Jump to content
Draakar

Converter o primeiro caracter de uma string para Upper Case

Recommended Posts

Draakar

Bom dia,

Gostava de converter o primeiro caracter de uma string para upper case mas não estou a conseguir.. alguma ajuda?

Obrigado,

Pedro Dias

tobias

Boas,

Fazeres sub-string, e depois a função upercase na primeira e voltar a juntar não da?

[Edit]

substring = palavra.substring(1, 2);

substring = substring .toUpperCase();

palavra = substring + palavra.substring(2);

obs: nunca estudei java...

[/Edit]

cumps.

Cumprimentos,Tobias Cintrão

"O que se pensa começa no que se ouve"
"Inspiração == Interrupção momentânea da estupidez"

Baderous

Para passar um caracter de minúsculo para maiúsculo, basta adicionar-lhe o valor ASCII do caracter 'A' e subtrair o valor ASCII do caracter 'a':

char c ='n';
char x = (char) (c + (int)'A' - (int)'a');

Como as strings em Java são imutáveis, vais ter de criar uma nova string com a 1ª letra alterada, não dá para alterar a string inicial.

KTachyon

tobias, quase lá. A indexação começa no zero:

s = s.substring(0, 1).toUpperCase() + s.substring(1);

Mas foi uma boa tentativa, para quem "nunca estudou java" :)

“There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.”

-- Tony Hoare

tobias

Pois, não me lembrei que muitas linguagens começam a indexação a partir do 0. :thumbsup:

obrigado pela correcção :)

Cumps.

rikardo.1989

Exemplo :

String line = "abcdefg";

line =  Character.toUpperCase(line.charAt(0)) + line.substring(1, line.length());

como já foi dito acima as Strings são imutaveis, tens que trabalhar com substrings, no exemplo acima faço a concatenação do character 'A' com a substring que contem as restantes letras da String sobre a qual queres trabalhar.

Cumprimentos :)

Cumps,rikardo.1989

Draakar

Muito obrigado pessoal,

Falei com o professor e ele fez-me chegar a esta conclusão (junto com as vossas sugestões).

private String firstCharUp(String name){
        return name.replace(name.charAt(0), (char)Character.toUpperCase(name.charAt(0)));
}

KTachyon

Err... e se a tua string for "ana", vais ficar com "AnA", porque estás a fazer replace de todas as ocorrências de 'a' por 'A'.

public String replace(char oldChar,

char newChar)

Returns a new string resulting from replacing all occurrences of oldChar in this string with newChar.

“There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.”

-- Tony Hoare

Draakar

Eish tenho de pensar numa maneira então de trocar isto, não posso entregar o projecto com esse bug obrigadão!

KTachyon

Tens, pelo menos, 3 sugestões que fazem exactamente o que pretendes :P

-- Tony Hoare

tobias

Boas,

Não me cabe a mim dizer isto, mas não querendo ser muito chato  :D põe isso como resolvido, para facilitar a vida a utilizadores com a mesma duvida/que querem ajudar, identificarem, se está ou não resolvido logo à partida.

;)

Cumps.

Tobias Cintrão