Jump to content
Sign in to follow this  
Super Oliks

Virtualizar linux no W/XP

Recommended Posts

Super Oliks

Estou afim de começar a estudar linux, e quero instalar ele no meu computador, mas de forma que ele rode em uma maquina virtual, sem que eu tenha a necessidade de reiniciar o computador para selecionar windows ou linux, ou seja rodaria linux com o W/XP ligado e podendo haver troca de sistema operacional a meu critério. Gostaria de dicas de programas que podem me fornecer o que preciso. Sugestões???

Knitter

O que tenho usado mais recentemente é o VirtualBox, http://www.virtualbox.org/. É gratuito para utilização pessoal (com termos bastante largos no que é "pessoal"). Faz download também do "VirtualBox 4.0.6 Oracle VM VirtualBox Extension Pack", está na mesma página de download.

Depois de instalares o VBox e o sistema operativo que queres testar convém instalares os "Guest Additions" para teres melhor integração com o sistema, teres aceleração 3D caso seja suportado, etc.

Deves ter em atenção que algumas coisas podem ser limitadas, nomeadamente coisas que dependam da aceleração 3D ou da quantidade de memória existente. Por exemplo, o Unity da última versão do Ubuntu não funciona muito bem dentro de uma VM.

Super Oliks

Outro porém, por motivos os quais não cabem aqui, não tenho maneiras de conseguir o cd/linux, estou a baixar ele, queria saber se tem como dar boot nele direto do disco rígido no formato iso, e se tenho que ter uma partição vazia para rodar o mesmo.

Knitter

Não percebi bem o que pretendes fazer.

O ISO de que fizeres download serve para instalar o sistema, podes usar esse ISO para fazer a instalação numa máquina virtual, o VBox permite escolher o ISO a usar. Se estás a usar virtualização não precisas de qualquer partição extra.

thoga31

Muitos OS Linux têm a opção de correr a partir do CD/DVD sem fazer qualquer alteração ao sistema. São os LiveCD. Se pretendes instalar definitivamente, muitos oferecem o atalho no ambiente de trabalho quando corres em LiveCD, e ele faz-te a instalação guiada, quase um Setup tipo Windows Installer.

Podes também instalar o Ubuntu como se fosse um programa, e desinstalá-lo quando quiseres através do Painel de Controlo do Windows: irá lá aparecer "Ubuntu x.y", sendo x.y a versão instalada no PC. Simples, e não afecta o PC, pois ele cria um ficheiro *.disk que só o Ubuntu consegue ler e não interfere nada com o Windows. ;)

Knowledge is free!

Super Oliks

Baxei e instalei o ubuntu mais recente, ate ai beleza. Reiniciei o computador e apareceu a opção de "windows xp" ou "ubuntu", selecionei o ubuntu e rodou nornmal. Mas agora não consigo achar o arquivo do boot para rodar no virtualbox. Instalei ele no disco C:\, procuro, procuro, procuro mas não acho o arquivo boot ou o arquivo iso. Sugestões?

Thoga31- No caso do LiveCD, posso baixar um OS Linux que tem a opção de correr CD/DVD, gravar em CD/DVD e roda-lo? Ou tenho que comprar ja pronto?

Knitter

Vamos lá por partes. O CD do Ubuntu já é LiveCD.

Para instalar em VirtualBox não é preciso reiniciar o computador, aliás, o passo que fizeste não tem muito sentido. Se instalaste o Ubuntu no computador então não precisas do VirtualBox para nada, já tens o Ubuntu instalado e pronto a usar. Usar uma máquina virtual implicaria não instalar no computador, daí se dizer máquina virtual.

Eu estou confuso e não sei bem o que é que fizeste ou como tens o computador....

Super Oliks

Não eu não tenho o cd do Ubuntu eu o baixei pela internet, só que agora percebi que ele não veio como *.iso ele veio *.exe, por isso não teve como usa-lo no virtualbox :$//

Vou ver se acho outro arquivo para baixar o qual seja *.iso :S

Mas enquanto isso estou a usar o ubuntu, não nesse exato momento pois ele não esta entrando na internet :thumbsup: . Uso moden adsl! Sabem como configurar o Ubuntu para entra na internet?