Jump to content
Sign in to follow this  
felipesantos

Frameworks Dicas??

Recommended Posts

felipesantos

Bom dia, sou novo aqui no forum e tenho uma grande dúvida de como um framework pode me facilitar a vida.

Programo em php faz algum tempo, uso a Orientação a Objeto mas tudo na unha, em sites grandes a orientaçao me ajuda e muito

mas mesmo assim tenho q escrever muitas vezes o mesmo codigo. Queria saber qual a função de um framework e como ele me facilitaria

o trabalho??

Se alguem ai puder tb me indicar um framework "free" pra php com simplicidade pra começar agradeço!!!

vai na fé não na sorte...

mAiN_iNfEcTiOn

Olá felipesantos....

Utilidade da(s) Framework(s)

Comecemos pela utilidade de uma framework... Na minha opinião, uma framework serve para 'obrigar' o(s) programador(es) a usar(em) um sistema standard, para que quando outros programadores peguem no código saibam compreender o código de maneira mais fácil.

Serve também - na maior parte dos casos - para facilitar e/ou agilizar o desenvolvimento, pois normalmente as frameworks trazem consigo uma panóplia de classes/libraries que automatizam variados processos do desenvolvimento.

Mais uma vez, na minha opinião, serão as duas principais vantagens que uma framework pode trazer...

... mas... (há sempre um mas :P ) nem tudo são rosas.... Dependendo do pretendido, por vezes as frameworks trazem perdas de performance, estruturas de directórios complexas ou até mesmo classes que precisam de ser optimizadas...

... convém que escolhas uma framework bem documentada :D .

Recomendações:

Como eu disse acima, a escolha de uma framework deve ser feita de acordo com as necessidades para cada projecto. É certo que uma framework é, como o próprio nome indica, uma plataforma de desenvolvimento... No entanto é preciso comparar características para poder dizer o que é mais indicado em determinada situação. Seguem abaixo as minhas recomendações:

• Code Igniter - Para quem se está a iniciar na programação PHP com frameworks, esta é sem dúvida a mais simples e mais documentada. É também a mais indicada para aprender o conceito M.V.C. (Model View Controller)
  • Kohana - Esta é a minha framework de eleição... Mas esta é a minha opinião claro! É uma evolução do Code Igniter (que na altura da sua criação, a Code Igniter não tinha versão PHP5 STRICT) e que tem uma comunidade de programadores muito boa, sempre orientada para as melhores práticas a nível de desenvolvimento. Peca apenas na falta da documentação, o que faz com que os programadores estudem o código.
  • Symfony - Recentemente, no meu emprego, tive que começar a trabalhar com ela. Desta lista é sem dúvida a mais completa no que toca a todo o processo de desenvolvimento. Tem um sistema de linha de comandos para auxiliar no processo de criação de projectos, entre outros. Na minha opinião é uma framework óptima para grandes projectos corporativos.

De referir ainda as frameworks CakePHP, ZendFramework, dooPHP, Yii, entre outras que, ainda não testei mas também ouvi boas recomendações.

Todas as referenciadas são FREE.

Espero ter sido claro.

felipesantos

Sim, mAiN_iNfEcTiOn muito claro, me clareou como o uso de um framework auxilia no desenvolvimento!!

Seguindo a sua dica vou começar a usar o Code Igniter para ter uma ideia...

Vlw man abraço!!

felipesantos

Vlw man!! sucesso ae pra vc tb!!

felipesantos

ta e pra mim criar minhas classes aond eu iria fazer, essa eh uma duvida que eu tenho, nao sei como criar a estrutura para acessar os meus objetos dentro do htdocs por exemplo usando um framework, pq tipo se eu vou usar as funcoes do framework como eu irei ter q fazer pra incluir funcoes das classes na paginas, por exemplo na pagina que eu mando cadastrar algo no Banco de Dados. Qual seria a estrutura de pastas??

felipesantos

Amigo, como eu faria pra fazer a estrutura de pastas usando o code igniter, porque eu faço websites com painel administrador e estou tendo um pouco de dificuldades na hora de separar a parte do painel do website em si próprio!!

Alguma dica??

mAiN_iNfEcTiOn

Isso é fácil :thumbsup:

O Code igniter tem a pasta application certo?...

Se copiares a pasta e colares no mesmo directório, alterares o nome para outra coisa (ex: admin) ... já tens outra aplicação...

... e agora tu perguntas... e como é que eu uso essa pasta em vez de usar a do site?

Usas outro ficheiro sem ser o index.php.... Para tal, copias o index.php e colas na mesma pasta do index.php e mudas o nome para outra coisa (ex: admin.php)

depois abres o ficheiro admin.php e onde tens:

$application_folder = 'application';

Mudas para:

$application_folder = 'admin';

... que é a pasta que tu criaste copiando a application....

Depois, é só alterares as coisas dentro da admin, que não influencia a aplicação do site (ou como costumo chamar, frontend).

Fui claro?

felipesantos

entao eu teria que copiar a pasta application inteira e renomear para admin,

entao entao como eu faria pra acessar esta pasta atraves da URL??

mAiN_iNfEcTiOn

Olá felipesantos,

Além de copiares a pasta application inteira e renomeares para admin, também copias o ficheiro index.php e renomeias para admin.php... Depois alteras na linha que disse...

Depois, para acederes via url, será, por exemplo: http://localhost/admin.php/welcome/

Está compreendido?

felipesantos

ah sim sim!! fika como se fosse um novo projeto soh que dentro do mesmo projeto, e uma outra duvida,

aonde eu guardaria(pasta) as fotos que eu uso no site(que eu chamo no template com css), tem alguma pasta

pré-definida??

Brigado pela dica main_injection Tudo d bom ae pra vc man!!

mAiN_iNfEcTiOn

ah sim sim!! fika como se fosse um novo projeto soh que dentro do mesmo projeto

Não, fica uma aplicação nova, dentro do mesmo projecto :D A regra é: 1 projecto pode ter várias aplicações, 1 aplicação pertence a um projecto (teoricamente).

e uma outra duvida,

aonde eu guardaria(pasta) as fotos que eu uso no site(que eu chamo no template com css), tem alguma pasta

pré-definida??

Não, podes guardar onde quiseres, desde que seja acessível pelo browser... :D

Brigado pela dica main_injection Tudo d bom ae pra vc man!!

var_dump(strcmp("main_injection","mAiN_iNfEcTiOn")==0);

Resultado? (bool) FALSE :D

felipesantos

huum, cada dia um novo aprendizado, hehehehe

brigadao pelas dicas man!! Esta me ajudando muito!!

felipesantos

Olá felipesantos,

Além de copiares a pasta application inteira e renomeares para admin, também copias o ficheiro index.php e renomeias para admin.php... Depois alteras na linha que disse...

Depois, para acederes via url, será, por exemplo: http://localhost/admin.php/welcome/

Está compreendido?

Amigo, cheguei nesta parte e não estou a conseguir desta maneira que voce me sugeriu.

Eu renomeio a pasta application para admin mais quando tento acessar esta por localhost/admin.php/index << não esta a funcionar diz que não tenho permissao para acessar a pagina, sera q estou fazendo alguma coisa errada?!

felipesantos

ele entra por default na index da pasta admin (que era a application e foi renomeada) e nao consigo acessar outros arquivos dentro desta pasta, nem de controllers

felipesantos

Vamos por partes...

1 - Quando acedes http://localhost/admin.php/ o que é que acontece?

2 - Se o ponto 1 der erro, mostra-me o conteúdo do admin.php sff...

Abraço

Segue todo o conteudo

<?php if ( ! defined('BASEPATH')) exit('No direct script access allowed');

class Admin extends CI_Controller {

function __construct()

{

parent::__construct();

}

function index()

{

$this->load->view('welcome_message');

}