Jump to content
t0ze

Melhor metodo de upload de ficheiros

Recommended Posts

t0ze

Bom dia,

Dado que a minha experiência com upload de ficheiros e toda a lógica/performance/limitações que isso compreende, gostaria de vos perguntar da vossa experiência:

A) fazer upload de ficheiros para um campo binário na base de dados (guardar ficheiros em base de dados)

B)Guardar ficheiros em pastas no servidor.

As minhas dúvidas em relação à opção A) são;

As bases de dados mysql desses servidores gratuitos por aí, aceitam campos deste tipo?

Este método pode tornar o carregamento mais lento em comparação com a opção :thumbsup: ?

Em relação à opção :P

Imaginemos que tenho o ficheiro.jpg numa pasta de servidor, e imaginemos que vou fazer upload de um ficheiro de conteúdo diferente mas com o mesmo nome (ficheiro.jpg). Como é que este tratamento pode ser feito?

Obrigado,

Para já é só.

IvanGS

o melhor método é guardares o nome da imagem na DB tipo ficheiro.jpg e ao fazer o echo para mostrares a imagem metes o caminho...

em relação ao tipo de ficheiro, podes ir buscar os últimos 3 dígitos e ver se corresponde a jpg, png, gif o que quiseres...

t0ze

Ok, então guardar o caminho do ficheiro em base de dados e fazer o upload para uma pasta do servidor. Em relação ao tipo de ficheiro, nas propriedades do form de upload conseguimos "sacar" o filetype do ficheiro introduzido?

Desculpa a insistência, mas continuo com a mesma dúvida. Se o utilizador fizer o upload de um ficheiro com o mesmo nome e extensão de um que já existe no servidor. Vai haver um ficheiro(2).jpg ou algo assim. Estou a complicar ?

IvanGS

boa solução, metes tu um nome no upload em vez de ser o que o cliente fez o upload tipo a imagem vem assim ficheiro.jpg e tu metes-la assim 342102_nomedoclietne.jpg

asworm

crias uma espécie de ID que guardas na base de dados.... e incrementas conforme a necessidade...

Got it?

t0ze

@IvanGS Ok, parece me bem. Obrigado.

@asworm sim, estava a pensar em fazer mais ou menos assim, obg.

Portanto, a pratica comum é a de enviar os ficheiros para o servidor e guardar os caminhos em BD?

Cumpz

Lfscoutinho

Boas,

Como já foi dito o que deves fazer é guardares o nome da imagem na base de dados e fazer upload da imagem para o servidor.

Para evitares nomes iguais, podes e deves "encriptar" o nome + a data actual com MD5().

mAiN_iNfEcTiOn

Para evitares nomes iguais, podes e deves "encriptar" o nome + a data actual com MD5().

Na realidade sugeria o seguinte:

$filename = "teste.txt";
$info = pathinfo($filename);
$filename = uniqid(time()) . '.' . $info['extension'];

Assim gera um id unico, com o timestamp como prefixo do nome....

Se o ficheiro for para download, aconselhava também a efectuar a criação de um md5 do tamanho do ficheiro como CHECKSUM e disponibilizá-lo para o utilizador poder verificar se o download foi efectuado com sucesso (à imagem das distros de linux, por exemplo).

asworm

Boas,

Como já foi dito o que deves fazer é guardares o nome da imagem na base de dados e fazer upload da imagem para o servidor.

Encriptar o nome do ficheiro para quê??? se é para os utilizadores enviarem para lá ficheiros é bom que estes sejam acesseveis não???

Got it?

mAiN_iNfEcTiOn

Encriptar o nome do ficheiro para quê??? se é para os utilizadores enviarem para lá ficheiros é bom que estes sejam acesseveis não???

O "encriptar" (termo correcto é cifrar) do nome não serve para colocar um ficheiro inacessível... Serve sim para garantir (dependendo de como o nome é encriptado) que o nome é único...

Por exemplo:

# Nome original
$filename_original = "nome_do_ficheiro_original.txt";

/*
Imagina que tu já tinhas um ficheiro na pasta chamado nome_do_ficheiro_original.txt...

... não poderias fazer upload porque senão irias fazer overwrite certo? ...

O ideal é gerar um nome único:
*/
$filename_unico = md5(date('YmdHis')) . '.txt';

# E porque é que é único ? Porque a função md5() - que serve para 'encriptar'/cifrar 
# uma palavra - está a usar a data  - no formato 20110517183311 (ao momento da escrita) - para gerar algo unico... 

# Imagina que usavas sempre a mesma palavra:
$filename_unico = md5('sempre_a_mesma_palavra');

# O resultado seria sempre o mesmo.... portanto nao seria nada unico....
# Se usares a data (ao segundo) ou o timestamp ( time() ) vais ter sempre uma palavra cifrada diferente....
# Mas o mesmo se passaria se só usasses o timestamp  Portanto:
$filename_unico = time() . '.txt'; # É unico à mesma maneira 

# Nota: se estivermos a falar de um upload de multiplos ficheiros simultaneamente, o processo pode ser processado
# no mesmo segundo.... eu recomendo o uso do método que referenciei no último post... ou seja, usando a uniqid()

Abraço

apocsantos

Boa tarde,

Tendo em conta que é complicado filtrar de forma 100% fiável o tipo de ficheiro eu optaria por guardar o ficheiro num directório fora do web root, ou criar um directorio dentro do webroot e limitar o acesso do apache ao directório.

Aqui fica um link de um bom documento sobre este tema: http://www.scanit.be/uploads/php-file-upload.pdf, espero que ajude.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

IvanGS

ou podias gravar os caminhos nu ficheiro PHP que estivesse dentro de uma pasta com um htacess

mAiN_iNfEcTiOn

Boa tarde,

Tendo em conta que é complicado filtrar de forma 100% fiável o tipo de ficheiro eu optaria por guardar o ficheiro num directório fora do web root, ou criar um directorio dentro do webroot e limitar o acesso do apache ao directório.

Aqui fica um link de um bom documento sobre este tema: hhttp://www.scanit.be/uploads/php-file-upload.pdf, espero que ajude.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

:D Obrigado apocsantos :D :D Irei ler esse .pdf... No entanto, e permite-me a correcção... tens um "h" a mais no endereço :D :D

Lfscoutinho

Boa tarde,

Aqui fica um link de um bom documento sobre este tema: hhttp://www.scanit.be/uploads/php-file-upload.pdf, espero que ajude.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

Muito bom realmente. Não estive a ver detalhadamente, mas do que vi... não sabia que era possível mudar o header de um ficheiro. Como é que isso é feito !? (Só por curiosidade)

mAiN_iNfEcTiOn

Após ter lido o documento - e embora considere que tens razão - a verdade é que aquele documento cobre todos os aspectos negativos do upload.... mas não indica sumariamente uma maneira correcta.

Eu elaborei um tutorial sobre upload de ficheiros à uns tempos noutro fórum (se não for permitido, digam ou removam... não sei se é), aqui: http://portugalcode.com/index.php/topic,2296.0.html

Embora não esteja colorido (isso dantes tinha Geshi agora não tem) eu acho que está bastante completo....

No entanto apocsantos, o tut não coloca os ficheiros numa directoria fora do DOCUMENT_ROOT ... Mas para upload de imagens a serem usadas no site, ou seja para serem visualizadas por todos... Não faz sentido ter um script php a controlar o acesso se toda a gente pode ter acesso... faz sentido sim controlar quais as extensões que são usadas.

( E uma boa configuração do servidor :D )

Sem falar que com uma boa protecção CSRF (que no fundo é básica, é gerar um token guardar na sessão e passá-lo por hidden field... se for igual dos dois lados, é válido).... e puff la se vai o script a aceder directamente ao upload.php :D

apocsantos

Boa noite,

Eu apenas coloquei o link para o documento, porque na altura em que o li e no contexto me pareceu útil. Não o considero a "derradeira solução", mas sim uma apresentação de algumas situações que me pareceram pertinentes neste tópico.

Fico a aguardar o tutorial, pois gosto sempre de ler, e  ler nunca é demais.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"