Jump to content
masterkorp

Trabalhar para um empresa do estrangeiro em Portugal

Recommended Posts

masterkorp

Bom dia,

Eu estou a trabalhar na empresa The rubyists,  (https://github.com/rubyists), tenho até ao momento feito freelancing. Vou agora começar a tempo inteiro. Eu gostava de saber se alguém aqui na mesma situação que eu. Qual a papelada que tenho que me preocupar ? Sendo isto uma empresa descentralizada, com membros em várias partes do mundo. Muitos deles tiveram que arranjar papelada para descontar e trabalhar legalmente. Qual será a situação em Portugal ? Com um bocado de sorte nem será possível :S

Qualquer dica, ou onde me informar é agradecida !

Cumprimentos,

Alfredo Palhares

bubulindo

No que toca a receber impostos... acredita que se não for possível ainda, eles abrem uma excepção.

Mas, e não me crucifiquem por sugerir isto, porque não pedires para a empresa te inscrever no país de origem dela e depois pedires os impostos de volta (não funciona nalguns países) com base na justificação de não residires lá?

A empresa não estaria disposta a isso? (saíria mais caro para eles... )

Se isto for possível, dá-te algum "rendimento extra", mas tira-te todas as seguranças que o Governo Português te possa oferecer em termos de segurança social, seguro de saúde, etc... basicamente, não ias estar a pagar impostos a ninguém para nada (isto não é exactamente legal) mas terias de tratar tu do teu seguro de saúde e poupança reforma. Nunca calculei exactamente qual seria o vencimento necessário para este esquema valer a pena, mas para salários elevados, vale e bem a pena.

E se quiseres tornar isto legal (mas moralmente discutível), podes sempre passar os 91 dias em Portugal para estares livre de impostos, menos de 180 em Espanha e tinhas de descobrir outro poiso para os restantes 3 meses...

Também nunca pesquisei como seria controlado pelas finanças onde estiveste uma vez que não há selos de entrada/saída dum país europeu no passaporte e um bilhete de avião não prova nada. :\

Outra alternativa, seria criares uma empresa e forneceres um serviço ao teu empregador. Assim creio que funcionaria, mas deve ser mais carote.

O ministério das Finanças, ou numa repartição de finanças será o melhor sítio para te informares, mas não aceites imediatamente o que eles dizem... um contabilista ou um advogado pode saber (e será bem provável que saibam) mais sobre isto. Por isso tenta procurar mais que uma fonte.

include <ai se te avio>

Mãe () {

}

M6

O melhor é aconselhares-te com as finanças.

Se a empresa não tem sede/sucursal em Portugal de certo haverá uma lei que regula essas situações, que não são tão incomuns quanto isso.

Se não estou em erro, a Jato Dynamics é uma empresa inglesa que opera assim em Portugal, são duas ou três pessoas e não têm sequer escritório, as pessoas trabalham em casa.

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

masterkorp

Já falei com um gabinete contabilístico, ela disse-me que não era possível fazer sem a empresa ter uma filial cá. Mas eu acho que não percebia muito ( é daquelas que começa a falar antes de tu acabares o que tens a dizer). Vou me tentar informar no gabinete das finanças.

masterkorp

O melhor é aconselhares-te com as finanças.

Se a empresa não tem sede/sucursal em Portugal de certo haverá uma lei que regula essas situações, que não são tão incomuns quanto isso.

Se não estou em erro, a Jato Dynamics é uma empresa inglesa que opera assim em Portugal, são duas ou três pessoas e não têm sequer escritório, as pessoas trabalham em casa.

Já agora não tens o contacto da empresa, ou ate de uns dos trabalhadores ? Esclarecia as minhas dúvidas com alguém "que não me queira comer o caco".

M6

Já agora não tens o contacto da empresa, ou ate de uns dos trabalhadores ? Esclarecia as minhas dúvidas com alguém "que não me queira comer o caco".

Por uma questão de ética profissional, que certamente compreendes, não irei divulgar os contactos.

Mas não é difícil encontrar os contactos nacionais da Jato Dynamics, basta procurar...

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

masterkorp

Por uma questão de ética profissional, que certamente compreendes, não irei divulgar os contactos.

Mas não é difícil encontrar os contactos nacionais da Jato Dynamics, basta procurar...

Claro que compreendo, desculpa e obrigado.