Jump to content
amvm

xml unable to parse schema file

Recommended Posts

amvm

Boas.... esta-me dando o erro "unable to parse schema file" quando tento validar validar um ficheiro xml pelo ficheiro xsd construido.

Os cabeçalhos dos ficheiros xml e xsd sao, respectivamente:

<?xml version="1.0" encoding="ISO-8859-1"?>
<?xml-stylesheet type="text/xsl" href="xsdTrabalho.xslt"?>
<Hospitais xmlns:xsi="http://www.w3.org/2001/XMLSchema-instance" xsi:noNamespaceSchemaLocation="xsdTrabalho.xsd" id="1" >	

<?xml version="1.0" encoding="ISO-8859-1"?>

<xs:schema xmlns:xs="http://www.w3.org/2001/XMLSchema"  elementFormDefault="qualified"  attributeFormDefault="unqualified">

se alguem puder ajudar agradecia :/

cumps

Rui Carlos

Com a informação que dás é difícil saber qual é o problema. Podes colocar aqui os ficheiros completos? Qual é o software que estás a usar?

amvm

então como meto de modo a poder repetir várias vezes?

<xs:simpleType name= "TGrauParentesco" >

<xs:element name="nomeFamiliar" type="xs:string" maxOccurs="unbounded" />

<xs:element name="nomeDoenca" type="xs:string" maxOccurs="unbounded"/>

</xs:simpleType>

assim?

amvm

o objectivo é fazer uma ficha hospitalar de pacientes que contenha esse tipo de informação. O problema persiste. Quando vou a validar o ficheiro xml diz "unable to parse schema file"

Rui Carlos

Com os seguintes conteúdos não obtive nenhum erro:

EDIT: a pedido do autor do tópico, foi removido o código (excepto a parte que foi corrigida).

<xs:complexType name= "TGrauParentesco" >
        <xs:sequence maxOccurs="unbounded">
            <xs:element name="nomeFamiliar" type="xs:string" />     
            <xs:element name="nomeDoenca" type="xs:string" />       
        </xs:sequence>
    </xs:complexType>

amvm

obrigada :D funcionou!!

Olha será muito pedir que apagues o codigo? é um trabalho de escola e nao desejava nada que alguém me copiasse :S

agradecia a atenção se possivel.

cumps

Rui Carlos

Algumas notas:

- Apaguei a maioria do código, mas se alguém copiasse, o fórum permitia-te mostrar facilmente que tu eras o autor original (de referir que quem usar um leitor de feeds para seguir o fórum pode ter acesso ao código apagado);

- Não sei que software estás a usar, mas há editores que te permitem detectar facilmente os erros (em vez de dizerem simplesmente "xml unable to parse schema file"), como o Oxygen ou o XMLSpy (pagos, mas com trial);

- O formato do XML não me parece grande coisa... Os "sim"/"não" não fazem muito sentido. Podias removê-los, e ficaria a tag anterior vazia em vez de ter "não", ou uma lista de items em vez de "sim"+lista de items. O grau de parentesco também não me parece estar muito bem... Devias ter um "item" (ou parecido) à volta de cada par nomeFamiliar/nomeDoenca.

amvm

Boas... obrigada pelos conselhos. Mas olha em relação aos sim/não como é que depois identifico o facto de esse paciente ter ou nao uma dada doença? o mesmo acontece com o gau de parenteco... Neste caso o grau de parentesco até poderia ser colocado como atributo não? Em relação aos sim/não nao tenho ideia como resolver.

ps: agredeço o facto de ter apagado o código ;)

cumps

Rui Carlos

Relativamente ao sim/não saberias que era não se não houvesse conteúdo.

A ideia era em vez de

<list><nao></nao></list>

ter

<list/>

E em vez de

<list><sim><item>...</item><item>...</item></sim></list>

ter

<list><item>...</item><item>...</item></list>

Fazer do grau de parentesco um atributo parece-me uma boa ideia.

amvm

Mas assim resolvo o problema de saber se vou ter ou não doenças (por doenças)? O item significa que por exemplo: tem alguma doença? se sim então mete lá :

<item>asma</item>

se não tiver nada meto... o item terá de ser neste caso "nao obrigatorio" e pode-se repetir varias vezes certo?

ou então o item conter a palavra não:

<item>não</item>

cumps

Rui Carlos

Sim, o item poderia aparece 0 ou mais vezes. Se não aparecesse, é porque não havia doenças.

O item conter a palavra "não" é o tipo de solução que nunca deves usar em XML. Esse tipo de informação seria no máximo uma tag (como tu tinhas). O meu ponto é que neste caso nem das tags sim/não precisas.

Não sei como é que vais usar o XML, mas em XSLT poderias verificar se a resposta é não através do teste not(historialClinicoPaciente/doencas/item).

amvm

Bem eu ainda nao dei xslt mas a partir daí tbm vejo a melhor solução ;) muito obrigado pela ajuda!

cumprimentos

amvm

Funcionou... Tenho de meter obrigatoriamente atributos fixos e opcionais. Até que ponto os que conseguirei implementar nesta "aplicação"?. Não tenho uma noção muito nitida de atributo fixo e os exemplos qque encontrei na net também não me ajudara muito :/

Rui Carlos

É difícil de avaliar isso sem ter uma perspectiva global sobre o ficheiro. Mas não acho muita piada a tags com atributos com o mesmo nome (data). Também não sei até que ponto fará sentido ter consultasExternas como tag, e oftalmologia como texto (mas isto é difícil de avaliar sem ter uma visão global do problema).

amvm

Tipo eu pensei em dividir a tag consultas em consulta externa e consulta de serviços de urgencia, visto que fui ao portal de saude e tinha isso, e cada uma delas tinha um preço pré-definido (daí meter como atributo fixo)... Em relação á data foi mais uma maneira que arranjei de meter outro atributo, mas sempre posso meter como elemento, como te digo, não sei.

<xs:complexType name="TConsultas">
        <xs:sequence>
            <xs:element name="consultaExterna" type="TListagemConsultasExternas" minOccurs="0" maxOccurs="1" />
		<xs:element name="consultaServicosUrgencia" type="TListagemConsultasUrgencia" minOccurs="0" maxOccurs="1"/>

<xs:complexType name="TListagemConsultasUrgencia">
            <xs:element name="Data" type="TItemConsultas" maxOccurs="unbounded"/>
	  <xs:attribute name="preco" type="xs:decimal" fixed="9.40"/>

<xs:complexType name="TListagemConsultasExternas">
            <xs:element name="Data" type="TItemConsultas" maxOccurs="unbounded"/>
	  <xs:attribute name="preco" type="xs:decimal" fixed="4.50"/>

<xs:complexType name="TItemConsultas">
            <xs:element name="item" type="xs:string"  maxOccurs="unbounded"/>
	  <xs:attribute name="data" type="xs:date" use="required"/>

O meu objectivo era

<consultas>
						<consultaExterna preco="4.50">

<item data= "2010-02-04">
							    Oftalmologia
							</item data= "2011-02-06">
							    Alergologista
							</item>

</consultaExterna>

<consultaServicosUrgencia preco="9.40">

</consultaServicosUrgencia>
					</consultas>
                        <cirugias>

... Ter vários items e cada um tinha  a Data, ou então o caso de o paciente nunca ter ido a uma consulta Externa ou a uma consulta de servicos de urgencia. Mas bem, nao tou a conseguir fazer isso! -.-

cumps