Jump to content
kanixe

Ler partes da linha num ficheiro txt

Recommended Posts

kanixe

Boas, ando aqui a experimentar ler um txt, já tenho aqui a função para ler linhas, lineIn = oRead.ReadLine(), mas o que queria mesmo era ler partes dal inha, do género:

linha:

2 3 6 2 5 7

ler por exemplo só o 6.

Cumps

bioshock

Os meus ficheiros txt são sempre delimitados por ";".

Ora, se tiveres um ficheiro com o seguinte conteúdo: Porto;Maia;4470; - para apanhares os dados correctamente, podes utilizar este código:

If File.Exists(pathTxt) Then
           Using ler As New StreamReader(pathTxt)
                While Not ler.EndOfStream
                    Dim Linha As String() = ler.ReadLine().Split(";"c)
                    Msgbox(Linha(0)) ' Porto
                    Msgbox(Linha(1)) ' Maia
                    Msgbox(Linha(2)) ' 4470
                End While
            End Using
        End If

kanixe

Os meus ficheiros txt são sempre delimitados por ";".

Ora, se tiveres um ficheiro com o seguinte conteúdo: Porto;Maia;4470; - para apanhares os dados correctamente, podes utilizar este código:

Dim Linha As String() = ler.ReadLine().Split(";"c)
                    Msgbox(Linha(0)) ' Porto
                    Msgbox(Linha(1)) ' Maia
                    Msgbox(Linha(2)) ' 4470
                End While
            End Using
        End If

não posso utilizar onde tens ; o espaço?

Já agora, também resolvia o problema com uma função que parta a string lida na linha. Sabes alguma função para isso?

cumps

bioshock

Com o espaço é complicado, isto porque podes ter no distrito: Viana do Castelo. Mas se apenas tiveres espaços em específicos casos (ex: aeiou sapo ptnet) em principio funcionará.

Terás (não testado) de alterar o ";" para:

space(1)

Relativamente à ultima questão, queres dar um enter na linha?

vbNewLine

kanixe

Com o espaço é complicado, isto porque podes ter no distrito: Viana do Castelo. Mas se apenas tiveres espaços em específicos casos (ex: aeiou sapo ptnet) em principio funcionará.

Terás (não testado) de alterar o ";" para:

space(1)

Relativamente à ultima questão, queres dar um enter na linha?

vbNewLine

não. entao é assim. na string de cada linha, as primeiras words são coordenadas, por isso nao têm espaços entre a informação, e é só isso que eu quero ler. portanto, é possível por exemplo, ter a string da linha, e ver apenas as primeiras duas palavras? há alguma função de strigs para isso? É que depois é fácil.

cumps e muito obrigado pel ajuda! a ver se despacho isto!

bioshock

O que tu queres está no exemplo que em cima te coloquei. Btw, dá-nos um exemplo da tua string.

kanixe

Ok, vou explicar do inicio:

tenho dados na forma:

-83715 -99803 28-08-1995 4,86 4 1,4 1,85 4,134220928

-83715 -99803 28-08-1995 4,86 4 3,1 3,55 9,339304368

-83715 -99803 28-08-1995 4,86 4 4,45 4,9 22,43445486

-83715 -99803 28-08-1995 4,86 4 5,95 6,4 52,34864756

-83715 -99803 28-08-1995 4,86 4 7,3 7,57 125,802556

em que as primeiras colunas são, respectivamente, X,Y.

ora, o que eu quero é que o utilizador de um x e um y e eu de a informação que está à frente das coordenadas.

Dim oFile As System.IO.File
        ''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''

''''''ler
        Dim lineIn As String

Dim oRead As System.IO.StreamReader
        oRead = oFile.OpenText(intext)

While oRead.Peek <> -1
            lineIn = oRead.ReadLine()

'POR CÓDIGO QUE IREI DIZER

End While

oRead.Close()

basicamente estou a ler as linhas. portanto, fico com um vector linha. orasó me interessa mesmo saber asduas coordenadas. depois d as saber, é colocar tudo numa matriz com indices respectivos às coordenadas cujos elementos são a stringtoda. assim dpeois basta imprimir a entrada que quero.

nota que, ocmo tinhas dito, não vão existir nas coordenadas espaços entre a informação. das duas uma, ou leio do as words do txt, ou leio linhas, que é o código que te dei, e agora trabalho com essa string.

há alguma função para strings que me dê words que tao separadas por espaços? assim era só ler as primeiras duas..... e tava feito.

tb posso fazer um ciclo a ler caracteres, como se le caracteres?

cumps e obrigado pela ajuda

Andrepereira9

ora, o que eu quero é que o utilizador de um x e um y e eu de a informação que está à frente das coordenadas.

Dim Linha As String() = ler.ReadLine().Split(" "c) ' Divide a linha pelos espaços
      If Linha(0) = "-83715" And Linha(3) = "-99803" Then ' Compara se as coordenadas da linha, são iguais as que o utilizador indica. Se forem:
         MsgBox(Linha(6)) ' Apresenta 28-08-1995
         MsgBox(Linha(9)) ' Apresenta 4,86
         MsgBox(Linha(12)) ' Apresenta  4
         MsgBox(Linha(15)) ' Apresenta 1,4
         MsgBox(Linha(18)) ' Apresenta  1,85
         MsgBox(Linha(21)) ' Apresenta 4,134220928 e assim sucessivamente para as 5 linhas, pois as coordenas são as mesmas
      End If
   End While
End Using
End If

Como os teus dados só tem espaços a separar a informação, e não informação com espaços, o que fiz foi:

ler linha a linha (código fornecido pelo Bioshock)

Dividir a linha pelos espaços.

Como entre cada dado, tens 3 espaços, então o '-83715', fica logo na posição '0' do array. Depois ando 3 posições para a frente, para avançar as posições do array que continham os espaços.

Compara as coordenadas da linha com as introduzidas pelo utilizador. Se coincidirem, apresento os valores dessa linha. Andando sempre de 3 em 3 posições, para saltar os espaços.

Foi isto que entendi que pretendias fazer

A informática chegou para resolver problemas que antes não existiam

Quem ri por último é porque está conectado a 52 Kbs.

kanixe

Dim Linha As String() = ler.ReadLine().Split(" "c) ' Divide a linha pelos espaços
      If Linha(0) = "-83715" And Linha(3) = "-99803" Then ' Compara se as coordenadas da linha, são iguais as que o utilizador indica. Se forem:
         MsgBox(Linha(21)) ' Apresenta 4,134220928 e assim sucessivamente para as 5 linhas, pois as coordenas são as mesmas
      End If
   End While
End Using
End If

Como os teus dados só tem espaços a separar a informação, e não informação com espaços, o que fiz foi:

ler linha a linha (código fornecido pelo Bioshock)

Dividir a linha pelos espaços.

Como entre cada dado, tens 3 espaços, então o '-83715', fica logo na posição '0' do array. Depois ando 3 posições para a frente, para avançar as posições do array que continham os espaços.

Compara as coordenadas da linha com as introduzidas pelo utilizador. Se coincidirem, apresento os valores dessa linha. Andando sempre de 3 em 3 posições, para saltar os espaços.

Foi isto que entendi que pretendias fazer

Boas, obrigado pela resposta. Só uma pergunta, achas que consegues pegar naquele código que eu fiz no post anterior e modifica-lo com o que deste? (isto é, ja tenho uma string com a linha, agora é uma questão de extrair as coordenadas da string)É que não entendo bem esse código, e tenho intenções de guardar tudo numa matriz cujos elementos i j sejam as coordenadas e receba astring, pois quero, depois, conseguir pedir informação sobre intervalos de coordenadas.

End If
   End While
End Using
End If

Podes explicar-me as variáveis e especialmente o que se está a fazer em  Dim Linha As String() = ler.ReadLine().Split(" "c) ?

Desculpa mas sou completamente novo nisto.

cumps

bioshock

Já experimentaste, para além de olhar para o código, "brincar" um pouco com o mesmo?

Se queres apanhar também as coordenadas, apenas tens de colocar:

MsgBox(Linha(0))

Vai alterando os valores para veres até que ponto o código funciona. :P

Relativamente à ultima questão, que eu saiba existe um espaço na tua string, espaço eu que te falei no post anterior, onde disse:

space(1)

Ele optou por colocar:

" "c

Onde c é o proximo character.

Andrepereira9

Utilizando o teu código, basta acrescentar a divisão da linha

''''''ler
        Dim lineIn As String

While oRead.Peek <> -1

Dim linha As String() = lineIn.Split(" "c)

If linha(0) = "-83715" And linha(3) = "-99803" Then ' Compara se as coordenadas da linha, são iguais as que o utilizador indica. Se forem:
MsgBox(linha(0)) ' Apresenta a coordenada X
MsgBox(linha(3)) ' Apresenta a coordenada Y. Se quiseres guardar numa variavel, é só pores nome_variavel = linha(3). Declarara, a variavel fora do evento, caso queiras usar noutra operação
                MsgBox(linha(6)) ' Apresenta 28-08-1995
                MsgBox(linha(9)) ' Apresenta 4,86
                MsgBox(linha(12)) ' Apresenta  4
                MsgBox(linha(15)) ' Apresenta 1,4
                MsgBox(linha(18)) ' Apresenta  1,85
                MsgBox(linha(21)) ' Apresenta 4,134220928 e assim sucessivamente para as 5 linhas, pois as coordenas são as mesmas
            End If

End While

oRead.Close()

A informática chegou para resolver problemas que antes não existiam

Quem ri por último é porque está conectado a 52 Kbs.

kanixe

Utilizando o teu código, basta acrescentar a divisão da linha

''''''ler
        Dim lineIn As String

While oRead.Peek <> -1

If linha(0) = "-83715" And linha(3) = "-99803" Then ' Compara se as coordenadas da linha, são iguais as que o utilizador indica. Se forem:
MsgBox(linha(3)) ' Apresenta a coordenada Y. Se quiseres guardar numa variavel, é só pores nome_variavel = linha(3). Declarara, a variavel fora do evento, caso queiras usar noutra operação
                MsgBox(linha(6)) ' Apresenta 28-08-1995
                MsgBox(linha(9)) ' Apresenta 4,86
                MsgBox(linha(12)) ' Apresenta  4
                MsgBox(linha(15)) ' Apresenta 1,4
                MsgBox(linha(18)) ' Apresenta  1,85
                MsgBox(linha(21)) ' Apresenta 4,134220928 e assim sucessivamente para as 5 linhas, pois as coordenas são as mesmas
            End If

End While

oRead.Close()

O que faz Dim linha As String() = lineIn.Split(" "c) ? guarda um vector de strings em que vai guardando tudo num novo elemento até aparecerem os espaços (guarda tb os espaços no elemento)?

é que experimentei:

''''''ler
        Dim lineIn As String
        While oRead.Peek <> -1
        End While
        oRead.Close()

E no primeiro msgbox aparece-me toda a string Linein e depois dá-me erro quando peço a MsgBox(linha(3)).

Mas é exactamente isto que eu quero, ler os primeiros números. depois de ter isto desenrascado já sei fazer o resto.

FreiNando

Experimenta outra forma de separação:

Dim linha As String() = lineIn.Split(New Char() {}, StringSplitOptions.RemoveEmptyEntries)

Provavelmente tens mais de um espaço entre os valores, e no array de strings irá existir elementos vazios.

Executa o programa em modo debug e coloca um breakpoint na instrução imediatamente a seguir ao split e observa o seu conteudo.

Para observares uma variavel coloca o rato em cima da variavel e espera que apareça a informação, ou clica com o botão direito sobre o nome da variavel no código e escolha do submenu a opção Quick Watch, ou então com a variavel selecionada pressiona Shift + F9.

O caminho mais curto para conseguir fazer muitas coisas é fazer uma de cada vez. Samuel Smiles