Jump to content
Blick

Visual Basic com DB9/RS232-Ajuda! - Resolvido

Recommended Posts

Blick

Boa tarde, tenho um programa feito em visual basic para comunicar pela porta série com um microprocessador.

Neste momento consigo clicar em vários botões e enviar diferentes caracteres, e consoante os caracteres recebido o microprocessador fazer coisas diferentes.

O meu problema está no receber dados do microprocessador.

O programa do microprocessador também fui eu que o fiz e o problema não estará lá porque eu se fizer ligação com o hyperterminal recebo tudo correctamente.

Fiz então o seguinte código para receber as strings e as mostrar numa  textbox:

Dim valor As String

Private Sub TextBox1_TextChanged(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles TextBox1.TextChanged
        If (SerialPort1.IsOpen = True) Then
            Do
                SerialPort1.DiscardNull = True
                valor = SerialPort1.ReadExisting()
                TextBox1.Text = valor
                SerialPort1.DiscardInBuffer()
            Loop
        ElseIf (SerialPort1.IsOpen = False) Then
            TextBox1.Text = "Não existe comunicação!"
        End If

O que acontece é que se do microprocessador fizer um printf apenas de um caracter, eu recebo o valor decimal desse caracter da tabela ascii.

Se eu enviar mais que um caracter o programa não crasha não dá erro nada, simplesmente empanca e tenho de ir ao taskmanager obriga-lo a fechar.

Já fiz milhões de testes não sei mais que fazer :P

gadelhas

Viva;

Uma das coisas que deverias ter nesse loop, era um DoEvents().

Outra coisa que podes experimentar, é isto;

TextBox1.Text = valor.ToString()

em vez do

TextBox1.Text = valor

Também não era mau colocares aqui o código do micro!

Abraço Gadelhas

jpaulino

PS:Pensei que este forum tinha mais participação.

Nem todos têm conhecimentos em determinados temas ... mas vê a participação em outras questões ;)

Ainda por cima a questão é de .NET e colocaste em Visual Basic Classico (VB6 ou versões anteriores), e tiveste uma resposta no mesmo dia, em menos de duas horas, à qual nada disseste.

Não estás a ser ingrato? Eu acho que estás a ser MUITO ingrato.

Mas já agora, podes partilhar com os outros qual a solução do problema, que deve ser algo relacionado com a saida do ciclo infinito que criaste (Do ... Loop)

Blick

Sim, o erro foi meu então pela má colocação do tópico.

Peço desculpa.

Mas é que eu andava á volta daquilo e não conseguia resolver, estava um bocado chateado, e possivelmente fui injusto.

A solução foi retirar o loop, e coloquei um botão especifico apenas para fazer a leitura.

Agora aquilo lê é tudo, agora tenho de arranjar maneira de restringir o que lê, e o tamanho.

Eu sempre programei C, ando a aprender Basic por necessidade de apresentar um ambiente mais gráfico, qualquer ajuda é bem vinda ;)

jpaulino

Sim, o erro foi meu então pela má colocação do tópico.

Peço desculpa.

Na boa ;)