Jump to content

Recommended Posts

Posted

Prezados,

Fiz uma busca a respeito, mas o que encontrei não conseguiu resolver o meu problema que passo a descrever.

Tenho uma aplicação com tela de login (frmLogin) e uma tela principal (frmPrincipal)

- No "frmLogin" tenho um botão cancelar, que termina a aplicação. quando clico no botão cancelar, aparece a messagebox para confirmar. caso sim, ele fecha, caso não,  a aplicação continua a rodar. Até aqui tudo bem.

- Neste mesmo form (frmLogin) tem o botao entrar, com o seguinte código:

Private Sub btnEntrar_Click(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles btnEntrar.Click
        Dim strLogin As String = Trim(txtLogin.Text)
        Dim strPassword As String = Trim(txtPassword.Text)
        Dim strPassword2 As String = String.Empty

If strLogin = "" OrElse strLogin = String.Empty Then
            MessageBox.Show(Me, "Nome de utilizador inválido.", "SimplePOS v" & Application.ProductVersion, MessageBoxButtons.OK, MessageBoxIcon.Error)
            LimparCampos()
            Exit Sub
        End If

If strPassword = "" OrElse strLogin = String.Empty Then
            MessageBox.Show(Me, "Senha inválida.", "SimplePOS v" & Application.ProductVersion, MessageBoxButtons.OK, MessageBoxIcon.Error)
            LimparCampos()
            Exit Sub
        End If

strPassword2 = Cripto.HashString(strPassword)

If (Login.CheckLogin(strLogin, strPassword2)) Then
            Dim status As Boolean = Config.setSession(strLogin, "ed3d2c21991e3bef5e069713af9fa6ca", 1)
            Dim MDIFrmPincipal As frmPrincipal = New frmPrincipal

MDIFrmPincipal.Show()
            Me.Hide()
        Else
            Config.setSession("guest", "c4ca4238a0b923820dcc509a6f75849b", 0)
            MessageBox.Show(Me, "Nome de utilizador e/ou a Senha inválidos." & vbNewLine & "Tente novamente.", "SimplePOS v" & Application.ProductVersion, MessageBoxButtons.OK, MessageBoxIcon.Error)
            LimparCampos()
            Exit Sub
        End If

End Sub

como podem ver, caso o utilizador seja válido eu escondo o frmLogin [ me.hide() ]. e utilizo [ frmPrincial.show() ] para abrir o formulario principal.

O Meu problema:

- no frmPrincipal, também faço a verificação ao tentar fechar o formulario como podem ver no código abaixo:

Private Sub frmPrincipal_FormClosing(ByVal sender As Object, ByVal e As System.Windows.Forms.FormClosingEventArgs) Handles Me.FormClosing
        If MessageBox.Show("Você tem certeza que deseja sair da Aplicação?", "Fechar aplicação.", MessageBoxButtons.YesNo, MessageBoxIcon.Question) = Windows.Forms.DialogResult.No Then
            e.Cancel = True
            Exit Sub
        Else
            Application.Exit()
        End If
    End Sub

- só que quando fecho, aparece a messagebox três vezes, ou seja, só depois de clicar tres vezes no botão sim da messagebox é que a aplicação fecha.

- tentei remover a verificação no frmLogin, aí ele aparece por duas vezes, ou seja, fecho a aplicação, aparece a messagebox, clico em sim, aparece novamente, so na segunda vez é que fecha.

como posso resolver isso? como posso evitar que a messagebox aparece por duas ou mais vezes?

grato pela atenção

-------Assinatura?

Posted

O que deves fazer é colocar o tem menu como form principal e no load fazer o ShowDialog à form do login.

Se o resultado for igual a Ok significa que o login foi efectuado, se o resultado for igual a Cancel significa que não foi efectuado nenhum login.

Pedro Martins

Não respondo a duvidas por PM

Posted

O que deves fazer é colocar o tem menu como form principal e no load fazer o ShowDialog à form do login.

Se o resultado for igual a Ok significa que o login foi efectuado, se o resultado for igual a Cancel significa que não foi efectuado nenhum login.

fiz isso.. definir como startup form o frmPrincipal e no evento load deste formulário chamo pelo frmLogin.

mas o problema persiste, apesar de aparecer 2 vezes e não 3 vezes como da vez anterior.

e surgiu outro problema, se o utilizador clicar no botão fechar do frmLogin ele terá acesso a aplicação sem fazer o login.

e eu nem queria que o formPRincipal carregasse primeiro, porque estava a pensar em abrir forms diferentes para casos diferentes. Tipo, se o utilizador for operador, abre o frmMnuOperador, e se for Administrador, abre o frmMnuAdministrador.

grato pela atenção

-------Assinatura?

Posted

Esse problema é resolvido com o ShowDialog em vez do Show

é exactamente isto que estou a fazer:

Private Sub frmPrincipal_Load(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles MyBase.Load
        ' Carregar formulário de Login...
        Dim fLogin As frmLogin = New frmLogin
        fLogin.ShowDialog()
    End Sub

onde estou a falhar?

grato pela atenção

-------Assinatura?

Posted

Aqui

fLogin.ShowDialog()

Seria

If fLogin.ShowDialog() = Windows.Forms.DialogResult.OK Then
'Login efectuado
Else
'Login não efectuado
End If

e no login

Caso o login seja efectuado com sucesso

Me.DialogResult = Windows.Forms.DialogResult.OK

Caso o login não seja efectuado com sucesso ou o user clicar em cancelar

Me.DialogResult = Windows.Forms.DialogResult.Cancel

Pedro Martins

Não respondo a duvidas por PM

Posted

nem com isso... :-(

tenho um submenu [sair] com o seguinte codigo:

Private Sub sMnuSair_Click(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles sMnuSair.Click
        Application.Exit()
    End Sub

quando executo, a dialogbox de confirmação so aparece uma vez, mas quando clico no X vermelho ou ALT+F4 o dialogbox aparece duas vezes.

cumps

PS

-------Assinatura?

Posted

Boas,

Depois de ter desistido ontem... pois já estava com a cabeça a arrebentar, resolvi deixar para outro dia (hoje).. e com muita calma, tentando entender a lógica do mesmo, cheguei a solução.

1º Voltei ao modelo antigo, onde ofrmLogin era aberto primeiro, depois de validados, abria o frmPrincipal e escondia o frmLogin.

2º Adicionei o seguinte código no evento form_Closing do frmLogin:

Private Sub frmLogin_FormClosing(sender As Object, e As System.Windows.Forms.FormClosingEventArgs) Handles Me.FormClosing
        If e.CloseReason = CloseReason.UserClosing Then
            e.Cancel = True
            Application.Exit()
        Else
            If MessageBox.Show(Me, "Você tem certeza que pretende sair da Aplicação?", "Fechar aplicação...", MessageBoxButtons.YesNo, MessageBoxIcon.Question) = Windows.Forms.DialogResult.No Then
                e.Cancel = True
            Else
            End If
        End If
    End Sub

3º Alterei também o código do evento form_Closing do frmPrincipal:

Private Sub frmPrincipal_FormClosing(sender As Object, e As System.Windows.Forms.FormClosingEventArgs) Handles Me.FormClosing
        If e.CloseReason = CloseReason.UserClosing Then
            e.Cancel = True
            Application.Exit()
        End If
    End Sub

4º Só consigo sorrir: :-) :-) :-)

5º Valeu pela ajuda amigo Caça

cumps

PS

-------Assinatura?