Jump to content
djthyrax

Acesso Ensino Superior 2011

Recommended Posts

djthyrax

Boas,

Dentro de alguns meses o pessoal vai começar a candidatar-se ao ensino superior e como é natural há sempre dúvidas e opiniões por parte de quem se candidata. Este tópico serve para o pessoal colocar as dúvidas que tem em relação ao ensino superior, seja sobre como ingressar, que curso escolher, etc, assim como fazermos um pouco de "pub" às instituições que frequentamos. ;)

Algumas instituições com cursos na área da informática ou em áreas ligadas à informática:

Escola Superior de Tecnologia de Tomar - Instituto Politécnico de Tomar (Eng. Electrotécnica, Eng. Informática) - http://www.ipt.pt/

Vão colocando aí mais instituições e os cursos que interessam para o tópico que eu e/ou outros moderadores vamos adicionando aqui na lista, assim como links para sites úteis.

Saudações académicas! :)

--

Tópico sobre AES do ano 2010: http://www.portugal-a-programar.pt/index.php?showtopic=36803

Não peças ajuda por PM! A tua dúvida vai ter menos atenção do que se for postada na secção correcta do fórum!

thoga31

Bem, vou ser o primeiro a fazer publicidade! ;)

Existe o curso na UBI de Engenharia Informática. Um curso bom, onde se aprende C, HTML e Assembly no 1º ano. Ao longo de todo o curso entra-se também no Java, e outras linguagens Web Development. No 3º ano, há a disciplina "Aspectos Profissionais da Informática" (salvo erro), onde os alunos aprendem a valorizar o seu curso para não se prenderem tão-somente ao Centro de Emprego.

A empregabilidade está em cerca de 95%.

Outro curso, mais prático, é o de Tecnologias e Sistemas da Informação, que não tem tanta matemática e tem mais componente prática da informática. Um curso universitário com componente tipo Politécnico.

A UBI oferece ainda o Centro de Investigação na área da Informática, onde alunos de todos os anos, desde licenciatura até doutoramento, desenvolvem projectos pessoais e da universidade em camaradagem.

Cumpz. :)

Knowledge is free!

bubulindo

Bem, vou ser o primeiro a fazer publicidade! ;)

Acho que foste o segundo... LOL

include <ai se te avio>

Mãe () {

}

thoga31

Yah, digamos que o segundo ao total, primeiro fora o criador do tópico :)

Não queres ser o 3º/2º a fazer free ad? ;)

Knowledge is free!

bioshock

O meu objectivo principal passa por ter 9,5 a matemática...tarefa arduamente dificil ;):)

O resto vêm por acréscimo, ISEP ou FEUP são objectivos.

pedrosorio

O meu objectivo principal passa por ter 9,5 a matemática...tarefa arduamente dificil ;):)

O resto vêm por acréscimo, ISEP ou FEUP são objectivos.

Pelo que ouvi da FEUP, não sei se ter 9,5 a matemática será boa ideia. Mas quem lá anda saberá melhor que eu.

Não respondo a dúvidas por mensagem.

thoga31

FEUP, 2010/2011:

1105 - Universidade do Porto - Faculdade de Engenharia Nota

9360 Engenharia Civil Mestrado Integrado 150,0

9367 Engenharia Electrotécnica e de Computadores Mestrado Integrado 152,3

9369 Engenharia Mecânica Mestrado Integrado 168,0

9459 Engenharia Informática e Computação Mestrado Integrado 156,5

9460 Engenharia Metalúrgica e de Materiais Mestrado Integrado 147,8

9461 Engenharia Química Mestrado Integrado 156,0

9493 Bioengenharia Mestrado Integrado 180,5

9508 Engenharia do Ambiente Mestrado Integrado 152,3

9510 Engenharia Industrial e Gestão Mestrado Integrado 178,0

9897 Ciências de Engenharia - Engenharia de Minas e Geoambiente Licenciatura - 1º ciclo 139,3

De facto, 9,5 não será a melhor meta a ter em mente, pois lá é 50% nota de secundário, 50% nota de prova de ingresso. ;)

Knowledge is free!

bioshock

Pelo que ouvi da FEUP, não sei se ter 9,5 a matemática será boa ideia. Mas quem lá anda saberá melhor que eu.

FEUP, 2010/2011:

De facto, 9,5 não será a melhor meta a ter em mente, pois lá é 50% nota de secundário, 50% nota de prova de ingresso. :)

Sim, eu sei disso.

Mas para mim é igual entrar no ISEP ou na FEUP. Se eu entrasse numa, era como se me tivesse saído o euro-milhões ;):cheesygrin:

pedrosorio

Sim, eu sei disso.

Mas para mim é igual entrar no ISEP ou na FEUP. Se eu entrasse numa, era como se me tivesse saído o euro-milhões ;):cheesygrin:

Quando entrei no técnico, das primeiras coisas que ouvi dizer à minha turma foi: "não estejam muito contentes por ter entrado, porque sair é mais difícil que entrar". E acredita que é verdade (e digo-te isto particularmente porque se não gostas da matemática antes do curso de engenharia é pouco provável que gostes da matemática  mais abstracta - e tipicamente avaliada com mais rigor - que te dão no curso).

Não respondo a dúvidas por mensagem.

djthyrax

Nem mais ;)

Agradecia que quando metessem informação que deixassem links.

Não peças ajuda por PM! A tua dúvida vai ter menos atenção do que se for postada na secção correcta do fórum!

bioshock

Quando entrei no técnico, das primeiras coisas que ouvi dizer à minha turma foi: "não estejam muito contentes por ter entrado, porque sair é mais difícil que entrar". E acredita que é verdade (e digo-te isto particularmente porque se não gostas da matemática antes do curso de engenharia é pouco provável que gostes da matemática  mais abstracta - e tipicamente avaliada com mais rigor - que te dão no curso).

True, true.

Mas para estares num curso de informática tens que gostar de matemática? Não.

Tens é de passar as cadeiras, diferente. Mas compreendo o que dizes.

thoga31

Não é obrigatório gostar de matemática. Mas convém ter em mente que se vai "levar com" a Matemática quase sempre... ;)

Knowledge is free!

djthyrax

True, true.

Mas para estares num curso de informática tens que gostar de matemática? Não.

Tens é de passar as cadeiras, diferente. Mas compreendo o que dizes.

Não é apenas passar as cadeiras. Se tens essas cadeiras, é porque elas te são precisas.

bioshock

Mas com a matemática já nós levamos todos os dias, mas é uma matemática que nos chega e sobra para umas rabanadas. E não precisamos de saber mais. Mas isto já foi muito discutido no tópico da matemática e já por lá dei a minha opinião acerca disto.

O meu objectivo passa por seguir os estudos, por várias razões, entre elas o aperfeiçoamento na área que mais venero e me dou bem. Sei que muitas portas seriam abertas. A melhor recompensa que poderia neste momento ter seria uma nota positiva no exame.

@djthyrax, claro que são precisas, para completares o curso.

djthyrax

Mas com a matemática já nós levamos todos os dias, mas é uma matemática que nos chega e sobra para umas rabanadas. E não precisamos de saber mais. Mas isto já foi muito discutido no tópico da matemática e já por lá dei a minha opinião acerca disto.

O meu objectivo passa por seguir os estudos, por várias razões, entre elas o aperfeiçoamento na área que mais venero e me dou bem. Sei que muitas portas seriam abertas. A melhor recompensa que poderia neste momento ter seria uma nota positiva no exame.

@djthyrax, claro que são precisas, para completares o curso.

Não bioshock, não é apenas para completares o curso. Acredita que na tua vida profissional vais precisar da matemática, e muito. Não é por acaso que ela é leccionada.

bioshock

Mas eu não digo o contrário.

Não vais é precisar de todos os temas que abordaste da matemática na tua vida profissional. Se abordares 10%..vai lá vai!

djthyrax

Mas eu não digo o contrário.

Não vais é precisar de todos os temas que abordaste da matemática na tua vida profissional. Se abordares 10%..vai lá vai!

You'll see ;)

thoga31

Pensamentos de secundário. É recorrente. Também por lá passei. ;)

Como diz o djthyrax, you'll see.

Knowledge is free!

bioshock

You'll see :(

Se assim for, serei o primeiro a vir aqui.

Pensamentos de secundário. É recorrente. Também por lá passei. :D

Não tenho 15 ou 16 anitos, isso não faz sentido. :thumbsup:

Desde que me conheço que penso assim.