Jump to content
Sign in to follow this  
ruimcosta

Codificação caracteres não latinos

Recommended Posts

ruimcosta

Biba,

Cá vai uma pergunta para 1 euro:

Estou a desenvolver um site em 10 idiomas, desde o Português ao chinês.  ATé aqui quase tudo bem. Tenho a tabela de mysql em utf8_general_ci e o site até funciona bem...ou quase.

A questão é que tenho uma tabela de conteúdos em que por enquanto não há o texto de apresentação traduzido e por isso o meu boss teima em querer que o texto apareça, mesmo nos outros idiomas, em português.

Como tenho de alterar o collation da tabela quando faço o select e como altero o charset quando carrego os textos do respectivo idioma, o texto em português passa-se nas letras com acentos. Ja testei com o utg8_encode e decode, já tentei alterar o charset apenas para aquele bloco de código, alterar o collation antes de seleccionar o texto...e nada.

Alguma ideia?

Abraços e beijinhos,Rui Costa

Lfscoutinho

Boas,

Porque tem vários collections? Porque não usas tudo igual (utf8)?

Depois, os ficheiros codificas como UTF8 também e pronto... Ou então não percebi nada da tua dúvida :s

mAiN_iNfEcTiOn

Cá vai uma pergunta para 1 euro:

Olha alguém armado em Manzarra ;)

Estou a desenvolver um site em 10 idiomas, desde o Português ao chinês.  ATé aqui quase tudo bem. Tenho a tabela de mysql em utf8_general_ci e o site até funciona bem...ou quase.

Começaste bem :) UTF8 para multilingua é o melhor...

A questão é que tenho uma tabela de conteúdos em que por enquanto não há o texto de apresentação traduzido e por isso o meu boss teima em querer que o texto apareça, mesmo nos outros idiomas, em português.

Certo... isso não é uma questão de tradução nem de collations... É uma questão de verificares na aplicação "Se não tiver o texto na língua definida (chinês, árabe, inglês, criolo) mostra o da Tuga".

Como tenho de alterar o collation da tabela quando faço o select e como altero o charset quando carrego os textos do respectivo idioma, o

O QUÊ!?!?!?!? Tu alteras a collation sempre que fazes o select ?!?! Diz-me que isso tem uma razão sem ser o suporte para 'várias línguas'.

texto em português passa-se nas letras com acentos. Ja testei com o utg8_encode e decode, já tentei alterar o charset apenas para aquele bloco de código, alterar o collation antes de seleccionar o texto...e nada.

As funções utf8_encode e utf8_decode serve, como o próprio nome indica, para codificar e/ou descodificar de ou para utf8. No teu caso, de mudares a collation, certos dados ficaram da última collation (sendo lixo electrónico desnecessário) que não são convertíveis em caracteres válidos :)

Pensa bem no que estás a fazer... alterar a collation antes (ou depois) de um select, por norma, não é NADA prático.

isapinhal

texto em português passa-se nas letras com acentos.

Para qualquer letra vinda da BD com acentos, till ou caracteres especiais, seja em que lingua for usa html_entity_decode('String')

Eu ja tentei todos as outras funçoes mas ésta é sem problemas, eu ja nunca mais tive nenhum.

Cumprimentos

IsaPinhal

ruimcosta

Bom,

Antes de mais, obrigado.

Bem começo do zero com um teste:

DROP TABLE IF EXISTS `idiomas`;
CREATE TABLE IF NOT EXISTS `idiomas` (
  `id` int(100) NOT NULL auto_increment,
  `idioma` varchar(50) NOT NULL,
  `abrev` varchar(50) NOT NULL,
  `codif` varchar(80) NOT NULL,
  `c` varchar(80) default NULL COMMENT 'character',
  `n` varchar(80) default NULL COMMENT 'names',
  PRIMARY KEY  (`id`)
) ENGINE=MyISAM AUTO_INCREMENT=445 DEFAULT CHARSET=utf8;

# Dumping data for table net1810_comercio.idiomas: 10 rows
DELETE FROM `idiomas`;
/*!40000 ALTER TABLE `idiomas` DISABLE KEYS */;
INSERT INTO `idiomas` (`id`, `idioma`, `abrev`, `codif`, `c`, `n`) VALUES
(1, 'Português', 'PT', 'iso-8859-1', 'SET CHARACTER SET iso-8859-1', 'SET NAMES latin1'),
(2, 'French', 'FR', 'iso-8859-1', 'SET CHARACTER SET iso-8859-1', 'SET NAMES latin1'),
(4, 'English', 'EN', 'iso-8859-1', 'SET CHARACTER SET iso-8859-1', 'SET NAMES latin1'),
(8, 'Español', 'ES', 'iso-8859-1', 'SET CHARACTER SET iso-8859-1', 'SET NAMES latin1'),
(3, 'Deutsch', 'AL', 'iso-8859-1', 'SET CHARACTER SET iso-8859-1', 'SET NAMES latin1'),
(9, 'Italiano', 'IT', 'iso-8859-1', 'SET CHARACTER SET iso-8859-1', 'SET NAMES latin1'),
(10, 'Română', 'RO', 'iso-8859-2', 'SET CHARACTER SET iso-8859-2', 'SET NAMES latin2'),
(5, 'русски', 'RU', 'windows-1251', 'SET CHARACTER SET CP1251', 'SET NAMES CP1251'),
(7, '葡语', 'CH', 'gb2312', 'SET CHARACTER SET gb2312', 'SET NAMES gb2312'),
(6, 'في اللغة الإنجليزية', 'AR', 'windows-1256', 'SET CHARACTER SET CP1256', 'SET NAMES CP1256');

Esta seria uma tabela para o teste:

O codigo poderá ser este:

<html><head>
<meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=utf-8" />

</head>
<body>
<?php
require_once "admin/connect.php";

$sql = "select idioma from idiomas";
$rs  = mysql_query($sql);

while( $row = mysql_fetch_array($rs) ){
    echo $row['idioma']."<br />";
}
?>
</body>
</html>

o connect apenas faz a ligação à bd.

Ao correr isto, não alterando charset nem collations como tinha ldio algures por aí, retorna isto:

Portugu�s

French

English

Espa�ol

Deutsch

Italiano

Rom�n?

??????

??

?? ????? ??????????

O que sugerem?

Lfscoutinho

Boas,

O que eu disse, metes tudo como utf8, não precisas de alterar nada.

E, a página do PHP deve ter codificação UTF8. Não sei que programa usas, mas no Notepad++: Codificação - Converter para UTF-8. Caso uses outro e não souberes como se faz isso, podes fazê-lo simplesmente utilizando o bloco de notas: abre o ficheiro - guardar como - na codificação metes utf8.

ruimcosta

Biba Luís,

Obrigado. A bd é a que mostrei em cima.

http://www.18-10.net/utf8/

Utilizo o phpdesigner e sim, já tinha colocado em utf8. Pelo sim e pelo não, como não sou casmurro, abrio o index.php e até o connect.php e gravei-os alterando a codificação para utf8.

Como podes ver no link acima, continua igual.

;)

Adicionei a imagem da estrutura da tabela. O que faltará?

Lfscoutinho

Boas,

Muito estranho teres a BD em utf8 e a codificação dos ficheiros também e não funcionar.

Penso que te deves ter enganado em alguma coisa, mas tenta utilizar o utf8_encode() e vê o que te imprime... Se imprimir como devia, então enganaste-te em alguma coisa de certeza...

ruimcosta

Apenas corrige os acentos nos idiomas latinos. OS restantes estão iguais como podes confirmar.

echo $row['abrev']." - ".utf8_encode($row['idioma'])."<br />";
}

Pegando nessa tabela, podes confirmar a teoria do utf8?

P.S. O testo em chinês, arabe, russo e romeno não estão guardados em formato unicode, mas tal e qual como sai do google translator.

Obrigado

Lfscoutinho

Boas,

Tal como previ ! Tens aí alguma coisa mal, provavelmente não convertes-te o ficheiro para UTF8 correctamente.

Relativamente às outras línguas, sem certeza, talvez seja por não as teres instaladas no teu PC, não sei. Nisso já não te posso ajudar :s

ruimcosta

Biba

Tal como previ ! Tens aí alguma coisa mal, provavelmente não convertes-te o ficheiro para UTF8 correctamente.

Notepad > Guardar Como > Codificação > UTF-8. Outra forma?

Relativamente às outras línguas, sem certeza, talvez seja por não as teres instaladas no teu PC, não sei. Nisso já não te posso ajudar :s

Utilizando a questão do collation correspondente ao idioma, antes de seleccionar o conteúdo e aplicando quando carrega a página o charset da página, consigo ver os caracateres no idioma correcto. Agora isto causa-me transtornos em algumas situações (utilizo jquery/ajax), além da repetição de código e queria saber se conseguir contornar isto com um método mais eficaz e simples.

isapinhal

Experimenta isto...

echo $row['abrev']." - ".html_entity_decode($row['idioma'])."<br />";
}

Cumpz

ruimcosta

Obrigado Isa,

Já tinha experimentado e está igual... :wallbash:

isapinhal

Estranho a mim funciona na boa...

Se me lembrar de mais algo que te possa ajudar ca estarei para ajudar.

Cumprimentos

IsaPinhal ;)

ruimcosta

Consegues preparar um exemplo o mais simples possível para testar deste lado?

Obrigado e bom fim de semana. Amanha volto. Vou descansar.

Lfscoutinho

Boas,

O exemplo mais simples é abrires a página como o bloco de notas, gravar como e na codificação escolhes UTF8.

Pois, se a tua página tivesse codificada em utf8, ao utilizares a função utf8_encode(), por exemplo Português devia imprimir: Português. E, o que aconteceu foi que imprimiu correctamente, por isso, não está com codificação utf8.

mAiN_iNfEcTiOn

Eu sugiro uma coisa antes de fazeres isso...

Onde tens:

Faz:

mysql_query("SET NAMES 'utf8'");

Testa e diz-me qualquer coisa ;)

ruimcosta

Biba,

Após um fim de semana de descanso resolvi testar este tópico de raiz para que nada pudesse falhar.

Refiz a base de dados em utf8, inserção dos dados, os ficheiros em utf8, mas sem sucesso, visto que os caracteres não latinos apareciam como ?????.

Depois adicionei a dica do mAiN_iNfEcTiOn

mysql_query("SET NAMES 'utf8'");

e funcionou direito.

Obrigado a todo(a)s pela ajuda.