Jump to content
Diogo M

Padrões GOF - Actualização automática de Preços

Recommended Posts

Diogo M

Boa Tarde,

gostaria de esclarecer  aqui uma dúvida que tenho em relação a um trabalho que estou a realizar referente à elaboração de contractos.

Estou a criar um projecto em que sempre que um Funcionário elabora um contracto (não importa de quê), com um Cliente, o programa vai actualizar automáticamente o valor total do contracto e disponibilizar esse mesmo valor para visualização, durante toda o processo de elaboração do mesmo.

Desse modo gostava de saber qual é a melhor maneira, e tendo em atenção aos Padrões GOF de o preço total de o meu contracto ser actualizado constantemente à media que este está a ser elaborado.

Não quero nada de código apenas queria uma dica da melhor estratégia a adoptar para poder tentar resolver este problema.

softklin

Dos poucos padrões que conheço, talvez o Observer (Observador) se enquadre no que estás a tentar fazer. Baseia-se num modelo de subscrição, por exemplo, quando subscreves uma newsletter de um website por email. Basicamente, tu registas-te perante o sistema de newsletters (o sistema é o Sujeito), e quando eles têm novidade, enviam-te (a ti, Observador) um email com as novidades.

No teu caso concreto, o sistema que informa o utilizador do total de facturas é o Observador, e a rotina que trata de adicionar facturas ao sistema é o Sujeito (que informa o Observador que houve mais uma factura de entrada).

Vê o diagrama de classes, e alguns exemplos de código Java:

http://en.wikipedia.org/wiki/Observer_pattern

Como nota, noutras linguagens este padrão é a base dos eventos.

Nick antigo: softclean | Tens um projeto? | Wiki P@P

Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post.

Diogo M

Boas André, obrigado pela resposta rápida. Vou ver então como funciona o Observador e se é realmente aquilo que preciso de utilizar. Caso seja e tenha dúvidas já sei com quem contar :P

Obrigado