Jump to content
Sign in to follow this  
brunodopredio

controle de datagridview, controle de combobox

Recommended Posts

brunodopredio

Bom dia à todos, tenho uma duvida, uso o framework 3.5, visual studio 2008.

Eu tenho um dataGridView que contem uma coluna de combo box, eu gostaria de que ao usuário alterar esse combobox o sistema fizesse uma checagem que não deixasse alterar caso o valor estivesse atrelado a outro grid.

é assim, tenho no mesmo form dois grids. no primeiro informo os lotes que preciso com tipo de material por exemplo tipo:go27a,

depois no outro grid busco lotes disponiveis para atrelar a necessidade do grid anterior, só posso atrelar lotes de material go27a.

O usuário salva após atrelar e pronto, mas depois ele pode vir e alterar a nessecidade depois de salvado, então o pedido anterior que tinha no combo do grid go27a e no outro grid atrelado go27a, se a pessoa vier clicar em alterar e mudar a nessecidade de go27a para go27b por exemplo ele deixa salvar e deixa atrelado no outro grid o go27a, eu queria saber de um evento que confira ao usuario clicar no textbox do primeiro grid se há algum material atrelado no grid 2, se houver ele não deixa alterar a combo do grid um.

Seria possível este tipo de procedimento???

Caça

Tens que trabalhar com a propriedade ReadOnly da célula ou coluna em questão

Pedro Martins

Não respondo a duvidas por PM

brunodopredio

Tens que trabalhar com a propriedade ReadOnly da célula ou coluna em questão

.

Como assim???? você diz que quando eu clicar em alterar ele já tem que fazer a checagem e setar a combo para readyOnly caso o produto do grid1 seja o mesmo do grid2????

thoga31

Conforme tu queiras que o componente em questão seja acessível ao utilizador ou não, defines a propriedade ReadOnly desse objecto.

componente.ReadOnly = True   'É só de leitura, o utilizador não o pode modificar
componente.ReadOnly = False  'O utilizador tem acesso

Knowledge is free!

brunodopredio

Conforme tu queiras que o componente em questão seja acessível ao utilizador ou não, defines a propriedade ReadOnly desse objecto.

componente.ReadOnly = True   'É só de leitura, o utilizador não o pode modificar
componente.ReadOnly = False  'O utilizador tem acesso

na verdade eu quero fazer uma checagem no evento de o usuario clicar na combobox do grid, existe alguma opção para fazer esta checagem no evento do clique do usuário na combobox do grid???

thoga31

Segundo o que entendi.

Tens os eventos da ComboBox "Click" ou "MouseClick", que detectam quando o utilizador clica na combobox.

Dentro deste evento, fazes o código da checagem.

P.S. - a tua explicação inicial deixa-me um pouco confuso, por isso não consigo exemplificar grande coisa :thumbsup:

Knowledge is free!

brunodopredio

Segundo o que entendi.

Tens os eventos da ComboBox "Click" ou "MouseClick", que detectam quando o utilizador clica na combobox.

Dentro deste evento, fazes o código da checagem.

P.S. - a tua explicação inicial deixa-me um pouco confuso, por isso não consigo exemplificar grande coisa :thumbsup:

Entãoo, o problema é que a combobox está dentro de um datagridview, não consigo referencia-la diretamente para um mouseclick.

Como referencia-lá para um mouse clique c somente consigo referenciar o seu respectivo datagrid????!?!?!!?!?!

:cheesygrin: