Jump to content
FbnRD

Gestão de Stocks, Visual Basic 2010

Recommended Posts

FbnRD

Boa tarde a todos,

Hoje vou iniciar a criação das tabelas para o meu programa (PAP) de gestão de stocks de uma loja de fardamentos para Bombeiros.

Já tenho a estrutura que acho correcta, mas gostava ainda que me dessem uma opinião, se falta algo ou existe algo que sobre, que não seja necessário.

Tabela de fornecedores

IdFornecedor;  Nome; Morada; Cod.Postal; Localidade; Telefone; Email; Observação

Tabela de clientes

IdFornecedor;  Nome; Morada; Cod.Postal; Localidade; Telefone; Email; Observação

Tabela de produtos

CodProduto; Nome; Stock, Descrição, Fotografia, Preço Unitario

Tabela de entradas

CodEntrada; CodProduto; Quantidade; DataEntrada;

Tabela de saídas

CodSaída; CodProduto; Quantidade; DataSaída

Comprimentos, e para já obrigado pela colaboração. ;)

bioshock

Assim à primeira vista, deves criar uma tabela à parte para Código Postal e Localidade, pois é uma relação N para muitos.

RobinHood

Boas o meu projecto Pap também é a gestão de stocks de materiais de construção...

Tabela de fornecedores

Também de devia ter o nif, o nome do vendedor da empresa, o seu contacto e o seu mail...

Tabela de clientes

Acho que devia ser:

Tabela de clientes

IdCliente;  Nome; Morada; Cod.Postal; Localidade; Telefone; Email; Observação

Tabela de produtos

Acho que  devia ter também o código/nome do fornecedor da peça.....

Depois durante a construção sempre te vais apercebendo que te falta um campo ou outro....

Não te esqueças de fazer formulários de impressão depois no final... sempre dá mais uns pontitos.... ;)

Comigo acontece.... apesar do meu projecto ser mais complicado do que o teu..... :cheesygrin:

Porque estou a incluir famílias e sub famílias de Artigos e a parte de impressões de guias de transporte de material...  :cheesygrin:

FbnRD

Ficaria então assim?

Tabela de fornecedores

IdFornecedor; NIF; Vendedor; EmailVendedor; Nome; Morada; Cod.Postal; Localidade; Telefone; Email; Observação

Tabela de clientes

IdCliente;  Nome; Morada; Cod.Postal; Localidade; Telefone; Email; Observação

Tabela de produtos

Tabela de entradas

CodEntrada; CodProduto; Quantidade; DataEntrada; CodFornecedor

Tabela de saídas

CodSaída; CodProduto; Quantidade; DataSaída; CodCliente

RobinHood

ya ;)...  Sempre fica mais completo....

Eu disse aqueles campos porque cada empresa que fornece o material tem um ou vários vendedores que correm o pais

Mas Tabela de clientes

Acho que também deverias ter o nif para pesquisas de clientes mais tarde e não só.... :cheesygrin:

Tu agora é que decides.... :)

FbnRD

Para mim todas as ideias são óptimas, ajudam a ver coisas que sozinho não veria :b  ;):)

bioshock

Desculpa a burrice, mas não consegui perceber...  :wallbash:

Não deste as bases das relações na escola?

Se um determinado campo vai ser semelhante em determinadas tabelas e se o mesmo é um campo de cariz global (ex: Códigos postais) então esse mesmo campo deve ser tornado numa tabela (ex: Localização) onde constará o devido campo mais os seus aglomerados (se necessário).

Aqui entra a relação N para muitos.

Exemplo:

Eu tenho uma casa de Vinhos. Para ter uma casa de Vinhos preciso de Fornecedores e preciso quem me compre os Vinhos (os Clientes). Esta minha casa apenas recebe encomendas. Para já, tenho duas tabelas (Fornecedores e Clientes), preciso do contacto dos mesmos seja por normas de segurança ou por obrigação, ex: NIF, Email, Telefone, Localização.

Existe a possibilidade de o meu Fornecedor ser da mesma Localização do meu Cliente, então faz todo o sentido que, quando eu estiver a preencher os dados, numa espécie de combobox, visualize todas as Localizações já existentes na minha base de dados. Assim como será possível ter vários Fornecedores da mesma zona e idem aspas para os Clientes.

A localização torna-se um elemento de N para muitos.

Imagina agora o campo NIF. O NIF é único por empresa/pessoa. Logo, é uma relação de N para 1. Não faz sentido teres uma tabela só relativa a esse campo, pois não poderás usar dados de uma empresa/pessoa para preencher dados de outras empresas/pessoas.

Exemplo de uma tabela de localização ( ID; Distrito; Concelho; Localidade; Morada; Código-Postal)

FbnRD

Continuando...

Conseguem-me explicar o que esta errado nesta expressão?

soma = Val(QuantidadeTextBox.Text) + Val(FardamentosDataSet.Produtos.StockColumn)

O erro é o seguinte:

Argument 'Expression' cannot be converted to type 'DataColumn'.

Não consigo perceber :s

RobinHood

Continuando...

Conseguem-me explicar o que esta errado nesta expressão?

"soma = Val(QuantidadeTextBox.Text) + Val(FardamentosDataSet.Produtos.StockColumn)"

O erro é o seguinte:

"Argument 'Expression' cannot be converted to type 'DataColumn'."

Não consigo perceber :s

Aquela parte "FardamentosDataSet.Produtos.StockColumn"

é uma coluna do data grid????

FbnRD

Vê a minha ideia, eu queria colocar o valor na textbox, e depois somar esse mesmo valor ao campo da base de dados...

paulonunes

A meu ver para que fique um sistema mais completo falta-te a gestão dos Tamanhos de cada Produto, cada fardamento têm o seu tamanho e para cada tamanho terás o respetivo stock.

com esta tabela :

Tabela de produtos

CodProduto; Nome; Stock, Descrição, Fotografia, Preço Unitário

Não vais conseguir fazer a gestão correta. Ou então terás uma Base de Dados com registos praticamente iguais onde só mudas a Descrição (Tipo : Casaco XL; Casaco L)

O mais correto seria teres uma tabela de stock do género:

Tabela Stock

IDArtigo; TAM1; TAM2; TAM3;...;DataUltimaEntrada; DataUltimaSaida;

Poderás completar a tabela com preço por tamanho (há alguns produtos que variam de preço consoante o tamanho).

Claro que isto implica algo mais, como por exemplo quando fazes uma Entrada de Produto terás que "dizer" para que tamanho estás a dar entrada.

"Aprende-se por tentativa e erro"

FbnRD

Tinha pensado nisso, acrescentar "TAMANHO" na tabela produtos e depois quando se desse a entrada ou saida do produto, colocar uma combobox com uma lista onde constasse os valores "S, M, L..."

Em relação a minha duvida, alguém me ajuda?

FbnRD

Fiquei mesmo encalhado nesta expressão...

soma = Val(QuantidadeTextBox.Text) + Val(FardamentosDataSet.Produtos.StockColumn)

Quero somar o valor que colocar numa textbox para o campo stock da tabela produtos da base de dados fardamentos... Está mal da maneira em que estou a fazer?

:wallbash:

RobinHood

Tipo... experimenta criar assim....

Dim Valor1 as Integer = QuantidadeTextBox.Text

Dim Valor2 as Integer = FardamentosDataSet.Produtos.StockColumn

Dim total as Integer

total = Valor1 + Valor2  

Depois passas o total para a BD.... Eu fiz assim e funcionou  ;)

Experimenta e depois diz.....

FbnRD

Coloquei como disses-te:

Private Sub Button2_Click(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles Button2.Click
        Me.Validate()
        Me.EntradasBindingSource.EndEdit()
        Me.TableAdapterManager.UpdateAll(Me.FardamentosDataSet)
        Dim Valor1 As Integer = QuantidadeTextBox.Text

Dim Valor2 As Integer = FardamentosDataSet.Produtos.StockColumn

Dim total As Integer

total = Valor1 + Valor2
    End Sub

E da-me este erro:

Un valor de tipo 'System.Data.DataColumn' no se puede convertir en 'Integer'.

thoga31

O texto de uma TextBox é uma String. Tens de converter para o tipo de dados que pretendes: Integer.

Dim Valor 1 As Integer = Convert.ToInt32(QuantidadeTextBox.Text)

E estás a tentar converter uma coluna num integer. Uma coluna nem uma string é.

Conselho: optimiza fazendo isto:

Dim total As Integer = Valor1 + Valor2

P.S., tens o VB em espanhol? :)

Knowledge is free!

FbnRD

LOL yaaaah xD que cena estupida, nem sei como ficou assim, tentei mudar para ingles mas não sei como, e não queria estar a desinstalar, queria entregar este trabalho segunda feira mas vou muito mal :s

Fica assim?

Private Sub EntradasBindingNavigatorSaveItem_Click(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles EntradasBindingNavigatorSaveItem.Click
        Me.Validate()
        Me.EntradasBindingSource.EndEdit()
        Me.TableAdapterManager.UpdateAll(Me.FardamentosDataSet)
        Dim Valor1 As Integer = Convert.ToInt32(QuantidadeTextBox.Text)
        Dim Valor2 As Integer = Convert.ToInt32(FardamentosDataSet.Produtos.StockColumn)
        Dim total As Integer = Valor1 + Valor2