Jump to content
thoga31

MenuStrip desaparecido, mas não desaparecido...

Recommended Posts

thoga31

Boas, pessoal.

Aconteceu-me algo muito estranho enquanto fazia o meu programa em VB.NET (2008).

Estava muito bem a fazer uma experiência num Panel e numa PictureBox, quando, subitamente, o VB mete-se a processar algo, a Form1 desaparece, o programa (VB) deixa de responder, e, subitamente, volta a dar resposta, a Form1 volta a aparecer, mas com um pequeno grande problema.

O MenuStrip da minha Form1 estava sem os menus que já tinha programado. Sempre que a seleccionava, a MenuStrip mostrava a Combo de opções para fazer menus.

O mesmo se passou na StatusStrip. Tinha uma Label e uma ProgressBar, e ambas desapareceram.

Fui verificar, então, o código da Form1 para ver se as mais de 50 linhas de código associadas tinham desaparecido ou estavam a dar erro pelos menus e os componentes terem "desaparecido".

Milagre - o código está lá, assumindo que os menus e a Label e a ProgressBar ainda existem!

Consigo fazer o Debug e fazer o Build do projecto, e não acusa que o código está programado para lidar com eventos desses componentes que agora não os vejo.

Verifiquei tudo quanto é sítio, e não estão invisíveis, nem nada que se pareça.

Desapareceram, mas, segundo o código, existem.

Só consigo elaborar uma questão: WTF? 😲

Cumpz,

thoga31

Knowledge is free!

thoga31

Rebuild?

Queres sugerir o quê? Refazer o MenuStrip e a StatusStrip?

É a única solução que estou a ver à vista, mas estou altamente intrigado, porque o VB está a compilar tudo assumindo que estes componentes existem. Reconstruir tudo, no fim de compilado, não será mais que um duplicado - o novo é compilado, e o velho que não vejo também! :dontgetit:

Knowledge is free!

Andrepereira9

O Rebuild devia de ser ao rebuild ao projecto. Voltar a compilar tudo.  ;)

Já experimentas-te ver se no ficheiro Form1.Designer.vb, o código dos desaparecidos não está como comentário??

A informática chegou para resolver problemas que antes não existiam

Quem ri por último é porque está conectado a 52 Kbs.

thoga31

O Rebuild devia de ser ao rebuild ao projecto. Voltar a compilar tudo.  ;)

Ui, quantas vezes já o fiz. Não vale a pena mais! A MenuStrip e a StatusStrip continuam lá, mas sem componentes nenhuns, e o código a dizer que eles existem. :P

Já experimentas-te ver se no ficheiro Form1.Designer.vb, o código dos desaparecidos não está como comentário??

Qual comentário qual quê? :)   Está lá tudo! Certinho, direitinho! Como se nada tivesse acontecido! :cheesygrin:

Knowledge is free!

thoga31

que coisa mais estranha... eu teria sugerido o que o andre disse mas visto que nao é a solução.

Tenta isto:

Cria um novo projecto e copia para lá os files da form em que estavam os menus. vê se dá...

Estranhíssimo ;)

Estou a ver que é a única solução. O que me vale é que tenho o backup do último executável (Release) estável, pelo que me consigo "lembrar" da estrutura da MenuStrip e da StatusStrip.

Mas isto está-me a intrigar bués... 😲

Knowledge is free!