Jump to content
nelgaio

Inserir dados da BD

Recommended Posts

nelgaio

Boas tenho este código para inserir um aluno, mas não está a dar :)

Eu tenho uma outra tabela e gostava de também guardar nela, ou seja guardar os dados do aluno numa tabela e na outra o login e password do aluno.

Private Sub Button2_Click(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles Button2.Click
        Dim ConnectionString As New OleDbConnection("Provider=Microsoft.ACE.OLEDB.12.0; Data Source=" & Application.StartupPath & "\pap.accdb")
        Dim query As String = "INSERT INTO aluno([nome], [idade], [morada], [ano_nascimento], [saldo_cartao], [telefone], [id_login]) VALUES (@nome, @idade, @morada, @ano_nascimento, @saldo_cartao, @telefone, @id_login)"

Dim command As New OleDbCommand(query, ConnectionString)

command.Parameters.Add("@nome", OleDbType.VarChar).Value = txtNome.Text
        command.Parameters.Add("@idade", OleDbType.VarChar).Value = txtIdade.Text
        command.Parameters.Add("@morada", OleDbType.VarChar).Value = txtMorada.Text
        command.Parameters.Add("@ano_nascimento", OleDbType.VarChar).Value = txtNascimento.Text
        command.Parameters.Add("@saldo_cartao", OleDbType.VarChar).Value = txtSaldo.Text
        command.Parameters.Add("@telefone", OleDbType.VarChar).Value = txtTelefone.Text
        command.Parameters.Add("@id_login", OleDbType.VarChar).Value = txtID.Text

ConnectionString.Open()

Dim x As Integer = command.ExecuteNonQuery()

If x < 1 Then
            MessageBox.Show("Erro ao inserir o aluno", My.Application.Info.Title, MessageBoxButtons.OK, MessageBoxIcon.Error)
        Else
            MessageBox.Show("O aluno foi inserido com sucesso!", My.Application.Info.Title, MessageBoxButtons.OK, MessageBoxIcon.Information)
        End If

ConnectionString.Close()
        command = Nothing
    End Sub

Neste código estava só para inserir o aluno, mas não está a dar e não consigo perceber porque 😲

bioshock

Será possível, por ventura, quem sabe, se te apetecer claro, de nos dizeres qual é o erro que te é devolvido..?

RobinHood

Eu tenho uma outra tabela e gostava de também guardar nela, ou seja guardar os dados do aluno numa tabela e na outra o login e password do aluno.

Podes fazer assim

Sub para inserir os alunos na tabela alunos

Sub inserirtabelaaluno()

Dim ConnectionString As New OleDbConnection("Provider=Microsoft.ACE.OLEDB.12.0; Data Source=" & Application.StartupPath & "\pap.accdb")
        Dim query As String = "INSERT INTO TABELA ALUNO (nome,idade,morada,ano_nascimento,saldo_cartao,telefone,id_login) VALUES (@nome, @idade, @morada, @ano_nascimento, @saldo_cartao, @telefone, @id_login)"

command.Parameters.Add("@ano_nascimento", OleDbType.VarChar).Value = txtNascimento.Text
        command.Parameters.Add("@saldo_cartao", OleDbType.VarChar).Value = txtSaldo.Text
        command.Parameters.Add("@id_login", OleDbType.VarChar).Value = txtID.Text

ConnectionString.Open()

If x < 1 Then
            MessageBox.Show("Erro ao inserir o aluno", My.Application.Info.Title, MessageBoxButtons.OK, MessageBoxIcon.Error)
        Else
            MessageBox.Show("O aluno foi inserido com sucesso!", My.Application.Info.Title, MessageBoxButtons.OK, MessageBoxIcon.Information)
        End If

ConnectionString.Close()
        command = Nothing
    End Sub

Sub para inserires os alunos na tabela do login

Sub inserirtabelalogin()
        Dim query As String = "INSERT INTO TABELA LOGIN (nome,idade,morada,ano_nascimento,saldo_cartao,telefone) VALUES (@nome,@idade,@morada,@ano_nascimento,@saldo_cartao,@telefone)"

ConnectionString.Open()

If x < 1 Then
        Else
        End If

ConnectionString.Close()
        command = Nothing
    End Sub  

Depois ao click do botão :

Private Sub Button2_Click(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles Button2.Click

'insere os dados na tabela dos alunos
        inserirtabelaaluno()
        'insere os dados na tabela do login
        inserirtabelalogin()

End Sub

Acho que assim não existe problema para inserir os dados em duas tabelas ao mesmo tempo, porque eu faço assim e não tenho razão de queixa... :)

Quanto ao erro 🤔

nelgaio

As tuas tabelas estão com relação? É que não sei se tenho de ter o campo ID_login e introduzir alguma coisa para depois ficarem ligadas as duas tabelas.

RobinHood

Tipo na tabela do login acho que não deves precisar.... mas tens de ter em atenção que um aluno só pode ter uma conta de login.... numa situação pratica... , por isso deverá ficar uma relação de 1- 1

Então como um a tabela principal deve ser a dos alunos(sempre com id_aluno) e depois a do login ir ligar á dos alunos

È ISSO???? 🤔 que tu queres??? Consegues acompanhar o meu raciocínio.... ?? 🤔 :thumbsup:

Mas de vez em quando passa-se... porque eu esta tarde tive um problema que não conseguia inserir os dados no sql e isso não apresenta-va nada 😡 ... depois cheguei á conclusão que o nome da tabela na query tinha tinha um ".".... 👎

Mas é bom usar o que tu disses-te.. eu uso sempre. :):thumbsup:

nelgaio

Tipo na tabela do login acho que não deves precisar.... mas tens de ter em atenção que um aluno só pode ter uma conta de login.... numa situação pratica... , por isso deverá ficar uma relação de 1- 1

Então como um a tabela principal deve ser a dos alunos(sempre com id_aluno) e depois a do login ir ligar á dos alunos

È ISSO???? 🤔 que tu queres??? Consegues acompanhar o meu raciocínio.... ?? 🤔 :thumbsup:

Mas de vez em quando passa-se... porque eu esta tarde tive um problema que não conseguia inserir os dados no sql e isso não apresenta-va nada 😡 ... depois cheguei á conclusão que o nome da tabela na query tinha tinha um ".".... 👎

Mas é bom usar o que tu disses-te.. eu uso sempre. :):thumbsup:

Então a variável de ligação fica na tabela login, certo?

O Try Catch também server para Access?

RobinHood

Ya podes por do tipo por todo o lado por exemplo um botão

Try

O TEU CÒDIGO

Catch ex As Exception
            MsgBox(ex.Message)

End Try
    End Sub

Ele é muito usável pra a aplicação toda......

nelgaio

Pois, já vi que dá jeito :)

Só uma coisa, aquelas duas subs, são dentro do button? Ou são noutro sitio? E depois no button só tenho de chamar?