Gurzi Posted September 24, 2005 at 12:22 PM Report #5413 Posted September 24, 2005 at 12:22 PM Boas companheiros, estou num curso profissional de informatica e no fim destes 3 anos terei que apresentar um projecto de finall de ano numa cerimonia onde vao estar muitos empresarios para avaliar os nossos trabalhos. Sei que é cedo por ter começado ah 1 semana o 1 ano do curso e todos as ideias que escolher poderão nao ter significado daqui a 3 anos devido á evoluçao tecnologica que avança diariamente. Uma das frases que ja ouvi de um empresário a falar com 1 aluno do 3 ano foi "é preciso conhecer bem as deficiencias de uma empresa(naquele caso) para um programa nao falhar, é tambem necessario caracterizar um programa pelo seu ponto fraco ou seja onde o programa for piorzito é ai que se ve o nivel do programa.) (mesmo que por exemplo se o pior jogador do Milao fosse o Shevchenko logo a equipa seria mt boa). Uma das ideias que já me apercebi na escola é na papelaria ainda funcionar com aquela maquinazinha(caixa registadora). Pensei em desenvolver um programa interessante para a escola no fim destes 3 anos em que ouvesse um pc na papelaria com um touchscreen em que os alunos(sim porque sao os alunos que trabalham na papelaria,nao ha empregados) tivessem em cada quadradinho a imagem do produto e fosse ao carregar com o dedo adicionado ao cestinho de compras que aparece do lado direito(isto sao paneleirisses) mas o que quero saber mesmo é em que linguagem é possivel fazer uma coisa destas..(é do genero o Programa que a McDonalds usa com touchscreen). Outra das ideias era incluir no projecto uma opçao que permite ao utilizador usufruir de uma VOIP(voz por IP) ou seja iria poupar algum dinheiro á escola em chamadas e permitir um contacto entre funcionarios. agradecia a vossa atenção. :o
deathseeker25 Posted September 24, 2005 at 12:29 PM Report #5414 Posted September 24, 2005 at 12:29 PM Boas, Bem tens aí dois projectos muito arrojados na minha opinião. Tens tambem 3 anos pela frente até chegares á altura de apresentar uma versão final. Penso que podes começar a trabalhar nisso a partir de agora. Quanto ao touchscreen, sinceramente não sei em que linguagem é possível fazer isso, nem sequer com que material, etc. Sobre VOIP existem já imensos artigos pelo Google, basta fazeres uma pesquisa e começar a recolher ideias. Sei que tudo isso está ainda numa fase de planificação, mas desde já deves começar a definir prioridades. Não sei se estás ahabituado a elaborar algoritmos, mas penso que para um programa dessa dimensão o melhor é começares a pensar em faze-los. Vamos esperar por mais respostas. Desde já ficas a saber que tens o apoio total da comunidade para resolver assuntos relaiconados com projectos, com o curso, com disciplinas, com trabalhos pessoais, etc. Cumps
Gurzi Posted September 24, 2005 at 12:34 PM Author Report #5415 Posted September 24, 2005 at 12:34 PM não estou habituado mas é algo que faz parte a vida de um programador e por alguma vez terei que ser capaz, vai ser dificil porque nem faço ideia de como se faz um neste caso de um programa tao arrojado. Acontece que no fim de ano muitos alunos pelo excelente nivel de trabalho que fazem ganham propostas muito interessantes. Achei algo muio dificil de fazer mas nao impossivel. Pedi a pergunta da linguagem porque depois de me dedicar ao C terei que passar a essa linguagem, penso que em vb é possivel fazer mas a parte do touchscreen é que é super complicado no meu ver... sei que o Programa do McDonalds foi feito por uma das empresas de maior nivel nacional por isso nao deve ser pera doce. Obrigado pelo apoio 😄 ps: num pequeno search fui parar á configuraçao de um Alcatel OmniAccess 512 para Configuração de VOIP e dá para assustar http://www.voip.nce.ufrj.br/index_alcatel_pt.htm
GpL Posted September 24, 2005 at 01:06 PM Report #5416 Posted September 24, 2005 at 01:06 PM Eu ando num curso assim. E tambem tenho um projecto desses muito importante mesmo para fazer. E já vou para o 2o ano e não faço ideia o que irei fazer. Não acho boa ideia começares já a pensar nisso. Mas tu é que sabes. Lá para o meio do 2o ano é que devo começar a pensar nisso. Porque tipo, vais dar coisas que ainda não sabes e podem te fazer muito jeito. Mas isso cada um é que sabe. Não conheço quase ninguem que tenha começado no 1o ano. Mas há sempre excepções,obviamente. cumps
Gurzi Posted September 24, 2005 at 01:38 PM Author Report #5418 Posted September 24, 2005 at 01:38 PM se tivermos determinados a fazer algo com que possamos desenvolver em open source e é algo que e necessario grandes conhecimentos , acho que 3 anos é o tempo ideal para aprender, mexer etc e desenvolver algo. Porque tu em 1 ano tens mais conhecimentos, mas os conhecimentos sao os mesmos que os da tua turma logo vao sair coisas parecidas ou disniveladas que nao marquem a diferença, penso eu de que.... Acho que a ideia é fantastica e muito trabalhosa... esperar para ver Obrigado pela dica e espero que tudo te corra bem nesse projecto.
satanuke Posted September 24, 2005 at 02:23 PM Report #5420 Posted September 24, 2005 at 02:23 PM Boas, se estás no primeiro ano do curso devo dizer-te que ainda não devias estar a pensar no 3º ano, isto porque tens no 1º e no 2º ano projectos finais que valem muito para a tua nota. A PAP é apenas o mais importante e toda a gente tem medo dele por causa disso, eu quando me disseram que tinha que apresentar um projecto a um juri de pessoas de fora da escola fiquei com medo e no final aquilo não foi nada demais, em qualquer dos 3 projectos finais que fiz o mais dificil foi mesmo decidir o que fazer porque o resto vai surgindo á medida que vais aprendendo. Quanto ao touchscreen, acho que não precisas de uma linguagem especifica para aquilo, a unica diferença é que o teu dedo é o rato, penso que o touchscreen terá um driver que quando é pressionado o dedo numa área do ecrã emite uma mensagem ao sistema operativo a dizer que houve um click na coordenada x,y, ou seja, simula um rato como podes comprovar aqui. Quanto ao VOIP, esqueçe alcatel....já andei a brincar com Asterisk e digo-te que não encontras melhor PBX que isto, corre em linux, e podes meter em qualquer PC, suporta os protocolos mais comuns : * IAX™ (Inter-Asterisk Exchange) * H.323 * SIP (Session Initiation Protocol) * MGCP (Media Gateway Control Protocol * SCCP (Cisco® Skinny®) , consegues ligar telefones analogicos e telefones VOIP, tal como SoftPhones. Se quiseres aprender mais sobre VOIP, tens aqui uma wiki enorme e totalmente dedicada ao assunto - http://www.voip-info.org/tiki-index.php Edit: Visita também o Asterisk@home que é mais simples para iniciantes visto que vem com alguns utilitários de configuração web-based e é um distro completa baseada no CentOS. tek.readers blog
Gurzi Posted September 24, 2005 at 08:06 PM Author Report #5427 Posted September 24, 2005 at 08:06 PM obrigado por todas as dicas... Nao sei se isto será interessante para alguem na escola porque até touchscreens são bastante caros e a escola nao tem financiamento para isso logo nao analizei bem as necessidades da escola e as disponibilidades. mas nao vou desistir e vou empenharme.
Gurzi Posted September 24, 2005 at 11:12 PM Author Report #5433 Posted September 24, 2005 at 11:12 PM em relação ao touchscreen é super basico, comprando um touchscreen é so um componente que se poe por cima do ecra instalasse o sensor e uma drive do touchscreen e todos os movimentos no ecra é como se fosse o rato logo a dificuldade do touchscreen é 0. pior é o voip mas tenho 3 anos para aprender
perdido_e_sozinho Posted September 26, 2005 at 08:12 AM Report #5476 Posted September 26, 2005 at 08:12 AM As PAP's são em geral consideradas um monstro, mas o facto é que necessário empenho e afinco. Eu pesssoalmente não tive que fazer uma PAP no meu curso. De facto fiz uma para um primo meu. Acho que até ao final do 2 ano conseguirás definir um projecto. Vou só colocar uns entraves ao teu possível projecto de VoIP, lembra-te que as pessoas pensam em telefones como coisas físicas (hardware), e não lógicas (software). Também poderias fazer por exemplo um Site com CMS para colocação de dados das turmas, notas, forum de discussão, clubes etc... Mas isto são só ideias. Boa sorte, Sérgio Matias
pebat Posted September 26, 2005 at 09:30 AM Report #5478 Posted September 26, 2005 at 09:30 AM Eu tive que fazer a PAP, no meu caso fiz um programa de gestao da empressa em k os empregados nao precissavam, de ter o programa instalado, tinha um programa no servidor ou no computador do boss que era feito em vb, e os outro trabalhadores/empregados iam la via web, com um servidor interno, com o php ver o que queriam e consultar o que queriam, o programa controlava as facturas de clientes e fornecedores, com as assistencia tecnicas de peças e etc caso a empresa precisa-se. Na minha turma tambem houve colegas a fazer video clubes, jogos e assim, um rapaz ainda fez uma visita virtual aqui a minha cidade onde arranjou o map da cidade meteu as coordenadas e dpx com um boneco k ele proprio desenho andava pelo o map e quando chegava ao local a visitar ele mostrava outra form onde aparecia fotos e um texto a descrever aquele local... mas pronto aqui a minha cidade e pratimonio mundial... logo tem aki mto local onde ver... Em vb o pessoal pensa todo logo com base de dados e assim... se tens que fazer um programa pensa numa cena que te possa aparecer no dia a dia, e vais ver que e praticamente td = muda so umas coisa, e tu gestao e contabilidades ou msm para registar as assistencias e o que vai apanhar mais no dia a dia se fores trabalhar para um empressa de programaçao, senao fores para um empressa de programaçao vais ver k as outras so usam programas de gestao e assim...
bosnia Posted November 13, 2008 at 04:21 PM Report #225396 Posted November 13, 2008 at 04:21 PM boas eu estou no 12 ano e estou a fazer um projecto sobre voip .queria ideias sobre o que posso falar acerca do mesmo
pedrosorio Posted November 13, 2008 at 10:51 PM Report #225500 Posted November 13, 2008 at 10:51 PM E afinal Gurzi. O que é que fizeste? Não respondo a dúvidas por mensagem.
bosnia Posted December 5, 2008 at 04:50 PM Report #230630 Posted December 5, 2008 at 04:50 PM Alguem tem algum exemplo como fazer um relatorio do 1 periodo da pat???????urgente
bosnia Posted January 13, 2009 at 10:47 PM Report #238039 Posted January 13, 2009 at 10:47 PM Boas, pessoal ja comecei a fazer a pat so qu gostava que me deixem ideias o que posso fazer sobre voip.ALGO CRIATIVO
Recommended Posts