade com as duas linguagens.

Será que podias me indicar um tutorial como posso utilizar estas linguagens no cocoa?

Tipo: ao pressionar um botão apresentar na text box "hello wordl", penso que fazes isso aqui num instante, caso nao seja incomodo (só para eu ter uma ideia). A ideia que tenho é que pelo cocoa apenas se usa Objective - C

sei que o método da classe iria ser:

void primabotao(){

cout<<"Hello World!!!"<< textbox << endl;

}

ignorando a declaração das variaveis e assim...

ALLTECH.PT

KTachyon

Repara que, quando estás a escrever para a consola (coisa que não é visível numa aplicação móvel), estás a escrever com notação C:

NSLog(@"Hello World");
NSLog(@"You tapped %d times!", tapCounter);

Ou seja, tu em Objective-C podes escrever C (e agora C++).

Agora, o que estás a fazer aí já faz parte do controlador, que tem que ser definido em Objective-C, mas nada te impede de chamares funções escritas em C ou C++ lá dentro:

(IBAction) buttonPressed: (id) sender {
    c_function();
    cpp_function();
}

-- Tony Hoare

ricardo202020

Repara que, quando estás a escrever para a consola (coisa que não é visível numa aplicação móvel), estás a escrever com notação C:

NSLog(@"Hello World");
NSLog(@"You tapped %d times!", tapCounter);

Ou seja, tu em Objective-C podes escrever C (e agora C++).

Agora, o que estás a fazer aí já faz parte do controlador, que tem que ser definido em Objective-C, mas nada te impede de chamares funções escritas em C ou C++ lá dentro:

(IBAction) buttonPressed: (id) sender {
    c_function();
    cpp_function();
}

Muito bom,

era exactamente isso que estava na minha duvida. Assim basta-me aprender a sintaxe do Objective - C, que o resto fica mais fácil. Aconselhas algum livro, ou sebenta para ver a sintaxe? Para já, quando surge alguma duvida tenho visto aqui: https://developer.apple.com/library/ios/navigation/index.html não encontrei melhor ainda, que achas?

Muito obrigado KTachyon

ALLTECH.PT

KTachyon

Eu não tenho nenhum livro específico para a sintaxe, até porque não é uma coisa assim tão complexa. Os livros que comprei foram apenas para complementar o conhecimento na funcionalidade que se obtém do iOS que não existe no Mac OS X, porque eu já desenvolvia para Mac OS X antes de aparecer o iPhone.

Mas se queres mesmo um livro, eu sugiro que pesquises pelos da O'Reilly, que costumam ser bastante bons.

-- Tony Hoare