Jump to content
nelgaio

DataGridView

Recommended Posts

nelgaio

Boas :P

Esta janela:

Queria visualizar os alunos já criados ( foi criado na BD ), que já está a dar. Mas tentei criar um novo a partir aqui desta form e não está a aparecer.

Alguém sabe porque? 😲

nelgaio

Tipo eu consigo visualizar os alunos que estão na tabela, mas queria adicionar um novo com vês na imagem. Possivelmente falta algum código para isso, não faço ideia xD

Andrepereira9

Estás a preencher o datagrid, á mão ou por wizards

Meteste algum código no botão para guardar os dados?

A informática chegou para resolver problemas que antes não existiam

Quem ri por último é porque está conectado a 52 Kbs.

bioshock

Não falta código nenhum (a menos que tenhas eliminado) pois quando transportas a DataGridView do Data Source ele cria-te automaticamente os DataBindings (que é o que tens no topo do form).

Para criares um registo clicas na imagem "+", preenches como bem entenderes e de seguida clicas na imagem "save".

Se não fizeste nada em relação ao código, isso tem que funcionar :P

nelgaio

Não dá, deve estar alguma coisa mal de certeza :wallbash:

Private Sub Alunos_Load(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles MyBase.Load
        'TODO: This line of code loads data into the 'PapDataSet.Login' table. You can move, or remove it, as needed.

Me.MdiParent = Form

Dim myConnectionString As String = _
                "Provider=Microsoft.ACE.OLEDB.12.0; Data Source=" & Application.StartupPath & "\pap.accdb"
        Dim query As String = "SELECT * FROM aluno"

Dim DataAdapter As New OleDbDataAdapter(query, myConnectionString)
        Dim MyData As New DataSet
        DataAdapter.Fill(MyData, "aluno")

Me.AlunoDataGridView.DataSource = MyData.Tables("aluno")

'TODO: This line of code loads data into the 'PapDataSet.aluno' table. You can move, or remove it, as needed.
        Me.AlunoTableAdapter.Fill(Me.PapDataSet.aluno)

End Sub

nelgaio

Então e para o DataGridView o que tenho de fazer?

Na tua opinião, seria melhor fazer tudo à mão?

bioshock

Sim. Aprendes muito, mas muito mais e fazes algo fundamental, percebes o que estás a fazer ;)

Não percebi a primeira pergunta.

nelgaio

Sim. Aprendes muito, mas muito mais e fazes algo fundamental, percebes o que estás a fazer ;)

Não percebi a primeira pergunta.

Achas que me consegues dar uma ajudita então? :P

nelgaio

Em quê? Já te dei um link onde tens tudo o que precisas :P

Não tinha reparado ;)

Vou ver o que consigo fazer. Para mostrar os dados será melhor em que? Numa ListBox?

nelgaio

Quando introduzo os dados, tipo nome, idade, morada, etc. Tenho de ter alguma coisa para a chave-primária? É que eu adiciono o aluno, ele diz que adicionou mas não aparece nada na BD :wallbash:

Andrepereira9

Boas

Mostra o código.

Tens de ter algo mal  :thumbsup:

A informática chegou para resolver problemas que antes não existiam

Quem ri por último é porque está conectado a 52 Kbs.

nelgaio

Private Sub Button1_Click(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles Button1.Click
        Try
            Dim ConnectionString As New OleDbConnection("Provider=Microsoft.ACE.OLEDB.12.0; Data Source=" & Application.StartupPath & "\pap.accdb")
            Dim query As String = "INSERT INTO aluno([id_aluno], [nome], [idade], [morada], [ano_nascimento], [saldo_cartao], [telefone]) VALUES (@id_aluno, @nome, @idade, @morada, @ano_nascimento, @saldo_cartao, @telefone)"

Dim command As New OleDbCommand(query, ConnectionString)

command.Parameters.Add("@id_aluno", OleDbType.VarChar).Value = IDTextBox.Text
            command.Parameters.Add("@nome", OleDbType.VarChar).Value = NomeTextBox.Text
            command.Parameters.Add("@idade", OleDbType.VarChar).Value = IdadeTextBox.Text
            command.Parameters.Add("@morada", OleDbType.VarChar).Value = MoradaTextBox.Text
            command.Parameters.Add("@ano_nascimento", OleDbType.VarChar).Value = Ano_nascimentoTextBox.Text
            command.Parameters.Add("@saldo_cartao", OleDbType.VarChar).Value = Saldo_cartaoTextBox.Text
            command.Parameters.Add("@telefone", OleDbType.VarChar).Value = TelefoneTextBox.Text

ConnectionString.Open()

Dim x As Integer = command.ExecuteNonQuery()

If x < 1 Then
                MessageBox.Show("Erro ao inserir o aluno!", My.Application.Info.Title, MessageBoxButtons.OK, MessageBoxIcon.Error)
            Else
                MessageBox.Show("Aluni inserido com sucesso!", My.Application.Info.Title, MessageBoxButtons.OK, MessageBoxIcon.Information)
            End If

ConnectionString.Close()
            command = Nothing

Catch ex As Exception
            MsgBox(ex.Message)

End Try
    End Sub

Não percebo porque! :wallbash:

bioshock

Vai ler os princípios de construção de uma tabela na base de dados e depois volta cá.

nelgaio

Vai ler os princípios de construção de uma tabela na base de dados e depois volta cá.

Porque? Onde errei? 1 para muitos, é nisso?  :D