Jump to content
aesp

[VB.NET] Problema com inserção de dados

Recommended Posts

aesp

Passa-se o seguinte, abaixo encontrasse o meu código de inserção de dados na minha base de dados em MySQL, não percebo o que se passa porque o código aparentemente está correcto, apenas o ExecuteNonQuery() é que está a dar erro, já tentei mudar o tipo de dados na base de dados para text mas sem sucesso também.

3498bv8.png

Obrigado,  :confused:

Andrepereira9

Olha lá bem para a tua sintaxe SQL  :confused:

Abres um parênteses, mas não o fechas

Depois metes o nomes do campos dos valores a inserir com um '?', antes, mas depois quando declaras essas variáveis, não os metes

Tenta com a sintaxe assim:

Dim AddSQL As String = "Insert Into aluguer ([iDCliente], [iDAUTO], [DataInicio], [DataFim]) values (IDCliente, IDAuto, DataInicio, Datafim);"

PS: Termina sempre a sintaxe SQl com ; Senão estás sujeito a sofrer um ataque  SQL Injection

A informática chegou para resolver problemas que antes não existiam

Quem ri por último é porque está conectado a 52 Kbs.

aesp

Pensei que no MySQL se usava o ?, pelo menos foi o que me disseram.  🤔

Edit: Continua a dar o mesmo erro,  :confused:

Andrepereira9

Podes usar.

Em vez de pores o nome da variavel, metes só o ?

Dim AddSQL As String = "Insert Into aluguer ([iDCliente], [iDAUTO], [DataInicio], [DataFim]) values (?, ?, ?, ?);"

Depois só tens de adicionar os command.parameter.add...por ordem de introdução dos dados IDCliente, IDAUTO,...

aesp

Agora a mensagem de erro passou para, "Fatal error encountered during command execution.".

Será forma como as datas estão a ser inseridas estão correctas? Eu andei ali a tentar inventar como o MySQL mete yyyy-mm-dd, tive de jogar ali com os arrays.  🤔

aesp

Epá, desculpem lá se não percebi as vossas dicas mas se era suposto ficar a assim, também não está a funcionar.  :confused:

2vuhag1.png

bioshock

Sim...e o erro é?

Mais provável é estares com problemas nos campos Date.

aesp

Sim...e o erro é?

Mais provável é estares com problemas nos campos Date.

Já tentei fazer uma inserção apenas com o IDCliente e IDAuto para não ter conflitos com as datas, chapéu. Também alterei as propriedades dos fields  date no mysql para text, nada também.

aesp

O erro é o seguinte: "You have an error in your SQL syntax; check the manual that corresponds to your MySQL server version for the right syntax to use near '[iDCliente], [iDAuto]) values (7, 18)' at line 1"

O código actual é:

Dim AddSQL As String = "INSERT INTO aluguer([iDCliente], [iDAuto]) values (@IDCliente, @IDAuto);" '@DataInicio , @DataFim);"
        Dim Command As New MySqlCommand(AddSQL, ConnectionString)
        'Dim TimeDateInicio() As String = Split(DTPDataInicio.Value)
        'Dim DateElementsInicio() As String = Split(TimeDateInicio(0), "-")
        'Dim TimeDateFim() As String = Split(DTPDataFim.Value)
        'Dim DateElementsFim() As String = Split(TimeDateFim(0), "-")

Command.Parameters.Add("@IDCliente", MySqlDbType.Int16).Value = TextBox1IDCliente.Text
        Command.Parameters.Add("@IDAuto", MySqlDbType.Int16).Value = TextBox2IDAuto.Text
        'Command.Parameters.Add("@DataInicio", MySqlDbType.Text).Value = DTPDataInicio
        'DateElementsInicio(2) & "-" & DateElementsInicio(1) & "-" & DateElementsInicio(0)
        'Command.Parameters.Add("@DataFim", MySqlDbType.Text).Value = DTPDataFim
        'DateElementsFim(2) & "-" & DateElementsFim(1) & "-" & DateElementsFim(0)

Command.Connection.Open()
        'MsgBox("Data inicio: " & DateElementsInicio(2) & "-" & DateElementsInicio(1) & "-" & DateElementsInicio(0) & vbCrLf &
        '      "Data fim: " & DateElementsFim(2) & "-" & DateElementsFim(1) & "-" & DateElementsFim(0))
        Dim x As Integer = Command.ExecuteNonQuery() ' <- O erro é aqui

If x < 1 Then
            MessageBox.Show("Erro ao adicionar", My.Application.Info.Title, MessageBoxButtons.OK, MessageBoxIcon.Error)
        Else
            MessageBox.Show("Adicionado com sucesso!", My.Application.Info.Title, MessageBoxButtons.OK, MessageBoxIcon.Information)
        End If
        Command.Connection.Close()

aesp

Continua o mesmo erro, quanto ao tirar o ;, tal como o Andrepereira9 não fica vulnerável?  🤔

bioshock

Tira-me os parêntesis rectos, não sei até que ponto o MySQL não é sensível.

bioshock

Nunca ouvi tal coisa sobre isso que ele disse. Aliás, o facto de usares parâmetros já te precavê contra SQLi. No entanto, SQLi em aplicações..🤔 ;):)

aesp

Tira-me os parêntesis rectos, não sei até que ponto o MySQL não é sensível.

Nem mais, eram os parêntesis rectos, quanto ao ; na query não afecta nada. Agora persiste o problema com as datas mas vou tentar resolve-lo.

Obrigado pela ajuda de todos  ;)

Edit: Já bomba tudo  :)

Andrepereira9

Boas

Li isso neste artigo Macoratti

Apesar de ser mais para a Web, suponha-mos que a Aplicação desenvolvido pelo aesp, tem uma área de utilizadores 'Normais' e outra só para 'Admins', e o acesso, é feito através de uma página de login.  Segundo o artigo que li, se não tiver os ; no fim, dá para descobrir os dados de login.

Quanto aos parênteses Rectos, não sabia que davam problemas no MySQl.

Aprendi a fazer ligações à BD, através deste Site, e como usava os parênteses, eu sempre usei com Acess

bioshock

Até posso compreender o uso de ";" quando não são utilizados parâmetros, caso contrário é desnecessário.